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Ensino

Comunidade tem acesso a mais de 200 mil títulos na Bumom

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Não importa a época do ano: um dos locais mais procurados na Unijuí é, com certeza, a Biblioteca Mario Osorio Marques, que dispõe de mais de 200 mil títulos de livros e outros materiais bibliográficos, além de uma ampla estrutura para atender à comunidade. Em 2020, para se ter uma ideia, mesmo com a pandemia de covid-19 e com as aulas acontecendo de forma remota, a equipe registrou uma circulação de cerca de 60 mil empréstimos, renovações e devoluções de livros. Muito se deve às mudanças que também ocorreram no espaço.

“No ano passado, em função da pandemia, a Biblioteca buscou formas alternativas para atender os estudantes, professores e egressos. Desde o fechamento do espaço do acervo por decreto municipal, em março de 2020, o atendimento foi feito nos três turnos do dia, de segunda a sexta-feira, pelo e-mail [email protected]. Por meio dele, era possível fazer a solicitação e reserva de material. Passamos a trabalhar com horário agendado e com os protocolos sanitários necessários”, explicou Laura Dalpiaz, coordenadora da Bumom.

A pandemia também fez com que a equipe adotasse um sistema de “quarentena de livros”. Ou seja: os livros que chegavam eram separados e assim permaneciam por cinco dias, até que estivessem livres de covid-19, caso tivessem sido infectados. A medida foi adotada para proteger todos os usuários.

Desde 2019, a Biblioteca disponibiliza mais de 18 mil livros eletrônicos a partir das bibliotecas virtuais contratadas – Pearson e Minha Biblioteca. O acesso a esses e-books está sendo feito de forma gradativa, via intranet, e vários cursos já dispõem desse benefício. A Bumom também mantém o repositório institucional online com mais de 6 mil títulos de documentos acadêmicos e e-books autorizados, disponíveis gratuitamente a toda a comunidade via site.

“Além disso, a Bumom é credenciada junto ao Portal de Periódicos Capes, tendo o acesso privilegiado a textos completos, disponíveis em mais de 45 mil publicações periódicas, internacionais e nacionais, e a diversas bases de dados que reúnem desde referências e resumos de trabalhos acadêmicos e científicos até normas técnicas, patentes, teses e dissertações, dentre outros tipos de materiais, cobrindo todas as áreas do conhecimento”, reforçou Laura. Os estudantes e professores da Unijuí podem fazer seu cadastro e usufruir desse benefício. No site da Biblioteca há um vídeo tutorial para o acesso.

Capacitações 

Uma mudança, ocasionada em razão da pandemia, foi o formato das tradicionais capacitações sobre a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Portal de Periódicos Capes, que desde abril de 2020 foram feitas via Meet, nas salas de aula virtuais e síncronas dos professores que agendaram esse serviço, sendo mais um benefício para estudantes Unijuí de todos os níveis e campi. A própria Biblioteca também organizou webinários para a comunidade acadêmica interessada, nos meses de maio, agosto e setembro. Ao todo, foram 35 meets, com 1.253 participantes.

Outra novidade da Biblioteca, no ano passado, foi o empréstimo de chromebooks aos estudantes que não possuíam equipamentos para acompanhar o ensino remoto online.

O tempo de isolamento social também possibilitou, pela primeira vez, a participação das bibliotecárias em uma reunião da ABNT, realizada de forma online com pessoas de todas as regiões do Brasil, que tratou sobre a atualização da norma de citação, que deve ser publicada no início do primeiro semestre deste ano.

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Ensino

Fidene/Unijuí abre a programação do Ciência para Todos Unijuí 2

Projetos de Extensão realizam atividades até a sexta-feira, dia 9

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Na manhã desta segunda-feira, dia 5 de julho, a Fidene/Unijuí abriu oficialmente o Ciência para Todos Unijuí 2 – evento realizado de forma totalmente virtual, que busca promover ações de divulgação, educação e popularização da ciência para comunidade, em especial para professores e estudantes da Educação Básica. O evento, que acontece em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, contará com uma série de atividades até a sexta-feira, dia 9, todas transmitidas pelo canal da Unijuí no Youtube.

