Com o tema Ética na Pesquisa, Setrem abre o 17º Salão de Pesquisa – Portal Plural
Connect with us

Ensino

Com o tema Ética na Pesquisa, Setrem abre o 17º Salão de Pesquisa

Publicado

em



 

Na noite desta segunda-feira, 30 de setembro, foi realizada a abertura oficial do 17º Salão de Pesquisa Setrem (SAPS). O evento, realizado no Ginásio do Campus, conteve uma palestra com o Dr. Valmir Heckler sobre “Ética na Pesquisa”, tema desta edição do SAPS, que falou sobre a importância de construir o conhecimento por meio de experiências.

Participaram da abertura o vice-diretor de Ensino Superior da Setrem, Mauro Nüske, a coordenadora-geral do SAPS, Cinei Teresinha Riffel, a vice-coordenadora, Angélica Reolon da Costa, bem como os coordenadores dos núcleos de pesquisa, coordenadores dos cursos e estudantes dos cursos técnicos e superiores da Setrem.

Em sua fala, a professora Cinei destacou a finalidade do SAPS, de promover, estimular e incentivar o desenvolvimento, a socialização e a publicação das produções científicas dos estudantes, professores e pesquisadores de diversas áreas da Setrem e de outras instituições. “Também tem por intuito a discussão e a troca de informações sobre pesquisas realizadas e que estão sendo apresentadas, fortalecendo e fomentando a cultura da pesquisa, do ensino e da extensão nos diferentes níveis de ensino”, completou.

A ÉTICA NA PESQUISA – Em seguida, Hackler propôs uma discussão com o público sobre a ética na pesquisa em duas perspectivas: científica e educativa. “Na perspectiva educativa, o aluno precisa aprender a escrever, utilizar a escrita como uma ferramenta de aprendizagem e que realmente transforma o sujeito”, afirmou.

Segundo ele, o grande desafio, hoje, nos espaços educativos é fazer com que o aluno crie. “O criar envolve a escrita e a fala, por exemplo, faz a gente pensar, questionar, buscar a opinião de teóricos, professores e colegas. Tudo isso cria uma possibilidade de experiência, pois assim me dou conta do que estou fazendo”, completou.

Com experiência profissional no Ensino de Ciências na Educação Básica, Ensino Superior, Gestão de Cursos de Graduação e Pós-graduação, Heckler, que já atuou como professor na Setrem, abordou na perspectiva científica o crime de plágio, o qual, para ele é um problema ético na pesquisa. “Isso tem muito a ver com a pessoa, o sujeito, que não faz da vida acadêmica uma experiência, um processo de aprender o que está fazendo. Então é fundamental que a gente pense: qual o papel que tem a escrita e a fala na sala de aula e nos eventos científicos?”, questionou.

Após a palestra, Hackler doou dois exemplares de seu livro “Indagação Online em Temas de Física”, organizado em parceria com Willian Rubira e Ivanderson Pereira da Silva, para a Biblioteca da Setrem. Em agradecimento à sua participação, a acadêmica de Enfermagem Angela Camilo entregou um presente ao palestrante. Ela foi a vencedora do concurso que escolheu o mote do 17º SAPS, com a frase “Pesquisa, Ética e Sociedade: vamos provocar mudanças!”.

EVENTOS AGREGADOS – O Salão de Pesquisa Setrem possui diferentes eventos agregados que buscam fortalecer e fomentar a cultura da pesquisa em todos os níveis de ensino. Neste ano acontecem o 21º Salão de Iniciação Científica, destinado à inscrição de trabalhos desenvolvidos por estudantes de graduação; a 19ª Mostra Estadual de Pesquisa da Educação Profissional; a 19ª Mostra Estadual de Pesquisa da Educação Básica; a 18ª Jornada de Pesquisa, destinada à inscrição de trabalhos desenvolvidos por professores, pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento e demais profissionais com Ensino Superior completo; e o 4º Desafio Startup, que visa selecionar ideias inovadoras com potencial para criação de novos produtos ou serviços, bem como, com possibilidade de transformarem-se em empresas nascentes de base tecnológica ou economia criativa.

PROGRAMAÇÃO – A partir desta terça-feira, 1º de outubro, acontecem as atividades de apresentação oral, a partir das 19h20min, conforme programação de cada nível de ensino. A entrega dos pôsteres deverá ser realizada também nesta terça, na sala do DACAF (anexo ao Ginásio) e as apresentações ocorrerão no dia 3, no Ginásio do Campus, conforme cronograma disponibilizado no site setrem.com.br/saps. A premiação vai acontecer no dia 4 de outubro.

FOTOS: EDUARDO ERTHAL/SETREM
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ensino

CAPS AD realiza palestras de conscientização nas escolas

Publicado

em



A FUMSSAR, através do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas CAPS AD realizou atividades educativas. Através do Programa Saúde na Escola PSE, quatro palestras sobre conscientização do uso de álcool e drogas na adolescência foram organizadas. As ações ocorreram na Escola Municipal Pedro Speroni, no bairro Cruzeiro.

As atividades foram ministradas pelos integrantes da equipe multidisciplinar do CAPS AD Movimento. Participaram a Assistente Social, o Enfermeiro, o Médico Psiquiatra, o Psicólogo, o Terapeuta Ocupacional e os Técnicos em Enfermagem. Além das orientações trazidas pelos profissionais, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir o depoimento de um paciente do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas.

Ao todo 180 alunos, do 6º ao 9º ano, acompanharam as palestras. Entre os temas abordados: tipos de drogas, seus efeitos no organismo e as consequências do uso prolongado.

As instituições de ensino que tiverem interesse em participar, podem entrar em contato com o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas, pelo telefone: (55) 3513-5158 e agendar uma visita da equipe multidisciplinar.

O CAPS AD funciona das 08h às 18h sem fechar ao meio-dia de segunda a sexta-feira. O Centro fica localizado na Av. Flores da Cunha, 1321, no bairro Cruzeiro.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Como a alfabetização sofreu na pandemia: ‘criança que já deveria saber ler ainda não domina o abc’

Publicado

em



Na turma da professora Ana Carolina Guimarães há, hoje, desde crianças que já conseguem ler textos com facilidade até os alunos que, aos 8 ou 9 anos de idade, ainda sequer criaram familiaridade com todas as letras do alfabeto.
O cenário da volta às aulas preocupou a professora do 3° ano do ensino fundamental 1 na Escola Estadual São Bento, em Belo Horizonte (MG) – que por enquanto está funcionando em modelo híbrido, em que as crianças alternam entre uma semana na escola e uma semana no ensino remoto.

Preocupação da professora se deve ao fato de que, em condições normais, na 3ª série, as crianças já costumam estar na fase final do aprendizado básico de leitura e escrita.

“Todos os alunos teriam que estar lendo, e não é a realidade. Percebemos que há uma carência nesse retorno às aulas e que a alfabetização foi muito afetada pela pandemia”, diz Guimarães .

Crianças vulneráveis de 5 a 10 anos de idade – e, portanto, as que cursam o final da educação infantil e todo o ensino fundamental 1 – foram um grupo particularmente sensível às dificuldades dos mais de 18 meses de ensino à distância na pandemia. É porque elas estão em uma fase crucial de seu desenvolvimento escolar: a da alfabetização e da consolidação da leitura, da escrita e dos fundamentos matemáticos.
E também porque, nessa idade, elas têm pouca autonomia no ensino remoto, e portanto o contato próximo aos professores fez muita falta.

Fonte: terra

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Polo de Ensino de Santa Rosa realiza doação de brinquedos em alusão ao Dia das Crianças

Publicado

em



Na tarde de segunda-feira (11) os alunos soldados do Polo de Ensino de Santa Rosa, acompanhados do Leão do PROERD e da Fronteiruxa, realizaram a entrega de brinquedos para crianças de comunidades próximas ao Polo.

Além de levar um pouco mais de alegria para as crianças, a ação ajuda o futuro soldado da Brigada Militar a compreender e desempenhar suas atividades com base na filosofia de polícia comunitária.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×