Geral
Coordenadora do Curso de Direito da FEMA participa de evento da Escola Superior da Advocacia da OAB/RS
A Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) promoveu, no dia 22 de agosto, o evento: “Educação Jurídica – As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Direito”, com a finalidade de promover um amplo debate a respeito do ensino jurídico em nosso país. O evento ocorreu no auditório da OAB/RS Cubo, em Porto Alegre.
Esteve presente no evento, representando o curso de Direito da FEMA, a professora Dra. Bianca Tams Diehl, Coordenadora do Curso de Direito, do Projeto de Pesquisa Tutela Constitucional dos Direitos dos Vulneráveis e do Projeto de Extensão Mediação de Conflitos nas Escolas: um caminho para a realização da cultura de paz e da cidadania.
O evento, coordenado por Maria Cláudia Felten e Alexandre Torres Petry, contou com vários palestrantes renomados. O primeiro painel foi conduzido pela secretária-geral adjunta da OAB/RS, Fabiana Azevedo da Cunha Barth, que abordou o papel da OAB na educação jurídica. Já a diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, destacou a importância do papel da escola na qualificação dos profissionais da advocacia, uma vez que é considerada o braço cultural da OAB/RS.
Na tarde, os painéis seguiram abordando a educação jurídica no século XXI e um dos pontos altos do evento foi a participação do Prof. Dr. Horácio Wanderlei Rodrigues, que abordou detalhadamente as novas diretrizes curriculares nacionais do curso de Direito, com ênfase nos limites, nas possibilidades, nas inovações e nos desafios.
Na sequência, o terceiro painel destacou os métodos consensuais de solução de conflitos, as metodologias ativas e a articulação de saberes, contando com as participações da Prof. Andrea de Almeira Leite Marocco, coordenadora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e da Prof. Dra. Maria Cecilia Lorea Leite, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). À tarde, ocorreu também o lançamento do livro Ecologia de Saberes Jurídicos, escrito pelo diretor da Revista Eletrônica da ESA/RS, Alexandre Torres Petry.
O último painel da noite, integrando a programação do evento de Educação Jurídica, foi o de Mediação e Educação Jurídica, coordenado pelo presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS (CEMPR), Ricardo Dornelles. O evento também contou com a palestra realizada pelo vice-presidente da CEMPR, Juliano Alves Lopes, que abordou as “perspectivas internacionais da educação jurídica e do ensino da mediação”. Na sequência, o membro consultivo da CEMPR, Carlos Artidório Allegretti, abordou em sua palestra “o sistema multiportas e a implantação de núcleos de prática nos cursos de direito”.
Segundo a Prof.ª Dra. Bianca, eventos desse porte denotam a preocupação da OAB com uma educação jurídica de qualidade. “Na oportunidade, além do detalhamento dos principais pontos das novas diretrizes curriculares nacionais do curso de Direito, foram tratados importantes temas que tocam na educação, de modo global, e que afetam sobremaneira no ensino superior. Aconteceu, ainda, o primeiro encontro dos coordenadores de curso do Estado do RS, momento em que houve uma rica troca de experiências e de compartilhamento de projetos”, detalhou.
O evento foi de grande importância para a comunidade jurídica, promovendo uma relevante discussão sobre o futuro da educação jurídica.
Geral
Professor brasileiro cria robô que poderá prever tragédias climáticas

Geral
Ararinhas-azuis voltam ao Brasil após 22 anos de extinção

Geral
Quarta-feira de Dia do Desafio

A 3ª edição da Rústica Noturna, realizada no início da madrugada desta quarta-feira (25 de maio) abriu a programação do Dia do Desafio em Santa Rosa. A largada ocorreu a meia-noite, em frente ao Sesc Santa Rosa e a prova teve duração máxima de 60 minutos e pode ser feita nas distâncias de 2km para iniciantes na categoria livre, a partir dos 17 anos, e 5km nas categorias por faixas etárias masculino e feminino (17 a 24 anos, 25 a 29, 30 a 34, 35 a 39, 40 a 44, 45 a 49, 50 a 59 e 60+).
Segundo o gerente do Sesc de Santa Rosa, Edson Flores de Campus durante o dia, empresas, grupos e pessoas estão sendo convidadas a realizar 15 min de atividades físicas. As 13h30min acontecerá uma atividade junto a Prefeitura de Santa Rosa. Quem não consegue realizar atividade física pode doar 1 litro de leite ou 1 kg de alimento não perecível.
O Sesc solicite para que as pessoas registrem a atividade através de vídeos e marque o @sescsantarosa. Vale também repassar o número de participantes através do 3512-6044.
jn dital
[mailpoet_form id="1"]-
Clima/Tempo2 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
-
Destaque2 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
-
Destaque2 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
-
Uncategorized2 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
-
Uncategorized2 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
-
Uncategorized2 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
-
Destaque2 anos atrás
Decretado estado de calamidade pública em Santa Rosa
-
Uncategorized2 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM