Começa hoje (15), o julgamento que pode enviar Trump à prisão
Connect with us

Internacional

Começa hoje (15), o julgamento que pode enviar Trump à prisão

Publicado

em

portal plural começa hoje (15), o julgamento que pode enviar trump à prisão
Foto: Charly TRIBALLEAU / AFP

  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

Começou hoje (15) o primeiro de quatro julgamentos criminais nos quais o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é réu. Esta é a primeira vez na história dos EUA que um ex-presidente enfrenta um julgamento criminal. Trump é acusado de ocultar os pagamentos que fez à atriz pornô Stormy Daniels em 2016, quando venceu as eleições presidenciais.

A sessão de hoje, realizada em um Tribunal de Manhattan, em Nova York, foi dedicada à seleção do júri do caso. A defesa de Trump também solicitou a substituição do juiz responsável pelo caso, porém, o pedido foi negado no início da sessão.

Ao chegar ao tribunal pela manhã, Donald Trump afirmou que o julgamento é uma perseguição política e um ataque aos Estados Unidos. Todo o quarteirão ao redor da corte foi isolado para evitar tumultos, mas ainda assim, dezenas de pessoas manifestaram-se a favor e contra o ex-presidente.

No total, Trump enfrenta 34 acusações, cada uma delas punível com até 4 anos de prisão (veja mais abaixo perguntas e respostas sobre o caso). O ex-presidente declarou-se inocente e alega ser vítima de uma “caça às bruxas” dos democratas para impedi-lo de retornar à Casa Branca.

Ele é o único pré-candidato do Partido Republicano nas eleições presidenciais e competirá com Joe Biden, atual presidente dos EUA, do Partido Democrata. As eleições ocorrem em 5 de novembro.

No pior cenário para Trump, ele poderia ser condenado à prisão, uma situação inédita na política americana. As sessões do julgamento devem continuar até as 16h30, de segunda até a próxima quarta-feira (17).

Fonte: G1

Compartilhe

Geral

Edifício ‘Castelo de Harry Potter’ é arrasado em ataque russo na Ucrânia

Publicado

em

portal plural edifício 'castelo de harry potter' é arrasado em ataque russo na ucrânia
Foto: AP
  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

Quatro pessoas perderam a vida e outras 27 ficaram feridas durante um ataque com mísseis russos direcionados a edifícios residenciais e infraestrutura civil na cidade portuária de Odessa, no sul da Ucrânia, na segunda-feira (29), relatou o governador regional Oleh Kiper.

Um dos alvos desses ataques foi o edifício de arquitetura gótica popularmente conhecido como “Castelo de Harry Potter”, que foi avistado em chamas. Tal apelido foi atribuído devido à sua semelhança com o Castelo de Hogwarts, presente nos filmes.

Esse prédio faz parte da Academia de Direito de Odessa. A ofensiva russa acontece em meio à expectativa da Ucrânia pela chegada de suprimentos militares prometidos pelos Estados Unidos e pela Europa. Enquanto as tropas ucranianas, desprovidas de armamentos, têm lutado para resistir aos avanços russos no campo de batalha, recentemente se viram obrigadas a realizar uma retirada estratégica de três aldeias no Leste do país.

Nesta segunda-feira, o Ministério da Defesa da Rússia comunicou que suas forças tomaram controle da aldeia de Semenivka. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, declarou que novos suprimentos provenientes do Ocidente começaram a chegar, embora de maneira gradual.

Fonte: G1

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Curiosidades

Gata sobrevive após ser despachada por engano e passar seis dias sem comida e água

Publicado

em

portal plural gata sobrevive após ser despachada por engano e passar seis dias sem comida e água
Foto: CNN/KSL
  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

Uma gata sobreviveu após ser acidentalmente enviada pelos correios por seus donos e passar seis dias sem comida e água. O incidente ocorreu em Utah, nos Estados Unidos. Carrie Stevens Clark e Matt Clark relataram que Galena desapareceu misteriosamente em 10 de abril e, apesar de uma busca intensa de uma semana, não conseguiram encontrá-la.

“Colocamos vários panfletos e pedimos ajuda de amigos e familiares na busca”, disse Carrie: “Galena tem sido um grande apoio emocional para mim e me ajudou a enfrentar muitos problemas de saúde nos últimos seis anos. A ansiedade e o estresse de não saber o que havia acontecido com ela foram insuportáveis”, acrescentou.

