Ensino
Concurso para professores de 2023 terá nova lista de classificados após determinação da PGE
Depois de um parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) constatar um “equívoco administrativo” na interpretação do cálculo da linha de corte dos classificados no concurso para professores da rede estadual realizado em 2023, uma nova lista de chamamento deve ser divulgada ainda neste ano. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) solicitou que o Instituto AOCP, responsável pelo processo seletivo, apresente a nova classificação até sexta-feira (20).
Na prática, o AOCP considerou a pontuação obtida na prova de títulos juntamente com as alcançadas nas provas objetiva e de redação. No parecer, o entendimento foi de que o resultado da prova de títulos deveria ser utilizado para estabelecer a ordem de classificação dos aprovados, mas não para determinar a linha de corte.
Em nota, a Seduc informou que solicitou na última sexta-feira (13) à empresa a nova classificação final dos candidatos aprovados, e que somente após essa manifestação será possível “verificar cronograma e até mesmo o número de candidatos para nomeação”. A Seduc assegurou que os docentes já nomeados seguirão em suas funções. Esse foi o primeiro concurso para professores da rede estadual do RS em 10 anos. No total, foram abertas 1,5 mil vagas, para as quais 25 mil pessoas se inscreveram.
No total, 2.326 candidatos obtiveram nota suficiente nas provas objetiva e de redação para serem convocados para a prova de títulos. Destes, 1.542 foram nomeados, restando 784 que, pela regra do parecer, poderiam ser chamados conforme a necessidade da Seduc.
O temor dos que ainda não foram convocados é a previsão de um novo concurso para professores no primeiro trimestre de 2025, que deverá preencher 6 mil vagas. A dúvida do grupo é se esse certame poderia se sobrepor ao anterior.
Sobre o novo concurso, a Seduc informa que “edital e cronograma ainda estão em construção pelo governo”. Ao contrário do que havia sido divulgado inicialmente, não haverá etapa prática no concurso, de modo a garantir agilidade no processo.
Fonte: GZH
Ensino
Prouni 2025: Inscrições abrem nesta sexta-feira
As inscrições para o processo seletivo do Prouni (Programa Universidade para Todos) do primeiro semestre de 2025 começam na sexta-feira (24) e vão até as 23h59 do dia 28 de janeiro (horário de Brasília). O procedimento é gratuito e deve ser realizado exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para se inscrever, o candidato deve possuir uma conta no Gov.br, portal de serviços digitais do governo federal, e realizar o login utilizando CPF e senha.
Requisitos para Participação
Para concorrer a uma bolsa nesta edição do Prouni, o Ministério da Educação (MEC) estabelece os seguintes critérios:
- Ter concluído o ensino médio;
- Ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024 e/ou 2023;
- Ter alcançado, no mínimo, 450 pontos na média das provas do Enem;
- Não ter zerado a redação.
Além disso, o candidato deve atender a pelo menos um dos seguintes requisitos:
- Ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral, bolsista parcial ou sem bolsa;
- Ter cursado parte do ensino médio em escola pública e parte em instituição privada como bolsista integral ou parcial;
- Ser pessoa com deficiência (PCD), conforme legislação vigente;
- Ser professor da rede pública de ensino, concorrendo a cursos de licenciatura ou pedagogia para formação no magistério da educação básica.
Para bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo (R$ 2.277 em 2025). Para bolsas parciais, o limite é de três salários mínimos por pessoa (R$ 4.554 em 2025). Professores da rede pública concorrendo a cursos de licenciatura e pedagogia estão isentos dos critérios de renda.
No ato da inscrição, o candidato deve optar entre a ampla concorrência ou as vagas destinadas a políticas afirmativas para pessoas com deficiência, autodeclaradas pardas, pretas ou indígenas.
Candidatos que participaram do Enem 2024 como “treineiros” (ou seja, apenas para autoavaliação, sem concluir o ensino médio) não podem se inscrever.
Critérios de Classificação
A classificação será baseada na edição do Enem em que o candidato obteve a melhor média. A seleção seguirá a seguinte ordem de prioridade:
- Professores da rede pública concorrendo a licenciatura e pedagogia;
- Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública;
- Estudantes que cursaram parte do ensino médio em escola pública e parte em instituição privada como bolsistas integrais;
- Estudantes que cursaram parte do ensino médio em escola pública e parte em instituição privada como bolsistas parciais ou sem bolsa;
- Estudantes que cursaram todo o ensino médio em instituição privada como bolsistas integrais;
- Estudantes que cursaram todo o ensino médio em instituição privada como bolsistas parciais ou sem bolsa.
Cronograma do Prouni 2025
- 4 de fevereiro: Resultado da primeira chamada no portal Acesso Único;
- 28 de fevereiro: Resultado da segunda chamada;
- 26 e 27 de março: Período de inscrição para a lista de espera;
- 1º de abril: Divulgação do resultado da lista de espera;
- 4 a 17 de fevereiro: Entrega da documentação pelos candidatos pré-selecionados.