“Para nós, enquanto Universidade, é uma honra começar a segunda edição deste evento com o apoio das Coordenadorias e Secretarias Municipais de Educação. Isso nos motiva e nos dá energia para, cada vez mais, nos aproximarmos e contribuirmos com a formação dos estudantes da região”, destacou o coordenador do Ciência para Todos Unijuí 2, professor doutor Edson Luiz Padoin, lembrando que o evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A expectativa, conforme destacou o professor, era que o evento tivesse acontecido em outubro do ano passado, o que não foi possível em razão da pandemia de covid-19. “Estamos nos reinventando e compartilhando com professores e alunos os resultados dos nossos projetos de extensão. Um pouco do que está sendo feito dentro da Universidade”, reforça.

Na mesma linha, a reitora da Unijuí, professora doutora Cátia Maria Nehring, destacou que não apenas a Universidade, mas as escolas, passam por um momento de reinvenção. “Em 2019, quando realizamos a primeira edição do evento, recebemos, em uma semana, em uma tenda montada no Campus, cerca de cinco mil alunos da Educação Básica. Neste ano assumimos o desafio de, a partir dos projetos de extensão, continuar fazendo esse movimento de interação com nossas escolas. Será uma semana intensa, com diversas atividades”, afirma.

Secretário de Educação de Ijuí, Cláudio de Souza disse que, já em 2019, viu no Ciência para Todos um projeto de sucesso. “O evento faz uma grande aproximação do mundo acadêmico com a Educação Básica através da ciência, da tecnologia, do conhecimento e da informação”, disse. Já a secretária de Educação e Cultura de Santa Rosa, Lires Zimmermann Fuhr, frisou a importância do evento para o desenvolvimento da educação, da tecnologia e da inovação. Comentou, também, sobre a importante interação gerada pela aproximação entre a Educação Básica e o Ensino Superior.

Titular da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Eveline de Souza Eberle disse que se sente honrada em fazer parte deste momento com as escolas de Ijuí e região. Comentou, ainda, que a proposta do Ciência para Todos Unijuí 2 está totalmente alinhada à educação. A titular da 17ª CRE, Beatriz Santina Cancian Milbradt, falou sobre a necessidade de a Educação Básica, e especialmente do Ensino Médio, avançar na área de pesquisa.

Quem também participou da solenidade de abertura foi o representante da Associação dos Municípios do Planalto Médio (Amuplam), Odilar de Vargas, que falou sobre o desafio de conduzir a área da educação em um momento de pandemia. “Temos caminhado em busca de soluções, de entendimentos, de consensos, de forma conjunta. E entre as lutas que temos, é a de democratização do conhecimento, algo que a Unijuí faz, por meio de eventos como este”, completou.

A Mostra Científica Virtual do Ciência para Todos Unijuí 2 pode ser acompanhada no canal da Unijuí no Youtube. A programação completa, com as atividades realizadas pelos projetos de extensão, pode ser conferida em bit.ly/cienciasparatodos. Na mesma página, escolas podem realizar inscrições para oficinas que são realizadas pelo Salão do Conhecimento, até o final deste mês.

Destaques

Criatec aprova projeto no edital do Programa Empreender da Sicredi para estimular negócios de impacto socioambiental

Ação na ESF Assis Brasil encerra atividades alusivas ao Dia Nacional do Diabetes

IOV Brasil e Unijuí realizam palestra sobre folclore e artes populares

Cursos da Graduação Mais utilizam podcast como ferramenta didática

Estratégias de leituras são trabalhadas durante FPP

Ciclo de Formação para Iniciação à Pesquisa e Extensão promove palestra

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Ensino

Pandemia faz aumentar número de alunos que podem abandonar estudos

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© Studio Formatura/Galois

Quatro em cada dez alunos da educação básica na rede pública de ensino correm risco de abandonar a escola por causa da pandemia do novo coronavírus. Isso é o que mostrou um estudo feito com pais e responsáveis de estudantes da rede pública e encomendado pela Fundação Lemann, o Itaú Social e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao Datafolha.

