Com 68 mil focos de queimadas, Brasil registra pior agosto desde 2010
Connect with us

Clima/Tempo

Com 68 mil focos de queimadas, Brasil registra pior agosto desde 2010

Publicado

em

portal pluralo brasil registrou 68.635 focos de queimadas em agosto, conforme dados do programa queimadas do instituto nacional de pesquisas espaciais (inpe). este é o pior resultado para o mês de
Foto: Divulgação

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

O Brasil registrou 68.635 focos de queimadas em agosto, conforme dados do “Programa Queimadas” do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Este é o pior resultado para o mês desde 2010, quando foram detectados 90.444 focos ativos pelo satélite de referência do Inpe.

Desde 1998, quando o Inpe começou a coletar dados históricos, este agosto foi o quinto pior em número de focos de queimadas no Brasil. A quantidade de queimadas mais que dobrou em comparação com o mesmo período do ano passado, quando o país registrou 28.056 focos.

A média histórica de queimadas para agosto é de 46.529 focos, e o mínimo registrado foi em 2013, com cerca de 21 mil focos em todo o país.

Incêndios na Amazônia e no Cerrado

Mais de 80% dos focos de incêndio ocorreram na Amazônia e no Cerrado, de acordo com o Inpe. Na Amazônia, a temporada de incêndios costuma ocorrer entre junho e outubro, mas fazendeiros, garimpeiros e grileiros derrubam e preparam a floresta para queimadas ao longo do ano. Desde janeiro até 1º de setembro, a Amazônia registrou 65.667 focos de fogo, um aumento de 104% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 32.145 focos.

Somente em agosto de 2024, o bioma Amazônia registrou mais da metade de todos os focos do ano, totalizando 38.266. Isso representa um aumento de 120% em comparação com agosto de 2023, que teve 17.373 focos.

No Cerrado, foram registrados 18.620 focos de queimadas entre 1º e 31 de agosto, mais do que o dobro do registrado em agosto de 2023, quando houve 6.850 focos. Desde o início de 2024, o Cerrado já contabilizou 40.496 focos, um aumento de 70% em relação ao mesmo período de 2023.

Fonte: G1

Compartilhe

Clima/Tempo

2024 é o ano com as temperaturas mais altas já registradas na Terra

Publicado

em

portal plural 2024 é o ano com as temperaturas mais altas já registradas na terra
Foto: Divulgação
NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

2024 está a caminho de se tornar o ano mais quente da história do planeta Terra, conforme confirmado pelo observatório europeu Copernicus nesta segunda-feira (9).

Novembro marcou o 16º mês, em um período de 17 meses, em que a temperatura média global da superfície do ar ultrapassou 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. Esse valor é considerado por especialistas como um limite crucial para evitar consequências mais graves para o clima e para a sobrevivência na Terra.

De acordo com o centro, mesmo sem o término de dezembro, é improvável que a situação melhore. Assim, 2024 provavelmente será o ano mais quente registrado na Terra desde o período pré-industrial (1850-1900).

Embora a Terra tenha alcançado esse limite de temperatura, ele ainda não é definitivo. Para isso, seria necessário que essa marca fosse repetida em vários anos consecutivos.

No Brasil, o calor extremo resultou na pior seca já registrada na história recente do país, especialmente na região Norte. A expectativa dos especialistas era que a chegada da estação chuvosa em outubro amenizasse a situação, mas em muitas áreas a chuva atrasou ou ficou abaixo da média.

Além da seca e do calor, o aquecimento global também está intensificando outros eventos climáticos extremos. Chuvas como as que ocorreram no Rio Grande do Sul em maio, por exemplo, são exacerbadas pelo aquecimento. Com mais calor, há mais vapor d’água na atmosfera, resultando em volumes de chuva maiores.

Fonte: O Sul

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Quinta-feira começa com chuva e temperaturas mais amenas em Santa Rosa

Publicado

em

portal plural chuva
Foto: Divulgação/ Portal Plural
15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

Nesta quinta-feira (28), a cidade de Santa Rosa, amanheceu com chuva. A instabilidade chegou no inicio da noite e permaneceu até esta manhã, deixando a temperatura um pouco mais amena.

De acordo com o clima tempo, a previsão é de que a chuva se estenda ao longo de todo o dia, com momentos alternados entre sol e pancadas de chuva. A máxima no Berço Nacional da Soja, deve ser de 27ºc.
A precipitação deve ser de 11mm e a chuva deve se estender até a sexta-feira, onde são esperados 18mm de chuva

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Defesa Civil implementará nova ferramenta para temporais no Rio Grande do Sul

Publicado

em

portal plural ▶️ confira a matÉria no link!! 📲aconteceu! está no portal plural, a mídia de todos ‼️
Foto: Alex Rocha/PMPA
Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul implementará uma nova ferramenta de alerta para temporais e desastres severos no Estado, enviando avisos diretamente aos telefones celulares.

De acordo com o órgão, essa ferramenta foi desenvolvida em parceria com a Defesa Civil Nacional e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para emitir alertas utilizando a rede de telefonia celular. Uma demonstração do sistema ocorrerá em 36 cidades gaúchas no próximo sábado (30).

O primeiro alerta será enviado às 15h para os municípios de Alegrete, Dom Pedrito, Itaqui, Quaraí, Rosário do Sul, Uruguaiana, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Pântano Grande, Capão do Leão, Pedro Osório, Pelotas e São Lourenço do Sul.

O segundo envio, previsto para começar às 15h05, será direcionado aos municípios de Porto Xavier, Porto Mauá, Barra do Guarita, Iraí, Caxias do Sul, São Vendelino, São Sebastião do Caí, Estrela, Encantado, Cruzeiro do Sul, Muçum, Eldorado do Sul, Igrejinha, Itati, Maquiné, Montenegro, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Parobé, Rolante, São Jerônimo, Três Coroas e Três Forquilhas.

Segundo a Defesa Civil, no dia da demonstração, todas as pessoas presentes nos municípios receberão o alerta, mesmo que não residam na localidade. O aviso será recebido mesmo que o telefone esteja configurado para o modo silencioso ou sem créditos.

Durante o teste, os telefones vibrarão e emitirão um sinal sonoro contínuo de cerca de 10 segundos. A mensagem de texto do alerta se sobreporá ao conteúdo que estiver sendo visualizado na tela, e o usuário só conseguirá continuar utilizando o telefone após visualizar o conteúdo.

O novo sistema estará disponível em todo o território gaúcho a partir de 4 de dezembro e será utilizado apenas em casos de desastres extremos ou severos, que envolvam risco à população.

Fonte: O Sul

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×