Quando estavam quase desistindo da esperança de encontrar seu animal de estimação, receberam um telefonema em 17 de abril de uma pessoa que se identificou como veterinário, informando que o microchip da gata foi escaneado a mais de 1.000 km de distância, na Califórnia.

“Eu simplesmente não conseguia acreditar que ela estava na Califórnia, pensei que fosse uma brincadeira. Ainda é difícil de entender”, disse Carrie.

De acordo com os tutores de Galena, ela adora brincar em caixas. Assim, acabou entrando em um pacote que estavam preparando para devolver sapatos – eles haviam comprado os itens no modo “experimente antes de comprar”. A gata foi encontrada por um funcionário da empresa, que cuidou dela antes de entregá-la a um veterinário.

Após receberem a notícia tão esperada, Carrie e Matt reservaram um voo para o dia seguinte para se reunirem com Galena. “Foi um reencontro incrível! Galena parou instantaneamente de tremer e relaxou em meus braços quando finalmente consegui segurá-la novamente”, compartilhou Carrie.

“Apesar de estar mais magra e ligeiramente desidratada, seu exame de sangue estava completamente normal e ela estava completamente ilesa”, destacou. “A caixa em que Galena ficou estava aberta em uma costura, o que permitia que ela respirasse. As temperaturas que ela enfrentou foram ‘ideais’ e ela não superaqueceu nem congelou”, concluíram.

A família então fez as malas e dirigiu por dez horas de volta para casa, em Utah, enquanto agora incentivam outros donos de animais de estimação a colocar microchips em seus animais.

Fonte: CNNBrasil

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Congresso dos EUA aprova legislação que pode resultar no banimento do TikTok no país

Publicado

em

portal plural congresso dos eua aprova lei que pode banir tiktok no país
Foto: Mike Blake/REUTERS
  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

O Congresso dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que tem potencial para resultar no banimento do TikTok no país. O pacote, aprovado na noite desta terça-feira (23), também inclui o envio de ajuda financeira para Ucrânia, Israel e Taiwan.

No caso do TikTok, o aplicativo poderá ser banido nos EUA se a ByteDance, sua empresa controladora, não encontrar um comprador de confiança dos norte-americanos. Quando o projeto foi aprovado na Câmara, o TikTok lamentou a decisão, afirmando que ela “atropelaria os direitos de liberdade de expressão de 170 milhões de americanos”. O presidente Joe Biden já demonstrou apoio à lei. Se Biden sancionar o texto, a ByteDance terá 270 dias para encontrar um comprador das operações do TikTok nos Estados Unidos, podendo prorrogar esse prazo por mais 90 dias. O novo proprietário não pode ter vínculos com a empresa chinesa.

A expectativa é que a ByteDance entre com uma ação judicial para impedir a aplicação da lei, argumentando que o projeto é inconstitucional.

Entenda mais sobre a discussão envolvendo o TikTok e os Estados Unidos:

  • Por que os EUA estão intensificando as medidas contra o TikTok?
    A ideia de banir a plataforma vem desde o governo de Donald Trump, que alegava que a ByteDance representava um risco para a segurança nacional, permitindo que a China obtivesse dados de usuários americanos. O TikTok negou essas acusações.
  • Por que o projeto foi aprovado junto com um pacote com temas diversos?
    Uma versão anterior do texto estava paralisada no Senado desde março. Os congressistas decidiram incluir a rede social em um pacote que também contempla ajuda econômica a países aliados dos EUA, como Ucrânia e Israel. Projetos de lei de financiamento geralmente tramitam mais rapidamente nas casas legislativas e são prioridades do presidente Joe Biden.
  • E se o TikTok não seguir a lei?
    Se a ByteDance se recusar a cumprir a decisão dos EUA ou não conseguir encontrar um comprador, as gigantes de tecnologia Apple e Google serão obrigadas a remover o TikTok de suas lojas de aplicativos, a App Store e a Play Store, respectivamente.
  • Qual é a posição atual do TikTok?
    De acordo com a agência Reuters, o TikTok afirmou em comunicado que é lamentável que a Câmara dos Deputados esteja usando um projeto de lei para mais uma vez comprometer os direitos de liberdade de expressão de milhões de americanos, sob a cobertura de assistência externa e humanitária.

    Fonte: G1

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×