Comitê discute propostas sobre uso da web nas eleições de 2020 - Portal Plural
Connect with us

Destaque

Comitê discute propostas sobre uso da web nas eleições de 2020

Publicado

em


  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

 

O Comitê Gestor da Internet (CGI) discutiu, hoje (25), os desafios ao uso da internet nas eleições de 2020. Em encontro, que reuniu pesquisadores de diversas universidades do país, profissionais de tecnologia da informação, representantes de empresas do setor e de entidades de defesa de usuários, avaliou os riscos de práticas prejudiciais no ambiente online no pleito do ano que vem e quais medidas podem ser adotadas.

Segundo os organizadores, o intuito é que as propostas discutidas no evento sejam sistematizadas e apresentadas ao pleno do CGI, formado por representantes do governo federal, de pesquisadores, de empresas da área e de entidades da sociedade civil. Essa instância vai definir o que deverá ser transformado em iniciativas e projetos e o que será apresentado à população na forma de materiais, como o guia para as eleições de 2018.

“O que nos inspirou para promover o seminário e a oficina deste ano foi a intenção de dar continuidade ao trabalho que começamos no ano passado e que se revelou oportuno e relevante, tendo em vista os graves fatos ocorridos tanto nas eleições no Brasil como em outros países, baseados em campanhas de desinformação”, explicou a advogada e integrante do CGI Flávia Lefévre.

Entre os problemas potenciais está a difusão de desinformação, termo adotado pelo órgão para designar o que é popularmente conhecido como fake news. Nas eleições de 2018, esse tipo de recurso foi utilizado em larga escala, como apontado por estudos de distintos centros de pesquisa que analisaram o pleito e pela missão da Organização dos Estados Americanos que acompanhou as votações.

Outras preocupações dos participantes do evento foram a exploração ilegal de dados de eleitores, como a compra de cadastros, e a veiculação de publicidade de formas que violam a legislação eleitoral. O uso de propaganda eleitoral fora da lei foi denunciado por veículos de imprensa e gerou questionamentos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em 2018, o CGI reuniu especialistas para discutir o papel da internet no pleito daquele ano, o que resultou em um guia com sugestões de como os serviços na web poderiam ser bem aproveitados no contexto de disputa eleitoral.

Para 2020, os participantes destacaram a necessidade de aprender com os episódios vividos em 2018 e com as falhas detectadas na atuação dos órgãos públicos. Os desafios serão maiores considerando que o pleito do ano que vem vai ser mais fragmentado, envolvendo 5.568 municípios em 2.800 zonas eleitorais e com expectativa de até 500 mil candidatos.

Debates

Nos debates, apareceram questões sobre quais são os deveres e prerrogativas de plataformas como Google, Facebook e Twitter na gestão de conteúdos, incluindo que tipo de publicações essas empresas podem ou não remover por conta própria e o que deve ser decidido pela Justiça. No caso das notícias falsas, atualmente as plataformas já não retiram, mas em alguns casos diminuem o alcance, como faz o Facebook.

Foram apresentadas recomendações de regras que assegurem a transparência dessas plataformas e de como funcionam seus algoritmos. Isso inclui a possibilidade de pessoas entenderam o por que de determinadas decisões automatizadas (como por qual razão determinados conteúdos são mostrados e outros não) e a necessidade de alternativas para solicitar a revisão dela.

Outra preocupação surgida no evento foi como os órgãos públicos, em especial o Ministério Público e a Justiça, devem agir para fiscalizar práticas em desacordo com a lei e coibir a desinformação no geral e, especialmente, nas eleições. Os participantes também destacaram a importância de iniciativas de educação para o uso da web que ajudem as pessoas a terem uma relação mais críticas com mensagens enganosas.

Fonte Agência Brasil

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Fenasoja terá espaço de atendimento ambulatorial

Publicado

em

portal plural fenasoja terá espaço de atendimento ambulatorial
Foto: Divulgação
  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

Uma das novidades da Fenasoja 2024 é o Ambulatório Médico. Em fase final de obra, o Ambulatório irá oferecer um espaço dedicado ao atendimento e ao cuidado com a saúde dos visitantes, expositores e público em geral.

Com 115m², o Ambulatório contará com dois consultórios médicos, sala de observação, sala de espera, copa e sanitários. O local estará aberto durante todos os dias da feira, das 10h às 22h.  De segunda a sexta-feira, profissionais da enfermagem do Hospital Vida & Saúde (um técnico e um enfermeiro) serão responsáveis pelo atendimento. Já aos fins de semana, um médico se somará à equipe.

Além do local, que oferecerá um atendimento rápido e eficiente, estarão disponíveis junto ao ambulatório duas ambulâncias da Fundação Municipal da Saúde (FUMSSAR) para remoção de pessoas que necessitem de atendimento no Hospital Vida & Saúde, promovendo, assim, a assistência completa em saúde para todos os visitantes.

“Nosso objetivo é oferecer e garantir a segurança e o bem-estar dos visitantes da Feira, com atendimento de profissionais qualificados, em um espaço confortável e adequado”, destaca o presidente da Comissão de Saúde e Bem-Estar, Rodrigo Calixto.

Viabilizada pelo voluntariado, a obra contou com a doação de materiais de construção e com mão de obra voluntária, além do projeto doado pela arquiteta Luciana Locatelli, que preside a Indumóveis 2025.

portal plural fenasoja terá espaço de atendimento ambulatorial (2)

portal plural fenasoja terá espaço de atendimento ambulatorial (1)

A Fenasoja 2024 acontecerá de 17 a 26 de maio, no Parque de Exposições de Santa Rosa.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Santa Rosa chega a 9ª morte por dengue e o RS soma mais de 80mil casos da doença

Publicado

em

portal plural santa rosa chega a 9ª morte por dengue e o rs soma mais de 80mil casos da doença
Foto: Divulgação
  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

A confirmação oficial de mais cinco mortes elevou, nesta quarta-feira (24), para 102 o total de casos fatais da dengue no Rio Grande do Sul desde 31 de janeiro, data do primeiro óbito de um gaúcho pela doença em 2024. Em menos de três meses, o Estado já ultrapassa em quase 55% o seu recorde anual anterior, que registrava 66 falecimentos em 2022.

Segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde (SES), as vítimas mais recentes tinham 40, 49, 76, 79 e 89 anos, respectivamente, e residiam em Santa Rosa, Frederico Westphalen, Rolante, Tapera e Alvorada. Todas sofriam de comorbidades não especificadas, as quais potencializaram o agravamento do quadro de saúde após a picada do mosquito transmissor.

A morte em Santa Rosa, foi no dia 04 de abril. Era um homem de  40 anos, com doenças pré-existentes. O caso foi confirmado pela Secretaria Estadual da Saúde, no início da noite da quarta-feira (24/04), que publicou nota informando que o RS atingiu 102 mortes pela doença.

Em números aproximados, quase 83 mil gaúchos já receberam teste positivo para a doença este ano, sendo que cerca de 70 mil foram contaminados pelo mosquito Aedes Aegypti dentro do próprio Estado. Outros 29 mil casos suspeitos estão sob investigação.

Santa Rosa lidera o ranking de notificações, com 10.106 casos, seguida por São Leopoldo (8.174), Novo Hamburgo (7.374), Tenente Portela (3.734), Três Passos (3.490), Frederico Westphalen (2.230) e Três de Maio (2.123).

Fonte: Jornal O Sul

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Greve no IFFar: Aulas Suspensas e Expectativa de Votação Nacional

Publicado

em

portal plural greve no iffar aulas suspensas e expectativa de votação nacional

  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

A greve dos profissionais do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa, iniciada em 2 de abril, segue nesta quinta-feira (25/04), mantendo as aulas suspensas desde 8 de abril.

Amanhã (sexta-feira dia 26), deverá ocorrer a votação nacional sobre a aceitação da proposta. Em caso de recusa, espera-se uma nova rodada de negociações nas semanas seguintes, com o Governo Federal pressionado pela situação.

O Comando de Greve informou que mais de 76% dos campi dos Institutos Federais, juntamente com diversas Universidades Federais, têm aulas suspensas, o que pressionou o governo a apresentar uma proposta para as pautas das categorias, incluindo a unidade de Santa Rosa.

O Instituto Federal Farroupilha é composto pela Reitoria, localizada em Santa Maria, 11 campi e dois centros de referência, com aproximadamente 1.500 servidores.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×