Sobre o Prouni
Criado em 2004, o Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e formação específica em instituições privadas de ensino superior. O programa ocorre duas vezes ao ano e é voltado a estudantes sem diploma de nível superior.
Para mais informações, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161.
Fonte: O Sul
[mailpoet_form id="1"]Ensino
USP fica entre as 100 melhores do mundo em cinco áreas do conhecimento, aponta ranking
O THE World University Rankings by Subject 2025, elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), que classifica as universidades de acordo com as áreas de conhecimento, colocou a Universidade de São Paulo (USP) entre as 100 melhores universidades do mundo em cinco áreas: Direito (58ª posição), Educação (67ª posição), Medicina e Saúde (86ª posição), Artes e Humanidades (98ª posição) e Ciências Sociais (97ª posição).
A USP também ficou entre as 125 melhores em Administração e Economia e entre as 150 melhores na área de Ciências da Vida. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também apareceu no ranking, entre as 150 melhores nas áreas de Ciências Sociais e de Educação. Nas áreas de Ciências da Computação, Engenharia, Ciências Físicas e Psicologia, o Brasil não teve nenhuma universidade classificada entre as 150 melhores do mundo.
As universidades americanas ocupam a primeira posição em nove áreas – só perdem em Ciências da Computação e em Medicina e Saúde, lideradas pela inglesa Universidade de Oxford. A Universidade Stanford e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) foram as instituições que conquistaram mais áreas, três cada.
Nesta sétima edição, o ranking THE by Subject atualizou sua metodologia, passando a empregar os mesmos 18 indicadores utilizados no ranking mundial, adaptados para cada área de conhecimento:
- – ambiente de aprendizagem;
- – ambiente de pesquisa: volume, renda e reputação;
- – qualidade da pesquisa: força, excelência e influência da pesquisa;
- – perspectiva internacional: pessoal, estudantes e pesquisa;
- e indústria: renda e patentes
A USP tradicionalmente se destaca entre nos ranking globais, frequentemente sendo a melhor entre as universidades latino-americanas. No ranking geral da THE divulgado no final de 2024, a USP foi classificada na 199ª posição, voltando a figurar entre as 200 melhores universidades do mundo, posição que não alcançava desde 2013. Já no THE Latin America University Ranking, que avalia apenas as latino-americanas, a universidade paulista retomou a liderança, posição que não ocupava desde 2017.
Fonte: Jovem Pan.
Ensino
Sisu divulga as primeiras notas de corte na disputa
A primeira nota de corte parcial do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 foi disponibilizada no final de semana (18/1) pelo Ministério da Educação (MEC). A nota de corte deve ser utilizada pelos candidatos apenas como uma referência da situação em que se encontram para a vaga selecionada, não sendo uma garantia de seleção. Com base nela, o estudante pode alterar as opções de curso no decorrer do período de inscrição, mas só será considerado o último registro feito no sistema, até as 23h59 do dia 21/1.
Na concorrência por vaga pública no país, as Instituições de Ensino Superior (IES) participantes da seleção podem adotar pesos variados, por tipo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), permitindo pontuações diferentes, conforme os parâmetros adotados por universidades e institutos federais.
Nesta edição do Sisu, o sistema atualizará, das 0h às 8h, as notas de corte para os cursos disponíveis. Esse procedimento sempre ocorreu, mas, neste ano, como foi aprimorado, o período de cruzamento de dados é mais longo.
Seleção
Para participar do Sisu, o candidato deve, além de preencher o questionário de perfil socioeconômico, selecionar a 1ª e a 2ª opção de cursos para os quais quer concorrer. Quem participou do Enem 2024 tem até terça-feira (21/1) para se inscrever no Sistema. Assim, poderá concorrer a uma das vagas ofertadas em cursos de graduação de 124 IES brasileiras.
A seleção é feita com base na média das notas obtidas nas cinco provas do Enem, respeitando o limite de vagas disponíveis em cada curso e a modalidade de concorrência. É considerada a ordem das duas opções de curso, conforme indicadas na inscrição pelos candidatos; além do perfil socioeconômico, de acordo com as exigências da Lei de Cotas.
Podem participar da concorrência de vagas através do Sisu todos os estudantes que realizaram o Enem 2024, obtiveram nota na prova de Redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro (que não concluiu o Ensino Médio e fez o exame como treino, como uma autoavaliação).
Cronograma
As inscrições à seleção são gratuitas e acontecem entre os dias 17 e 21/1, na página do Sisu, no Portal Acesso Único, utilizando o login e a senha do Gov.br. O resultado da disputa por vagas sairá no dia 26/1. E a matrícula dos selecionados ocorrerá de 27 a 31/1.
Fonte: Correio do Povo.
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM