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Como escolher o roteador Wi-Fi ideal

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Quem nunca chegou na casa de um conhecido ou recebeu uma visita e se deparou com a pergunta: qual é a senha do Wi-Fi?

O problema é que não basta contratar um bom plano de internet, de conexão por fibra ótica, se o dispositivo que distribuí o sinal não possuir as configurações ideais para atender a demanda de acessos. A coluna de hoje vai te ajudar a escolher o roteador ideal.

Sobre o dispositivo

O dispositivo responsável por distribuir o sinal de rede com ou sem fio é conhecido por roteador. Existem centenas de modelos no mercado, com preços que variam de R$ 80 até R$ 10 mil.

Os roteadores vêm repletos de funcionalidades e recursos individuais, e são essas configurações que determinam a qualidade e estabilidade do sinal transmitido.

Para escolher um roteador, é necessário levar em consideração algumas características, como protocolo, frequência e número de antenas.

Protocolo

Os dispositivos que se conectam a um determinado roteador devem oferecer suporte ao protocolo de comunicação presente no dispositivo. Essa característica pode ser observada na embalagem do produto através da descrição 802.11.

No entanto, além desse indicador, é acrescida a indicação do padrão do protocolo. Existem modelos 802.11a, 802.11b, 802.11g, 802.11n e mais recentemente 802.11ac. Um dispositivo 802.11ac é capaz de oferecer a transmissão de dados numa taxa muito superior, maior estabilidade e alcance do sinal do que se comparado com um equipamento 802.11g, por exemplo.

Antes de adquirir um novo roteador com essa especificação, é preciso avaliar se os dispositivos que serão conectados nele oferecem suporte ao protocolo disponível no equipamento — em caso de incompatibilidade, pode haver perda de velocidade da conexão.

Informações sobre os padrões:

  • O padrão G possuí velocidade de até 54 mbs (megabits por segundo);
  • O padrão N pode oferecer velocidades entre 150 mbps e 300 mbs, o que atende às necessidades da maioria dos usuários;
  • O padrão AC pode oferecer velocidade de até 1 Gbps e é recomendado para grandes ambientes, com muitos dispositivos conectados simultaneamente. Alguns modelos utilizam a tecnologia MIMO e são equipados com múltiplas antenas, o que permite dobrar a taxa de transferência de dados;

A taxa de transferência de dados encontrada em cada protocolo serve como referência para entender qual aparelho é mais indicado para suas necessidades. Informações como a quantidade de dispositivos que serão conectados simultaneamente na rede e o tipo de uso são importantes para entender se equipamento fornecerá o desempenho esperado.

Vale salientar que não adianta comprar um roteador de categoria AC, contratar uma internet de banda larga com a velocidade de 15 Mbps, e esperar que o equipamento aumente a velocidade da conexão com a internet. É necessário verificar a velocidade do plano e instalar um equipamento que faça melhor proveito da banda contratada.

Frequência

Os roteadores operam com frequências entre 2,4 GHz e 5 GHz. A de 2,4 GHz é mais antiga, usada em telefones sem fio, controle remoto de garagem e no roteador de internet.

Por ser a mais usada no mercado, é preciso avaliar a quantidade de dispositivos ligados simultaneamente numa mesma área e que operam nessa frequência, pois pode haver interferência e comprometer a qualidade do sinal. Em condições ideais, o Wi-Fi de 2,4 GHz suportará taxas de transferência entre 450 Mbps ou 600 Mbps, dependendo da classe do roteador (G, N, AC).

Quantidade de antenas
É possível obter uma excelente qualidade de sinal em roteadores equipados com antenas internas. Mas existem pessoas que precisam de sinal em uma distância maior, conectar mais eletrônicos para navegar na internet ou que tem mais obstáculos para a transmissão do sinal —paredes, móveis, piso entre andares por exemplo.

Nesses casos, é recomendável apostar num roteador com múltiplas antenas externas.

Aplicativos como o NetSpot, WiFi Analyzer e Wireshark auxiliam na medição da qualidade do sinal da rede sem fio, informação essencial para ajudar a escolher o modelo de roteador ideal.

Os roteadores oferecidos pelas empresas de telefonia podem atender as necessidades básicas, dispensando a instalação de um equipamento adicional. Na semana que vem o blog irá apresentar dicas para melhorar a qualidade do sinal do Wi-Fi, até lá.

G1
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Geral

WhatsApp libera chamadas para até 32 participantes

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Na última semana, o WhatsApp anunciou novas funções chegarão ao app em breve e, felizmente, uma delas já está disponível aos usuários do iOS.
 
Nessa quinta-feira (12), o WhatsApp disponibilizou um novo recurso que permite realizar chamadas de voz com até 32 participantes.
 
