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Com o tema Ética na Pesquisa, Setrem abre o 17º Salão de Pesquisa

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Na noite desta segunda-feira, 30 de setembro, foi realizada a abertura oficial do 17º Salão de Pesquisa Setrem (SAPS). O evento, realizado no Ginásio do Campus, conteve uma palestra com o Dr. Valmir Heckler sobre “Ética na Pesquisa”, tema desta edição do SAPS, que falou sobre a importância de construir o conhecimento por meio de experiências.

Participaram da abertura o vice-diretor de Ensino Superior da Setrem, Mauro Nüske, a coordenadora-geral do SAPS, Cinei Teresinha Riffel, a vice-coordenadora, Angélica Reolon da Costa, bem como os coordenadores dos núcleos de pesquisa, coordenadores dos cursos e estudantes dos cursos técnicos e superiores da Setrem.

Em sua fala, a professora Cinei destacou a finalidade do SAPS, de promover, estimular e incentivar o desenvolvimento, a socialização e a publicação das produções científicas dos estudantes, professores e pesquisadores de diversas áreas da Setrem e de outras instituições. “Também tem por intuito a discussão e a troca de informações sobre pesquisas realizadas e que estão sendo apresentadas, fortalecendo e fomentando a cultura da pesquisa, do ensino e da extensão nos diferentes níveis de ensino”, completou.

A ÉTICA NA PESQUISA – Em seguida, Hackler propôs uma discussão com o público sobre a ética na pesquisa em duas perspectivas: científica e educativa. “Na perspectiva educativa, o aluno precisa aprender a escrever, utilizar a escrita como uma ferramenta de aprendizagem e que realmente transforma o sujeito”, afirmou.

Segundo ele, o grande desafio, hoje, nos espaços educativos é fazer com que o aluno crie. “O criar envolve a escrita e a fala, por exemplo, faz a gente pensar, questionar, buscar a opinião de teóricos, professores e colegas. Tudo isso cria uma possibilidade de experiência, pois assim me dou conta do que estou fazendo”, completou.

Com experiência profissional no Ensino de Ciências na Educação Básica, Ensino Superior, Gestão de Cursos de Graduação e Pós-graduação, Heckler, que já atuou como professor na Setrem, abordou na perspectiva científica o crime de plágio, o qual, para ele é um problema ético na pesquisa. “Isso tem muito a ver com a pessoa, o sujeito, que não faz da vida acadêmica uma experiência, um processo de aprender o que está fazendo. Então é fundamental que a gente pense: qual o papel que tem a escrita e a fala na sala de aula e nos eventos científicos?”, questionou.

Após a palestra, Hackler doou dois exemplares de seu livro “Indagação Online em Temas de Física”, organizado em parceria com Willian Rubira e Ivanderson Pereira da Silva, para a Biblioteca da Setrem. Em agradecimento à sua participação, a acadêmica de Enfermagem Angela Camilo entregou um presente ao palestrante. Ela foi a vencedora do concurso que escolheu o mote do 17º SAPS, com a frase “Pesquisa, Ética e Sociedade: vamos provocar mudanças!”.

EVENTOS AGREGADOS – O Salão de Pesquisa Setrem possui diferentes eventos agregados que buscam fortalecer e fomentar a cultura da pesquisa em todos os níveis de ensino. Neste ano acontecem o 21º Salão de Iniciação Científica, destinado à inscrição de trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação; a 19ª Mostra Estadual de Pesquisa da Educação Profissional; a 19ª Mostra Estadual de Pesquisa da Educação Básica; a 18ª Jornada de Pesquisa, destinada à inscrição de trabalhos desenvolvidos por professores, pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento e demais profissionais com Ensino Superior completo; e o 4º Desafio Startup, que visa selecionar ideias inovadoras com potencial para criação de novos produtos ou serviços, bem como, com possibilidade de transformarem-se em empresas nascentes de base tecnológica ou economia criativa.

PROGRAMAÇÃO – A partir desta terça-feira, 1º de outubro, acontecem as atividades de apresentação oral, a partir das 19h20min, conforme programação de cada nível de ensino. A entrega dos pôsteres deverá ser realizada também nesta terça, na sala do DACAF (anexo ao Ginásio) e as apresentações ocorrerão no dia 3, no Ginásio do Campus, conforme cronograma disponibilizado no site setrem.com.br/saps. A premiação vai acontecer no dia 4 de outubro.

