Começa julgamento de brasileiro por tentativa de homicídio da ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner - Portal Plural
Connect with us

Plantão 24H

Começa julgamento de brasileiro por tentativa de homicídio da ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner

Publicado

em

05 1 e1719451377413

FAST AÇAÍbanner plano0 gold15 topo humberto pluralNuveraAcademia Persona

Iniciou nesta quarta-feira (26) o julgamento do brasileiro Fernando Sabag Montiel pela tentativa de homicídio da ex-presidente argentina Cristina Kirchner, em 1° de setembro de 2022.

Montiel, armado com uma pistola, se misturou a um grupo de simpatizantes reunido em frente à residência de Kirchner, aproximou-se dela, apontou uma arma e apertou o gatilho várias vezes, sem conseguir efetuar os disparos.

A arma de calibre 38 estava carregada com cinco balas, mas falhou, e Cristina não foi ferida. A Polícia Federal argentina, que estava cuidando da segurança da então vice-presidente, deteve Montiel rapidamente. Ela contava com uma equipe de segurança de 100 policiais federais.

A data de início do julgamento foi anunciada em março deste ano, quase um ano e sete meses depois do atentado. A imprensa local informou que serão ouvidas mais de 200 testemunhas, no Tribunal Oral Federal 6, na Argentina – o único que não conta com juízes titulares e que atualmente é composto por três suplentes: Adrián Grünberg, Sabrina Namer e Ignacio Fornari.

O Ministério Público será representado pela Procuradora-Geral da República Gabriela Baigún, enquanto Kirchner será representada pelos advogados Marcos Aldazabal e José Manuel Ubeira.

A primeira audiência, única que será transmitida pelo YouTube de todo o julgamento, será focada na leitura detalhada sobre o que ocorreu no dia do ataque, bem como os pontos importantes da investigação. A expectativa é que aconteçam audiências semanais, de aproximadamente 4 horas, sobre o caso.

Ao todo, três pessoas são acusados pelo crime: Sabag Montiel, Brenda Uliarte e Nicolás Carrizo. Os três foram presos preventivamente após o ataque.

Brenda Uliarte era namorada do brasileiro na época e foi acusada de ser coautora da tentativa de homicídio. A polícia local encontrou conversas entre os dois que permitiram entender completamente o plano elaborado para matar a ex-presidente argentina.

Dia após o ataque, a Polícia Federal informou que ela apagou os dados do celular de Fernando ao tentar desbloquear o aparelho para extrair informações. Além disso, segundo o jornal “Clarín”, apesar de Uriarte ter dito publicamente que não via Montiel dois dias antes do aque, imagens de câmeras de segurança mostram o casal junto no transporte público no dia do ataque à vice-presidente. Em setembro de 2022, ela foi presa na Argentina.

No início da investigação, Sabag Montiel afirmou que fez o ataque sozinho, em uma suposta tentativa de inocentar a namorada. “Eles (Polícia Federal) estão inventando uma história. Brenda Uliarte não teve nada a ver com isso”.

Quanto a Nicolás Carrizo, ele era amigo do casal e liderava da chamada “banda de los copitos”, vendedores ambulantes de algodão-doce, serviço que Sabag e a namorada declaravam exercer.

Segundo o jornal “La Nación”, a Polícia Federal encontrou mensagens no celular de Carrizo que comprovavam que ele tinha ciência do ataque. Tanto que ele chegou a fornecer uma pistola de calibre 22, que acabou não sendo a usada.

A então vice-presidente chegou a pedir à justiça, sem sucesso, que o trio fosse investigado por suposto vínculo a pessoas próximas do ex-presidente Mauricio Macri. Nas primeiras declarações à imprensa desde que foi preso, Sabag Montiel afirmou que não se arrependeu do crime e explicou porque a arma não funcionou.

“Em vez de tirar a trava, imagina o nervosismo de estar em um lugar e de puxar o ferrolho, puxei o trinco para trás e quando apertei o gatilho não saiu porque no meio de tanto tumulto, eu estava nervoso” pela quantidade de pessoas, contou.

Ao ser questionado se sente arrependimento da tentativa, ele respondeu com um enfático “não”. Ele reforçou, no entanto, que cometeu o crime “por causa da situação do país”. O brasileiro, segundo o “La Nación”, morava na Argentina desde 1993.

Em 2022, a Argentina estava mergulhada, mais uma vez, em uma crise econômica e política. Com a inflação nas alturas, 4 em cada 10 cidadãos se encontravam abaixo da linha da pobreza. Enquanto isso, o presidente e a vice-presidente disputavam o poder.

Os preços dos alimentos foram os que mais subiram. O índice oficial da inflação mensal ficou em 5,3% em junho, e o acumulado dos 12 meses passou dos 60%. Para tentar conter a inflação, o Banco Central argentino chegou a aumentar a taxa básica de juros para 52% ao ano.