A novidade foi encontrada na versão 22.8.80 da atualização para dispositivos móveis da Apple e, consequentemente, o design da visualização das chamadas foi atualizado para exibir os diversos contatos em uma só ligação.
 
Além disso, uma onda de áudio foi adicionada para mostrar quem está conversando e facilitar a visualização.
 
Chamadas em grupo
O novo design também inovou os balões de mensagens de voz em conversas normais e em grupo, além de uma nova interface na página de informações de um contato ou grupo.
 
Por enquanto, a novidade está disponível apenas para os usuários com a versão 22.8.80 do iOS, contudo, também deve ser disponibilizada ao Android em breve.
 
De qualquer forma, ainda é necessário liberar algumas das atualizações prometidas na última semana. Uma delas deve introduzir as Comunidades ao WhatsApp, mas apenas após as eleições de 2022, o que gerou críticas do presidente Jair Bolsonaro.
 
A medida, entretanto, visa reduzir a disseminação de notícias falsas no período eleitoral.
Fonte: TecMundo
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Geral

Startup da Embraer começa a desenvolver carro voador brasileiro

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E parece que aquele futuro que vimos em “Os Jetsons”, desde anos 1960, está mais próximo do que imaginamos. Os famosos carros voadores do desenho animado já são tratados como uma realidade pela startup Eve, da Embraer.

Além do desenvolvimento do veículo, a empresa já começou a fechar parcerias para criar um ecossistema de mobilidade aérea urbana.

Dessa forma, o uso dos veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOLs, na sigla em inglês) será bem mais acessível, segundo co-CEO da startup, André Stein.

Consórcio

O primeiro consórcio para o desenvolvimento dessas soluções já foi formalizado na última semana, em Miami, na Flórida.

A ideia, segundo Stein, é desenvolver um modelo que possa ser usado para além do universo da empresa.

Para o modelar mais detalhadamente o projeto, a startup vem utilizando uma ferramenta desenvolvida com o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

“Em Miami, chegamos a 88 rotas e 32 ‘vertiportos’ (locais destinados à operação dos eVtols). Estimamos que (a cidade de) São Paulo tenha quase o dobro desse potencial de mercado”, calcula André.

“Estamos mapeando diversas cidades para criar uma planta baixa de como seria a operação e podemos aplicar esse conceito para várias comunidades.”

Segundo co-CEO, a cidade tem potencial para ter de 400 a 500 eVTOLs nos próximos 15 anos. “A ideia é trazer mais uma opção de mobilidade, mas não vamos ter uma mancha no céu.”

Helipontos com estrutura de carregamento

A proposta da Eve é que o eVTOL caiba nos helipontos atuais, mas que tenha a própria estrutura de carregamento.

Também há uma preocupação da startup, para que os “vertiportos” estejam distribuídos nos melhores pontos das cidades.

“Nos últimos anos, a aviação comercial vem sendo democratizada, e a ideia é que o eVTOL chegue bem próximo (do custo) do transporte terrestre. A viagem vai ser acessível”, prevê André .

A intenção é que o modelo do negócio seja parecido com o da aviação comercial e executiva, no qual uma empresa opera os aviões.

“Com isso, o eVTOL fica automaticamente mais acessível. Com o avanço do trabalho remoto, por exemplo, esse conceito se torna mais interessante”, afirma o executivo.

Fonte: SóNotíciaBoa

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Geral

Metaverso: Facebook e Instagram terão anúncios 3D

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Em parceria com a empresa de tecnologia para e-commerce VNTANA, a Meta pretende facilitar que marcas veiculem anúncios 3D no Facebook e Instagram. As empresas poderão fazer o upload de modelos 3D dos produtos na plataforma, para então convertê-los em publicidade de forma simplificada.

De acordo com a presidente da VNTANA, Ashley Crowder, a novidade é um passo em direção à propaganda no metaverso. “O metaverso é basicamente a internet espacial. É todo um mundo de possibilidades que começa com os modelos 3D certos de seus produtos”, comentou Crowder.

A presidente explicou que, antes da parceria, seria necessário que os anunciantes reformatassem os arquivos 3D para que se tornassem compatíveis com os sistemas de anúncio da Meta. Com a integração, as marcas podem fazer o upload e a conversão dentro da própria plataforma, mesmo sem conhecimento em edição de imagens 3D.

O objetivo é que usuários que estejam navegando no Instagram ou no Facebook possam interagir com com um item e visualizá-lo de todos os ângulos, oferecendo uma experiência de compra mais completa. Chris Barbour, diretor de parcerias de realidade aumentada da Meta explicou que “de certa forma, isso oferece um vislumbre do que você pode esperar em futuros dispositivos, como óculos AR”.

 Fonte: TecMundo
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