FOTOS: EDUARDO ERTHAL/SETREM
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Ensino

Dom Bosco ativa Disciplina Projeto de Vida

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Com a realização de conversas em sala de aula, atividades, palestras e rodas de conversa, os alunos podem pensar sobre si e suas projeções futurasCom o objetivo de valorizar as vivências dos alunos, para que cada um deles possa refletir sobre seu papel social, desejos pessoais e sobre o impacto de suas escolhas, a disciplina Projeto de Vida do Colégio Salesiano Dom Bosco realiza diversas atividades. Com a promoção de palestras, rodas de conversa e momentos de reflexão, os estudantes podem esclarecer sobre objetivos e anseios pessoais. Ao longo de todo o ano, a escola irá convidar ex-alunos e profissionais de diferentes áreas para conversar com as turmas do Ensino Médio.De acordo com Bruna Hohm, professora da disciplina, “o Projeto de Vida considera os educandos como protagonistas de sua própria formação, como sujeitos integrais, que têm sonhos, expectativas, limitações e são capazes de decidirem o que querem e onde querem chegar para, então, idealizar e trilhar a jornada que os levará aos seus propósitos e contribuirá com sua escolha profissional”. Ao longo da disciplina, o estudante pode identificar suas potencialidades e dificuldades, tendo acompanhamento e suporte para desenvolver seus projetos com consciência crítica, criativa, autônoma e responsável.Para Maria Luiza Mallmann, aluna do Terceiro Ano do Ensino Médio, o Projeto de Vida é uma matéria que promove o autoconhecimento e faz refletir a respeito do futuro, servindo como um guia, baseando-se nas áreas de conhecimento que cada um mais se identifica. “A disciplina te mostra que a felicidade e plenitude vão além de conquistas profissionais, que tu precisa estabelecer objetivos e metas pessoais, que irão te motivar a ser alguém melhor e fazer com que tua vida valha a pena”. Como o Ensino Médio é uma fase de transição, amadurecimento e de decisões importantes, a disciplina Projeto de Vida tem um papel importante em guiar e orientar os estudantes.

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Destaque

Programa Papo de Responsa da Polícia Civil

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A Assessoria de Políticas para Mulheres de Santa Rosa, esteve representada nesta quinta-feira (17), no Programa Papo de Responsa da 10ª Região Policial. A roda de conversa aconteceu na E.M.E.F Pedro Speroni. Na oportunidade, foram trazidos diversos temas que impactam a vida da menina e da mulher.
Participaram do Programa, as profissionais: Solange Griza, Assessora de Políticas para as Mulheres da Prefeitura e as Escrivãs da Polícia Civil, Rosana Lisik e Marcia Basso. Durante o dia foram desenvolvidos diálogos sobre as formas de violência. Também foi falado sobre os serviços e telefones disponíveis para as vítimas. Durante a ação, os participantes puderam tirar dúvidas e contribuir, o que gerou uma significativa troca de informações e conhecimentos. O Papo de Responsa atua na região de Santa Rosa desde 2016 e as instituições de ensino interessadas em agendar o recebimento do Programa, podem entrar em contato com a Polícia Civil, pelo telefone (55) 3513-6000.
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Destaque

Novo projeto para adequar salário dos professores ao piso nacional

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Diante do reajuste de 33,24% no piso nacional do magistério, assinado na semana passada pelo presidente Jair Bolsonaro, o governo do Estado precisará readequar o salário dos professores estaduais. O reajuste concedido no ano passado, de 32% sobre o subsídio, levou o piso dos professores gaúchos para 3.809,92, abaixo dos R$ 3.845,63 definidos pelo governo federal.

A decisão sobre como compensar a diferença deve ser tomada ao longo da semana pelo governador Eduardo Leite. No momento, a tendência é de que o governo envie um novo projeto à Assembleia incorporando o valor aplicado pelo Palácio do Planalto.

Com essa solução, o subsídio de todos os professores deve sofrer um pequeno reajuste, já que o novo plano de carreira aprovado em 2020 garante uma distância salarial mínima entre os diferentes níveis e classes da tabela remuneratória.

A alternativa seria pagar um completivo aos professores, o que teria impacto financeiro semelhante e abriria brecha para um eventual passivo judicial futuro.

Leite gostaria de eliminar do dicionário de seu governo a palavra “completivo”, usado desde 2009 para que nenhum professor recebesse menos do que o piso nacional do magistério, o que acabou achatando o plano de carreira. Com o novo plano, a promessa foi de respeitar a diferença entre um degrau e outro.

Na sexta-feira, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, disse que o tema será discutido pelo governo durante esta semana.

 — Ainda não fizemos esse debate porque aguardávamos a manifestação do presidente da República (a portaria foi assinada na sexta-feira). Vamos debater qual o melhor caminho, valorizando o que fizemos no ano passado  —  destacou Lemos.

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