O agravamento da crise levou os argentinos às ruas para protestar. Agricultores, por exemplo, fecharam estradas contra as altas taxas de impostos, controles cambiais e a escassez de diesel em plena safra.

 

Fonte: O Sul

Compartilhe

Plantão 24H

Mulher é presa por matar filha recém-nascida e jogar na lixeira

Publicado

em

cameras bebes agora no vale.jpg

FAST AÇAÍNuverabanner plano0 gold15 topo humberto pluralAcademia Persona

A Polícia Civil de Canoas indiciou uma mulher de 33 anos pelo homicídio de sua filha recém-nascida. O corpo da criança foi encontrado em uma lixeira de um centro comercial onde a suspeita trabalhava. O crime chocante veio à tona após uma denúncia que levou os investigadores ao local, em junho deste ano.

Segundo informações da polícia, a bebê, que viveu por aproximadamente 10 horas, foi sufocada com uma fita adesiva pela própria mãe. As investigações apontam que a mulher teria amamentado a criança antes de cometer o homicídio. Imagens de câmeras de segurança do centro comercial foram cruciais para identificar a suspeita, mostrando seus movimentos próximos ao local onde o corpo foi encontrado.

De acordo com o delegado Arthur Reguse, responsável pelo caso, a mulher deu à luz em casa sem procurar assistência médica para o parto. No local, foram encontradas evidências como marcas de sangue, posteriormente confirmadas por luminol, uma substância que detecta vestígios de sangue mesmo após limpezas.

A mulher está presa desde a descoberta do crime. Ela já é mãe de outros dois filhos, que estão sob cuidados de familiares conforme determinação policial. O caso segue sob investigação para conclusão do inquérito e possível encaminhamento à Justiça.

 

Fonte: Agora no Vale

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Plantão 24H

Forças de segurança realizam operação para reprimir o furto de fios de cobres em pivôs de irrigação

Publicado

em

1721241386 61

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍbanner plano0 goldAcademia Persona

As Forças de Segurança representadas pela Polícia Civil e Brigada Militar em união de esforços, cumpriram nesta data, MBA em ponto comercial e residências localizadas nas cidades de São Miguel das Missões e Cruz Alta.

A ação controlada, entre outras ações já realizadas, foi fruto de um trabalho que começou após reunião solicitada pelo sindicato rural de Santo Ângelo através de seu presidente há meses atrás.

 

O trabalho hoje realizado pelas forças de segurança tem por objetivo dar continuidade aos já realizados na região de reprimir o furto de fios de cobres em pivôs de irrigação, bem como em estação de bombeamento dos pivôs de irrigação existentes na área rural. Nessa etapa, a investigação buscou indícios que demonstram a participação dos suspeitos nos crimes investigados. Foram apreendidos objetos que serão analisados.

A ação policial foi coordenada pela Delegada de Polícia Maria Rosane Fontela Nunes, titular da Delegacia de Polícia de Entre-Ijuís/RS. Também estiveram à frente da equipe Policiais Civis designados que representaram nessa oportunidade a futura Delegacia de Polícia DECRAB (Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato) a ser instalada na cidade de Santo Ângelo/RS.

A Brigada Militar através do setor de inteligência instalado no CRPO Missões trabalhou em conjunto com a Polícia Civil durante toda essa etapa. Participaram das diligências até o momento Policiais Civis das Delegacias de Entre-Ijuís, DP São Miguel das Missões, DP Santo Ângelo, DPR Santo Ângelo, DP Santo Augusto, DP Jóia, DP Tupanciretã, DECRAB de Cruz Alta e DRACO de São Luiz Gonzaga.  A Brigada Militar participou das diligências com os Policiais Militares lotados nas cidades de Eugênio de Castro, Entre-Ijuís, São Miguel das Missões, Cruz Alta e Santo Ângelo, além dos setores de inteligências instalados no 7º RPMON e CRPO Missões.

 

Fonte: Rádio CIDADESA

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Plantão 24H

Criminoso assalta farmácia no centro de Ijuí; suspeito é preso pela BM

Publicado

em

img 20240717 wa0051

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍbanner plano0 goldAcademia PersonaNuvera

Um homem assaltou a farmácia São João de Ijuí, filial situada à rua 13 de Maio, esquina com a rua Ernesto Alves, por volta das 19 horas e 45 minutos de hoje. No momento trabalhavam duas funcionárias. Não houve feridos. O ladrão foi até o caixa da farmácia, mas tinha pouco dinheiro, pois a movimentação financeira já tinha sido retirada para depósito. Diante disso, o assaltante roubou pequana quantia em dinheiro. Logo após, a Brigbada Militar prendeu o suspeito que foi apresentado na Polícia Civil. Não se sabe se o homem estava armado.,

 

Fonte: RPI.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×