Congresso se articula contra o fim do DPVAT - Portal Plural
Connect with us

Destaque

Congresso se articula contra o fim do DPVAT

Publicado

em


FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

 

Deputados e senadores pretendem iniciar esta semana um movimento para derrubar a proposta do presidente Jair Bolsonaro de extinguir, a partir de janeiro de 2020, o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres Brasil (DPVAT).

A intenção de parlamentares da oposição e do Centrão é rejeitar a MP antes do recesso ou mesmo de eventual recuo do governo. Na segunda, o senador Paulo Paim (PT-RS) foi o primeiro a apresentar uma emenda à Medida Provisória 904, publicada na semana passada. Uma das justificativas apresentadas por Paim para pedir a manutenção do PVAT no País é de que a norma foi assinada sem estudos prévios. Segundo ele, “pairam” sobre o texto “suspeitas de desvio de finalidade”.

Conforme revelou o jornal O Estado de S. Paulo, a MP encaminhada pelo presidente atinge em cheio os negócios do presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PE). Atual desafeto do presidente da República, Bivar é o controlador e presidente do conselho de administração da seguradora Excelsior, uma das credenciadas pelo governo para a cobertura.

No Congresso, deputados e senadores vão apresentar novas emendas ao longo desta semana. A avaliação de alguns é de que a MP representa um movimento direcionado para atingir Bivar. Diante da repercussão negativa, afirmam, em caráter reservado, que a intenção é se antecipar a uma possível desistência e “derrubá-la primeiro, para expor o governo antes mesmo que volte atrás”.

Uma comissão mista já foi criada anteontem para discutir a MP, mas ainda não se reuniu. Pela regra, a medida precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado em até 120 dias, prazo pelo qual fica em vigor. Caso seja rejeitada antes disso, perde a validade. O Senado criou uma enquete para a população se manifestar. Até as 17 horas desta segunda, 1.168 pessoas haviam votado a favor da MP e 7.609 se manifestaram contra.

Renúncia de receitas

A emenda apresentada por Paim diz que a MP implicaria renúncia de receitas. Também se argumenta que a proposta implica não cumprir os requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal e observa que os veículos mais antigos, que compõem a maior parte da frota do País, não são garantidos pelas seguradoras.

“Ademais, o custo de seguros de veículos automotores, notadamente carros de passeio e motos, é muito elevado em face da renda média do País, e a extinção do DPVAT somente terá, como efeito, retirar até mesmo a hipótese de uma compensação ao Estado pelos danos causados pelos acidentes, além de fonte de custeio de parte da assistência necessária às vítimas”, afirma o texto de Paim. O seguro atende mais de 300 mil vítimas de acidentes de trânsito no Brasil anualmente.

A receita estimada do DPVAT é de R$ 4 bilhões anuais, dos quais 50% são destinados à Seguridade Social e ao Sistema Único de Saúde (SUS) para custeio da assistência médico-hospitalar dos segurados vitimados em acidentes de trânsito.

Outros 10% são destinados ao coordenador do Sistema Nacional de Trânsito para aplicação exclusiva em programas de educação no trânsito. “Por tudo isso, propomos a rejeição dos dispositivos relativos à extinção do DPVAT e suas destinações”, afirma o senador petista.

CP
Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Amado Batista se casa com miss 50 anos mais jovem

Publicado

em

1742128436 92

Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

Amado Batista, de 74 anos, e Calita Franciele, de 23, oficializaram o casamento na última quinta-feira (13), em uma cerimônia íntima no Cartório de 2° Ofício de Água Boa, no Mato Grosso.

O cantor e a Miss Universo Mato Grosso 2024 haviam iniciado o relacionamento em junho de 2024 e decidiram formalizar a união, celebrando a ocasião com a presença de familiares e amigos.

Calita compartilhou a felicidade nas redes sociais, descrevendo o evento como “um dos dias mais especiais de nossas vidas”. O romance entre os dois só foi revelado ao público no final de 2024, quando Calita se declarou “apaixonada” nas redes sociais.

RADIO CIDADE S.A

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Lançamento da 20ª Feira do Livro de Santa Rosa

Publicado

em

portal plural lançamento da 20ª feira do livro de santa rosa

NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

A Prefeitura por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou nesta sexta-feira (14), o Lançamento da 20ª Feira do Livro de Santa Rosa. A ação aconteceu na Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac e reuniu escritores, autoridades e a comunidade. Na oportunidade, foram anunciados os nomes do Patrono e do Escritor Homenageado desta edição, que possui o tema: “Ler é uma aventura fantástica”. Os escolhidos foram o escritor, jornalista e pesquisador, Jacob Petry como Patrono e Claudiomiro Sorriso, como Escritor Homenageado.

O patrono e o escritor homenageado foram recebidos pelo Prefeito Anderson Mantei na Prefeitura. Durante o encontro, a Secretária de Educação e Cultura, Josyane Heck, falou sobre os últimos preparativos para a feira e destacou que este é um evento aguardado por todos os públicos e faixas etárias, “A Feira do Livro é um momento de reencontro com a cultura e a leitura. É importante salientar que o Governo Municipal é parceiro da feira e distribui para todos os alunos da Rede Municipal, do Ensino Fundamental, 1º ao 9º ano, um vale-livro. Um grande incentivo que proporciona aos jovens adquirir de forma gratuita, um exemplar literário”.

Entre as atrações da feira, estão previstos os lançamentos de 12 livros. A 20ª Feira do Livro de Santa Rosa vai acontecer entre os dias de 09 a 15 de abril em frente à Biblioteca Municipal. Um dos diferenciais desta edição será o horário de visitação ampliado, das 07h45min às 21 horas, nos dias de semana.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Recicla Santa Rosa vai acontecer neste sábado

Publicado

em

portal plural recicla santa rosa vai acontecer neste sábado

NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

A Prefeitura de Santa Rosa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vai realizar no próximo sábado (15/03), a primeira ação de 2025 da campanha Recicla Santa Rosa. O evento acontecerá no Tape Porã (próximo ao Divino), das 08h às 17h. A programação inclui o recolhimento de resíduos eletrônicos, óleo usado, pilhas e baterias, tampinhas e blisters, além da doação de mudas, adoção de pets, distribuição de folders e adesivos educativos, e atendimento para a população com esclarecimento de dúvidas e procedimentos da Secretaria de Meio Ambiente.

A ação é uma parceria entre o município e as instituições Natusomos e Coopersol. O Secretário de Meio Ambiente, Gustavo Foliatti, convida a comunidade para participar do evento, “Essa é uma oportunidade para a população fazer o destino correto destes materiais e contribuir para o meio ambiente. Convidamos a todos para que prestigiem a atividade”.

Os próximos encontros do Recicla Santa Rosa irão ocorrer no dia 07 de junho, na Praça da Bandeira, e no dia 18 de outubro, na Praça da Sulina.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×