Começa a funcionar o aplicativo Chamar 192 – Samu – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Começa a funcionar o aplicativo Chamar 192 – Samu

Publicado

em



 

Chamar uma ambulância para casos de urgência e emergência em território gaúcho agora pode ser realizado via aplicativo para celular. Disponível nas lojas de aplicativos para smartfones, o Chamar 192 – Samu permite que os cidadãos façam um cadastro prévio com nome completo, data de nascimento, sexo e locais favoritos, como casa e trabalho. O aplicativo usa as informações cadastradas para agilizar o processo de regulação do Serviço Móvel de Urgência (Samu), no caso de alguma emergência. O médico que atender ao telefonema saberá previamente informações básicas e localização via GPS, diminuindo o tempo de resposta para a chegada da ambulância.

De acordo com a secretária Arita Bergmann, as vantagens de usar o novo meio para contatar o Samu é a agilidade na conversa com os médicos reguladores, já que ele terá acesso aos dados pré-cadastrados no aplicativo, e o uso do GPS para definir a localização da emergência. “Às vezes a pessoa não sabe o nome da rua, ou exatamente a localidade onde está. O GPS vai facilitar ao apontar com precisão onde a ambulância deve ir”, disse Arita na solenidade de lançamento, no Palácio Piratini, nesta quarta-feira (6). “Cada segundo economizado no processo de regulação das emergências via Samu é fundamental para salvar uma vida”, ressaltou.

Outro vantagem, diz a secretária, é inibir os trotes: “Sabendo de antemão quem é a pessoa que está ligando, diminui a chance de haver trotes”. Em 2018, mais de 90 mil telefonemas recebidos pelo 192 foram falsos chamados, correspondendo a 8,3% das ligações. Este ano, até o início de novembro, já foram aproximadamente 74 mil ligações falsas.

Esse foi um dos lançamentos do Governo do Estado. O novo portal rs.gov.br unifica todos os serviços, facilitando o acesso dos cidadãos aos atendimentos em diversas áreas. Também foram lançados a consulta de situação de perícia em veículos, apresentação de responsável por infração de trânsito, emissão de guia de pagamento para a retirada de veículo em depósito, alerta de furto e roubo de veículos, gestão de projetos sociais e de empresas financiadoras por meio da Lei de Solidariedade, e o Escola RS, um novo espaço digital para que a comunidade escolar tenha acesso as atividades escolares, como registro de frequência e aproveitamento de alunos.

A meta do governo é, até o final de 2022, disponibilizar todos os serviços do Poder Executivo de forma 100% digital. Hoje, segundo levantamento preliminar, dos 243 serviços existentes, 95 estão digitalizados.

O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador, Ranolfo Vieira Junior, de secretários de Estado, de parlamentares e de demais autoridades estaduais.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Destaque

VAGAS NO SINE SANTA ROSA HOJE

Publicado

em



QUINTA-FEIRA- 19/05/2022 – VAGAS ATUALIZADAS
________________________________
Acompanhante de idosos
Ajudante de estruturas metálicas
Analista de recursos humanos
Assistente de vendas
Atendente de balcão
Atendente de lojas
Atendente do setor de hortifrutigranjeiros
Auxiliar de dobrador (metais)
Auxiliar de escritório
Auxiliar de estoque
Auxiliar de limpeza
Auxiliar de linha de produção
Auxiliar de serviço de copa
Camareira de hotel
Costureira de máquinas industriais
Eletricista auxiliar
Empregado doméstico nos serviços gerais
Esteticista
Farmacêutico
Fiscal de prevenção de perdas
Funileiro de manutenção
Gerente de vendas
Manicure
Mecânico de automóvel
Mecânico de empilhadeira
Mecânico de manutenção de tratores
Mecânico eletricista de diesel (veículos automotores)
Montador de móveis de madeira
Montador multifuncional em máquinas agrícolas
Motorista de caminhão-guincho pesado com munk
Oficial de manutenção predial
Operador de caldeira
Operador de centro de usinagem com comando numérico
Operador de empilhadeira
Padeiro
Pedreiro
Pizzaiolo
Safrista
Serralheiro
Soldador
Técnico em segurança do trabalho
Trabalhador rural
Vendedor pracista
Vigilante
Para maiores informações comparecer presencialmente na agência.
______________________________
Horário de Atendimento: Segunda-feira a Quinta-feira: 08h
às 16:30h, Sexta-feira das 08h as 16h, sem fechar ao meio-dia.
Endereço: Avenida Rio Branco – 634 – Centro – Santa Rosa.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Mantei ainda não repassou salários dos 5 meses de 2022

Publicado

em



O prefeito de Santa Rosa Anderson Mantei não anunciou repasse de seus salários nos últimos cinco meses. Segundo o próprio chefe do executivo, neste ano ainda não foram destinados salários e nem anunciados projetos contemplados.

Prática resultante de uma promessa de campanha, o prefeito em 2021 recebia projetos de entidades e repassada o valor. “Nós fechamos ano passado, e eu parei de fazer de fazer anúncio devido ao grande número de projetos recebidos. Eu parei de anunciar, e temos projetos para contemplar em dois mandatos. Mas este ano ainda não foram repassados nenhum salário”.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Daiane Ferreira assume comando da 14ª CRS

Publicado

em



A advogada Daiane da Rocha Ferreira assumiu no dia 12 de maio, o comando da 14ªCoordenadoria Regional de Saúde de Santa Rosa. Ela substitui Anselmo Loureiro no cargo.

Daiane coordenará 22 municípios na área da saúde, com ligação direta com as secretarias municipais. A sede da Coordenadoria Regional de Saúde fica situada no centro de Santa Rosam no antigo fórum e conta com 55 servidores.

Advogada, Daiane da Rocha Ferreira teve a indicação do PSDB Estadual, através de Sérgio Rodrigo Colla e deputada Zilá Breitenbach. Ela concorreu a vereadora pela sigla nas eleições de 2020.

 

jn digital

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×