Destaque
Começa a colheita da soja no Rio Grande do Sul

Os cultivos de soja estão avançando para as fases finais do ciclo fenológico e, em algumas áreas, já foi iniciada a colheita que atinge pouco menos de 1% da área total cultivada. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (27/02), o estágio de enchimento de grãos é predominante (56%), e 12% das lavouras estão em maturação, 25% em floração e 6% em germinação e desenvolvimento vegetativo.
A produtividade inicial está menor que a estimada. A área de cultivo inicialmente projetada pela Emater/RS-Ascar está estimada em 6.811.344 hectares e a produtividade média em 3.179 kg/ha. No momento, a Instituição está realizando o levantamento nos municípios produtores e as reestimativas de área e de produtividade das culturas de verão serão divulgadas durante o tradicional Café para a Imprensa na 25ª Expodireto Cotrijal, no dia 11 de março, em Não-Me-Toque.
Apesar das chuvas generalizadas em 16 e 17/02 e isoladas nos dias subsequentes, a situação das lavouras varia de acordo com os volumes pluviométricos registrados, a capacidade de infiltração e a retenção de água dos solos, além das condições edafoclimáticas predominantes durante o plantio.
Em grande parte do Estado, as precipitações irregulares e as elevadas temperaturas têm causado, a morte prematura das folhas do terço inferior, a queda de vagens e a formação heterogênea dos grãos (normais e subdesenvolvidos), mesmo na ausência de sinais visíveis de murchamento foliar. A arquitetura das plantas caracteriza-se por uma haste principal com entrenós mais curtos, menor emissão de ramos laterais e concentração foliar no terço superior, de folhas mais estreitas e alongadas.
Em áreas mais afetadas pela estiagem, como no Centro-Oeste do Estado, observa-se a ausência de fechamento das entrelinhas e predomínio de haste única nas plantas, ou seja, sem ramificações laterais. Onde as chuvas foram mais expressivas – predominantemente a Leste –, as lavouras apresentam potencial produtivo satisfatório, mas demandam umidade para a completa formação dos grãos.
MILHO
A colheita do milho avançou, atingindo 64% da área cultivada. A produtividade mantém-se satisfatória, apesar da insuficiência de chuvas em etapas intermediárias do ciclo. Para a Safra 2024/2025, a Emater/RS-Ascar estima o cultivo de 748.511 hectares, e a produtividade média de 7.116 kg/ha.
Os efeitos da restrição hídrica, ocorrida em janeiro e fevereiro, tendem a se manifestar com maior intensidade em cultivos semeados em novembro e meados de dezembro, os quais estão em fase de floração e enchimento de grãos (14% da área total). As lavouras implantadas tardiamente, que estão ainda em fase vegetativa (5% da área), devem se recuperar devido à reposição de umidade no solo, embora sejam necessárias precipitações regulares para sustentar o potencial produtivo.
MILHO SILAGEM
A colheita do milho para silagem avançou, atingindo 72%. A produtividade é considerada satisfatória, próxima à previsão inicial. Para a Safra 2024/2025 no Estado, a Emater/RS-Ascar projeta o cultivo de 357.311 hectares, e a produtividade média é de 39.457 kg/ha.
Restam as lavouras em maturidade fisiológica e aptas para o corte (7%). Estão 6% em enchimento de grãos; 3% em floração; e 12% em desenvolvimento vegetativo, incluindo os plantios recentes de safrinha. As chuvas no período favoreceram a formação de biomassa foliar nas semeaduras tardias e beneficiaram as lavouras em enchimento de grãos.
Destaque
Lançamento da 20ª Feira do Livro de Santa Rosa

A Prefeitura por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou nesta sexta-feira (14), o Lançamento da 20ª Feira do Livro de Santa Rosa. A ação aconteceu na Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac e reuniu escritores, autoridades e a comunidade. Na oportunidade, foram anunciados os nomes do Patrono e do Escritor Homenageado desta edição, que possui o tema: “Ler é uma aventura fantástica”. Os escolhidos foram o escritor, jornalista e pesquisador, Jacob Petry como Patrono e Claudiomiro Sorriso, como Escritor Homenageado.
O patrono e o escritor homenageado foram recebidos pelo Prefeito Anderson Mantei na Prefeitura. Durante o encontro, a Secretária de Educação e Cultura, Josyane Heck, falou sobre os últimos preparativos para a feira e destacou que este é um evento aguardado por todos os públicos e faixas etárias, “A Feira do Livro é um momento de reencontro com a cultura e a leitura. É importante salientar que o Governo Municipal é parceiro da feira e distribui para todos os alunos da Rede Municipal, do Ensino Fundamental, 1º ao 9º ano, um vale-livro. Um grande incentivo que proporciona aos jovens adquirir de forma gratuita, um exemplar literário”.
Entre as atrações da feira, estão previstos os lançamentos de 12 livros. A 20ª Feira do Livro de Santa Rosa vai acontecer entre os dias de 09 a 15 de abril em frente à Biblioteca Municipal. Um dos diferenciais desta edição será o horário de visitação ampliado, das 07h45min às 21 horas, nos dias de semana.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Recicla Santa Rosa vai acontecer neste sábado

A Prefeitura de Santa Rosa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vai realizar no próximo sábado (15/03), a primeira ação de 2025 da campanha Recicla Santa Rosa. O evento acontecerá no Tape Porã (próximo ao Divino), das 08h às 17h. A programação inclui o recolhimento de resíduos eletrônicos, óleo usado, pilhas e baterias, tampinhas e blisters, além da doação de mudas, adoção de pets, distribuição de folders e adesivos educativos, e atendimento para a população com esclarecimento de dúvidas e procedimentos da Secretaria de Meio Ambiente.
A ação é uma parceria entre o município e as instituições Natusomos e Coopersol. O Secretário de Meio Ambiente, Gustavo Foliatti, convida a comunidade para participar do evento, “Essa é uma oportunidade para a população fazer o destino correto destes materiais e contribuir para o meio ambiente. Convidamos a todos para que prestigiem a atividade”.
Os próximos encontros do Recicla Santa Rosa irão ocorrer no dia 07 de junho, na Praça da Bandeira, e no dia 18 de outubro, na Praça da Sulina.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Festival de beach soccer reuniu mais de 300 participantes em Santa Rosa

A Prefeitura por meio da Secretaria de Esporte e o SESI promoveram em Santa Rosa, um festival de beach soccer. Mais de 300 crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos, participaram nesta semana da competição que integrou os Jogos de Verão 2025. Os projetos da ACBF, ASE, ASR Futsal e SESI movimentaram a quadra de futebol de areia com muitos jogos emocionantes.
Ao final do evento, todos os atletas receberam uma medalha de participação. Para Cauhã Pereira, Secretário de Esporte, o objetivo da ação foi promover a integração e a vivência das crianças nas mais diversas modalidades esportivas nas quadras de areia, “Foi um momento muito especial, onde os participantes puderam interagir e conhecer as estruturas do Parcão”.
Os Jogos de Verão 2025 seguem na próxima semana. As finais estão previstas para ocorrer nos dias 18 e 19/03.
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM