Destaque
Contratação de pessoas com mais de 50 anos cresce no RS diante da falta de mão de obra
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que o saldo ainda é negativo, mas diferença caiu desde 2020.
Reclamação constante de empresas de todos os portes e segmentos nos últimos anos, a dificuldade de recrutar e reter profissionais qualificados abre uma janela de oportunidade para um público bem específico, o de trabalhadores com mais de 50 anos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) obtidos pela coluna mostram que o saldo de contratações e demissões de pessoas nessa faixa etária ainda é negativo, mas a diferença caiu consideravelmente desde 2020 no Rio Grande do Sul – e no país, com números que acompanham a curva observada no Estado.
Não que alguém tenha esquecido, mas importante lembrar que o ano inicial da pandemia pode ser considerado um marco no mundo do trabalho. Sobretudo para as gerações mais jovens, que já vinham reavaliando o que era mais importante na hora de escolher e permanecer em um emprego. Essa espécie de conflito geracional levou empresas mais tradicionais a voltarem seus olhos para os mais velhos.
– Colhemos isso junto aos departamentos de recursos humanos. Os empregadores veem com bons olhos, como pessoas que têm boa experiência para oferecer, que têm muita vitalidade e podem contribuir. Principalmente em setores como o de serviços e o comércio – pontua o diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), José Scorsatto, que complementa:
– E, do outro lado, o público responde bem. Temos um cenário em que a reforma da previdência estendeu o tempo de trabalho e muitos, mesmo aposentados, desejam ou precisam complementar sua renda.
Adaptação
De olho nos chamados profissionais 50+, as empresas têm se esforçado para atrair e reter essas pessoas, promovendo programas para integrá-los aos mais jovens dentro das equipes e familiarizá-los com eventuais pontos de dificuldade, como a tecnologia. Recentemente a coluna mostrou o interesse e as estratégias de setores como o varejo farmacêutico e de supermercados.
Já para os candidatos, o esforço a se fazer é mostrar o que Scorsatto chama de “mente aberta para novos aprendizados”.
– É preciso entender que, hoje, tudo é muito ágil, mas é uma agilidade que vem com o tempo. É essencial aceitar o auxílio dos colegas. Também temos um ambiente de trabalho com mais liberdade de opinar, em que se discute as rotinas com mais naturalidade, diferente de antigamente – defende.
Fonte: GZH
Clima/Tempo
Ciclone extratropical coloca Rio Grande do Sul em alerta para fortes tempestades
A aproximação de um ciclone extratropical no oceano, próximo à costa uruguaia, trouxe preocupação ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (20). O fenômeno climático pode causar ventos de até 90 km/h e tempestades severas em diversas regiões do estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas e acumulados que podem ultrapassar 50 mm em apenas 24 horas. Além disso, há risco de queda de granizo, especialmente durante os momentos de maior instabilidade atmosférica.
Durante a tarde, o sistema deve avançar para o norte de Santa Catarina e o Paraná, ainda impactando o litoral do Rio Grande do Sul. No entanto, a expectativa é de que a intensidade do ciclone diminua à noite.
Atenção aos riscos
As condições meteorológicas adversas podem provocar quedas de árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica, representando perigos à população.
Recomendações de segurança incluem:
- Evitar ficar sob árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas.
- Não estacionar veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda.
- Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, caso possível.
Para mais informações e auxílio, entre em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Mantenha-se atento aos boletins meteorológicos e siga as orientações das autoridades para proteger sua segurança.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Instagram abandona formato quadrado e divide reações entre os usuários
Destaque
Água verde da Lagoa dos Patos em Tapes surpreende banhistas
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM