Mundo
Conheça o submarino com casco de acrílico e joystick que será usado na expedições ao Titanic
Com casco de acrílico e controle por joystick, um novo submarino, anunciado por um empresário norte-americano e um canadense, promete levar pessoas, com segurança, em expedições ao Titanic, nas profundezas do Oceano Atlântico.
O projeto, cujo custo não foi divulgado, inclui tecnologia e engenharia naval de ponta que garantem uma expedição segura, diferente do ocorrido no ano passado.
Há cerca de um ano, cinco pessoas morreram durante a viagem com o submersível Titan, que tentava chegar ao Titanic. A embarcação implodiu, matando os passageiros. A expedição gerou uma comoção mundial enquanto tentavam o resgate das vítimas.
O novo submarino será produzido pela Triton Submarine, uma empresa com décadas de experiência no mercado e detentora de recordes:
- Em 2019, um submarino da empresa foi usado no mergulho mais profundo da história, chegando a 10,9 mil metros.
- Em 2018, outro submarino foi usado no mergulho mais profundo do oceano Atlântico, atingindo 8,3 mil metros.
- A Triton projetou o submersível que Kathryn Sullivan usou para se tornar a primeira americana a mergulhar a 11 mil metros de profundidade na Depressão Challenger, o ponto mais profundo dos mares.
- Em 2019, foram os primeiros a conseguir gravar imagens em alta resolução do Titanic.
A proposta é criar uma nova versão chamada “The Explorer – Return to the Titanic”, baseada no modelo já produzido, o Triton 4000/2 Abyssal Explorer.
Como será o submarino?
De acordo com a empresa, o submarino terá 4,45 metros de comprimento, 2,75 metros de largura, e pesará 12 toneladas. Equipado com complexa engenharia naval e tecnologia, ele contará com “asas” que permitem condução precisa, inclusive em espaços pequenos.
Seu casco de acrílico, combinado com câmeras de alta resolução, proporcionará uma visão de 320° do fundo do oceano. Diferentemente do Titan, que só poderia descer a 1,3 mil metros e implodiu, o novo submarino poderá descer a 4 mil metros de forma segura.
A tecnologia naval permitirá que o submarino desça e suba das profundezas em menos de duas horas. Ele terá capacidade para apenas duas pessoas por viagem e autonomia de 12 horas. O controle será feito por joystick, além de opções de tela sensível ao toque e controle manual.
O Triton 4000, nomeado em referência à profundidade que pode atingir, já é licenciado para uso comercial. O modelo personalizado para a expedição deve custar milhões de dólares e está previsto para estar pronto em 2026.
Quem são os empresários?
Patrick Lahey é cofundador e presidente da Triton Submarines. Além de empresário, é um entusiasta do mergulho, sendo o segundo canadense a chegar ao fundo da Fossa das Marianas, o ponto mais profundo dos oceanos. Ele também foi a primeira pessoa a mergulhar duas vezes no Challenger Deep.
O submarino será feito a pedido do magnata Larry Connor, de Ohio. O empresário de 74 anos é fundador do Connor Group, uma empresa do ramo financeiro que, segundo a Forbes, opera uma carteira de R$ 26 bilhões.
Fonte: CNN Brasil
Ciência
‘Vampira Polonesa’: Esqueleto descoberto com foice no pescoço e cadeado no pé para evitar ‘retorno dos mortos’
Uma recente descoberta revelou novos detalhes sobre as práticas de sepultamento do século XVII na zona rural da Polônia. Em um campo próximo à vila de Pien, arqueólogos desenterraram o esqueleto de uma jovem de 18 anos, que estava com uma foice sobre o pescoço e um cadeado no dedo do pé. Esses elementos incomuns, segundo os cientistas, indicam o medo que as pessoas tinham de que ela “retornasse dos mortos”.
Conhecida como “Zosia” pelos pesquisadores, a jovem — que era rica e possivelmente tinha uma deformidade física — é o caso mais intrigante entre os cerca de cem esqueletos encontrados na área, atualmente chamada de “Campo dos Vampiros”. “Pode-se supor que, por algum motivo, aqueles que enterraram a mulher temiam que ela ressuscitasse”, explicou Polinski.
Para evitar essa possibilidade, Zosia foi imobilizada com a foice posicionada de forma a decapitá-la ou feri-la caso tentasse se levantar. “A foice não estava simplesmente deitada, mas colocada no pescoço de tal maneira que, se o corpo tentasse se levantar, provavelmente a cabeça seria cortada ou ferida”, acrescentou Polinski em uma declaração ao MailOnline.
A aparência e as possíveis características físicas de Zosia reforçam a teoria de que ela era vista com desconfiança por sua comunidade. Segundo a Dra. Heather Edgar, da Universidade do Novo México, a jovem apresentava uma anormalidade no osso esterno, que na época poderia ser interpretada como um sinal de “perigo” ou mau presságio. Pouco se sabe sobre as circunstâncias exatas de sua morte, mas os arqueólogos acreditam que ocorreu durante as guerras sueco-polonesas do século XVII.
Esse período de intensos conflitos regionais gerou uma desconfiança generalizada entre os locais, e, sendo Zosia possivelmente uma estrangeira, há indícios de que ela foi vista como uma ameaça ou até como uma “invasora indesejada”. A pesquisa sugere que sua condição física, aliada à suspeita de vampirismo, pode ter sido usada como justificativa para seu julgamento e execução há 350 anos.
Zosia foi enterrada com um gorro de seda, o que indica sua posição social elevada. O arqueólogo Oscar Nilsson digitalizou o rosto dela, retratando-a com traços que sugerem olhos azuis e cabelos curtos.
As práticas para impedir que os mortos retornassem para atormentar os vivos eram comuns na Europa Oriental, onde o medo de vampiros e “mortos-vivos” era disseminado, especialmente entre os eslavos. No século XVII, a histeria coletiva levou a execuções de suspeitos de vampirismo.
Fonte: G1
[mailpoet_form id="1"]Mundo
Homem desperta momentos antes de cirurgia para retirada de órgãos após diagnóstico de morte cerebral
Mundo
Empresário destina R$ 670 milhões de herança a seu cão, mordomo e cozinheiro
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM