Condição perigosa de tempo severo inclui granizo grande e risco de tornados – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Condição perigosa de tempo severo inclui granizo grande e risco de tornados

Publicado

em



Modelos indicam temperatura em 850 hPa (nível de pressão atmosférica equivalente a 1.500 metros de altitude) de até 24ºC nesta segunda em Santa Catarina e no Paraná, ou seja, valores altíssimos e que sinalizam uma atmosfera por demais aquecida.

Os dados dos modelos numéricos analisados pela MetSul sugerem ainda que no final deste domingo e na segunda-feira muitas cidades podem registrar queda de granizo em Santa Fé, Entre Rios, Corrientes e Misiones, na Argentina; no Uruguai; e no Rio Grande do Sul. O potencial para pedras de gelo de maior diâmetro, inclusive médias e grandes que podem provocar estragos, é bastante alto.

Impressiona a projeção do modelo WRF da MetSul em seu mapa de risco de granizo para a tarde e noite da segunda-feira. O modelo indica uma enorme área com risco extremo de granizo, em que podem cair pedras de variado tamanho, entre o Nordeste da Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Esta região deve começar o dia com chuva, mas depois o sol deve aparecer com forte aquecimento e altos índices de instabilidade atmosférica pela presença de ar muito quente, o que não apenas favoreceria granizo como de tamanho maior e ainda com risco de tempestades severas de vento.

Aliás, é preocupante o cenário para ocorrências isoladas de vento muito intenso a destrutivo em que podem se produzir tornados ou microexplosões atmosféricas. Tempestades isoladas fortes de granizo, como se prevê, costumam ser acompanhadas de vento muito forte. Chama muito atenção os valores de helicidade muito altos com elevados índices de parâmetro significativo de tornados indicados pelo modelo para hoje à noite e a tarde e noite da segunda entre o Nordeste da Argentina, o Uruguai, o Sul do Paraguai e o Oeste gaúcho. Tais valores sugerem alto risco de tornados.

Portanto, esta região entre o Nordeste da Argentina, parte do Uruguai e parte do Rio Grande do Sul tem uma alta probabilidade de condições de tempo severo em que podem se produzir temporais muito intensos a destrutivos neste começo de semana, o que pode trazer danos estruturais significativos em algumas localidades.

Fonte: Metsul
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Homem é morto com disparo de arma de fogo no bairro Bela União em Horizontina

Publicado

em



Um homicídio foi registrado na noite deste sábado (11) no bairro Bela União, em Horizontina.

A vítima foi identificada como Douglas Rafael Israel, 25 anos, e segundo informações apuradas, teria sido alvejado por cinco disparos de arma de fogo.

A ocorrência foi atendida pela Brigada Militar, após a guarnição ter sido acionada pelo plantão do Hospital Oswaldo Cruz, comunicando que o jovem entrara em óbito após socorrido e dado entrada no serviço de emergência.

A Brigada Militar acionou a Polícia Civil DPPA Santa Rosa e fez várias diligências durante a noite e madrugada no bairro, mas não obteve maiores detalhes acerca da ocorrência. Caberá a DP de Horizontina a investigação do crime.

O corpo do rapaz foi encaminhado para a necropsia. O velório ocorre na Igreja Assembleia de Deus – Guará, no bairro Bela União. Nas redes sociais, amigos e familiares lamentam o trágico acontecimento.

Fonte: Rádio Olinda FM

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Audiência Pública sobre a legislação vigente para os açougues em Santa Rosa

Publicado

em



Na tarde desta quinta-feira (09), ocorreu uma Audiência Pública sobre a legislação vigente para os açougues em Santa Rosa. O ato, realizado no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges, foi organizado pela Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A audiência contou com a participação de comerciantes e profissionais da área de carnes, entidades e autoridades.

Na audiência pública, o médico veterinário da FUMSSAR, Ricardo Ledur, trouxe para o público, as atualizações da portaria. Os comerciantes foram orientados quanto a procedência, inspeção, cuidado no recebimento e armazenamento das carnes. Exigências para a estrutura física, vestimenta adequada e hábitos de higiene, foram outras pautas tratadas. A norma traz as definições de açougues, alimentos de origem animal produzidos de forma artesanal, atividade industrial de produtos de origem animal, balcões de autosserviço, balcões expositores, beneficiamento de carnes, boas práticas, fracionamento de alimentos, fiambrerias e produtos de fiambrerias.

O Médico Veterinário Lucas Rodrigo Thomas do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) falou sobre a Legislação vigente de embutidos. De acordo com a portaria 749/2019 os açougues só podem realizar atividade industrial de produtos de origem animal (industrialização): modificação/transformação da matéria prima mediante a adição de ingredientes, utilização de aditivos ou substâncias e/ou quaisquer processos que modifiquem a natureza original do produto, se tiverem a habilitação do SIM.

O público teve conhecimento do fluxo necessário para a solicitação da habilitação junto ao Serviço de Inspeção Municipal, documentação necessária, taxas obrigatórias, entre outros.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, Odaylson Eder, aproveitou o momento para falar que o governo municipal está motivado a buscar soluções para a redução dos custos para a habilitação do SIM. A intenção é incentivar os empresários locais a realizarem também esta atividade comercial.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

A Caixa Econômica Federal lançou hoje (10) o edital de um concurso exclusivo para pessoas com deficiência (PcD)

Publicado

em



São oferecidas mil vagas para o cargo de técnico bancário novo, de nível médio, com remuneração inicial de R$ 3 mil. As inscrições já estão abertas no site da Cesgranrio e vão até o dia 27 de setembro.

A aplicação da prova está prevista para 31 de outubro. O edital e demais comunicados também estão disponíveis na página da organizadora do processo seletivo.

De acordo com o banco, além das mil vagas para contratação imediata, o edital prevê a formação de cadastro reserva. O candidato pode optar por trabalhar na rede de agências ou na área de tecnologia da informação (TI) da Caixa.

Além do salário, os benefícios oferecidos aos empregados do banco incluem participação nos lucros, plano de saúde, plano de previdência complementar, auxílio refeição e alimentação, vale transporte e auxílio creche. Segundo a Caixa, também há diversas ações de capacitação e oportunidades para ascensão e desenvolvimento profissional.

O banco tem hoje cerca de 3,5 mil empregados PcD. “Em 2019, a atual gestão assumiu com 1,5% de vagas ocupadas por esse público. Atualmente, 4,12% dos empregados do banco são PcD, o que representa a maior ação de inclusão da história da Caixa”, destacou a instituição em comunicado.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×