Segundo a pesquisa, o percentual de estudantes que não estão motivados com as aulas, que não estão evoluindo nos estudos ou que manifestaram a possibilidade de desistir da escola cresceu este ano, passando de 26% em maio do ano passado para 40% em maio deste ano.

E esse problema é ainda maior para os estudantes negros: 43% deles manifestaram o desejo de abandonar a escola. Entre os brancos, o percentual foi de 35%.

O número também é maior para aqueles estudantes de famílias com renda mensal de até um salário-mínimo (48%) e para os que vivem em áreas rurais (51%). O risco cresce também entre os estudantes que vivem no Nordeste: 50% dos estudantes dessa região manifestaram falta de motivação ou intenção de deixar a escola. Na região Sul, isso corresponde a 31%.

Impacto

A pesquisa demonstrou ainda o impacto da pandemia na alfabetização das crianças. De acordo com os pais e responsáveis entrevistados no estudo, 88% dos estudantes matriculados no 1º, 2 º e 3 º ano do ensino fundamental estão em processo de alfabetização. Desse total, mais da metade (51%) das crianças ficou no mesmo estágio de aprendizado, ou seja, não aprendeu nada de novo (29%), ou desaprendeu o que já sabia (22%).

Entre os brancos, 57% teriam aprendido coisas novas durante a pandemia segundo a percepção dos responsáveis. Entre os negros, no entanto, esse índice cai para 41%.

“O efeito de longo prazo da covid-19 no Brasil será na educação. Uma geração inteira ficará profundamente marcada pela pandemia e o Brasil precisará de múltiplas ações para superar as perdas de aprendizagem. Isso deve ser prioridade para o país”, disse Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.

Aula presencial

Segundo os pais e responsáveis entrevistados para o estudo, apenas 24% dos estudantes tiveram as escolas reabertas para aulas presenciais. Dos que tiveram a escola reaberta, 40% dos estudantes não retornaram para a aula presencial.

No retorno às escolas, 63% dos estudantes estão sendo avaliados para identificar as suas dificuldades, mas só 29% estão recebendo aulas de reforço.

Para 86% dos pais e responsáveis, o desempenho escolar dos seus filhos antes da pandemia era ótimo ou bom e, agora, esse índice caiu para 59%. Esse baixo desempenho escolar é a principal preocupação dos responsáveis por crianças que não estão em processo de alfabetização.

A pesquisa quantitativa foi realizada entre os dias 22 de abril e 21 de maio de 2021, com abordagem telefônica, com responsáveis por crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos da rede pública, em todas as regiões do país.

ebc

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Ensino

Bora Investir? Novo Curso para adolescentes

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Para os adolescentes de plantão, uma oportunidade para aprender sobre investimentos e finanças. Bora Investir? é o novo curso oferecido pela Escola FEMA, no sábado, dia 21 de agosto, das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30.

O cashback é uma modalidade de fidelização de clientes que vem ganhando espaço no Brasil. A tradução do inglês é “dinheiro de volta”, e a proposta é como o nome já explica: você faz uma compra e recebe dinheiro de volta, ou uma porcentagem sobre o valor.

A qualificação, que tem como investimento o valor de R$ 100,00 (alunos FEMA) e R$ 150,00 (para não alunos) será ministrada, de forma presencial, pelos professores Webert Abreu dos Santos e Cleber Dall Pizzol.

Qualifique-se e ganhe CashBack. Inscrições limitadas diante do cenário de Pandemia. Corra garantir a sua na Secretaria da Unidade I (Rua Santos Dumont, 820). Mais informações pelo fone 3511 – 9100.

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