Clima favorece plantio da safra de inverno no RS
Connect with us

Agro

Clima favorece plantio da safra de inverno no RS

Publicado

em

portal plural clima favorece plantio da safra de inverno no rs
Foto: Divulgação/ Emater-Ascar

Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

As condições climáticas, observadas no período, favoreceram a intensificação da semeadura das lavouras de inverno no Rio Grande do Sul, especialmente de trigo. Anteriormente, essa atividade havia sido represada devido à concentração dos produtores na conclusão da safra de verão e às condições ambientais adversas (chuvas e excesso de umidade no solo), que limitavam a operação apenas nos terrenos mais secos. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (13/06) pela Emater/RS-Ascar, houve intensa movimentação de tratores e máquinas semeadoras, visando ampliar a extensão cultivada, considerada em atraso. Nas áreas implantadas mais precocemente, observa-se boa evolução das lavouras de trigo, embora algumas partes apresentem problemas no estande de plantas, em razão da semeadura em solo excessivamente úmido, que causou o selamento dos sulcos pela passagem dos discos das semeadoras, agravado pela ausência de chuvas após essa operação.

A área cultivada com trigo na safra 2023 no Estado foi de 1.505.807 hectares, e a produtividade foi de 1.751 kg/ha (IBGE). A Emater/RS-Ascar está realizando o levantamento de intenção de plantio para a safra 2024, que deverá ser apresentado nas próximas semanas. Preliminarmente, a tendência observada é de pequena redução, comparativamente à safra anterior. A redução da área de plantio se justifica pelos baixos preços do cereal e pela frustração de produtividade na última safra.

No caso da aveia branca, outra importante cultura de inverno, houve intensa atividade de semeadura durante o período, visando aproveitar as condições adequadas de umidade do solo. As primeiras lavouras semeadas estão em desenvolvimento vegetativo e apresentam elevada incidência de pulgões e complexo de manchas foliares, cuja proliferação é favorecida pelas altas temperaturas, atípicas para o período. A área cultivada com aveia branca na safra anterior no Estado (2023) foi de 364.989 hectares, e a produtividade foi de 1.619 kg/ha (IBGE).

A semeadura da canola está mais avançada em comparação a outras culturas de inverno, pois o período preferencial de cultivo, segundo o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ocorre de forma antecipada em relação às demais cultivadas no mesmo período produtivo. A área cultivada com canola na safra anterior no Estado (2023) foi 77.418 hectares, e a produtividade foi de 1.474 kg/ha (IBGE). A

Cevada – É período de semeadura e os principais produtores localizam-se nas regiões do Alto Uruguai e Planalto. A área cultivada na safra anterior no Estado (2023) foi de 40.695 hectares, e a produtividade foi de 1.961 kg/ha (IBGE). A Emater/RS-Ascar está conduzindo o levantamento de intenção de plantio para a safra 2024; os resultados preliminares indicam decréscimo significativo em comparação à safra anterior. A tendência é de que, proporcionalmente, haverá a maior redução de área entre as principais culturas de inverno. Segundo os produtores, a principal razão para essa diminuição foi a frustração da safra anterior, na qual quase a totalidade dos grãos produzidos não obteve classificação comercial adequada para a indústria cervejeira.

Compartilhe

Agro

35º Hortigranjeiros: Evento mantém tradição de entrada gratuita e já tem 90% dos espaços externos comercializados

Publicado

em

portal plural 35º hortigranjeiros evento mantém tradição de entrada gratuita e já tem 90% dos espaços comercializados

Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

Ester Seide está à frente da organização do 35º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, que será realizado em agosto no Parque de Exposições de Santa Rosa. Segundo Ester, mais de 90% dos espaços externos já foram vendidos, o que representa um grande avanço na preparação do evento. A edição deste ano deve contar com a participação de aproximadamente 600 expositores.

O evento, que tem um orçamento de R$ 1,5 milhão, será custeado com a receita obtida pela locação dos estandes e por patrocínios. Ester também confirmou que o acesso gratuito ao público continuará sendo uma marca do Hortigranjeiros.

Além disso, uma programação musical está sendo organizada com recursos captados via Lei Rouanet.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Agro

Plantio da soja no RS se aproxima do final

Publicado

em

portal plural plantio da soja no rs se aproxima do final
Foto de Ellen Bonow, jornalista na Emater/RS-Ascar
Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

A semeadura da soja no Rio Grande do Sul alcança 96% da área de cultivo projetada pela Emater/RS-Ascar nesta safra 2024/2025, que é de 6.811.344 hectares, com produtividade média de 3.179 kg/ha. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta quinta-feira (26/12), de maneira geral,o término do plantio da soja ocorre de forma mais lenta devido à sequência de semeadura em áreas previamente ocupadas por outras culturas, como milho e tabaco, ou em regiões de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), onde a retirada dos bovinos ou a colheita de sementes forrageiras acontecem de forma tardia. A implantação da soja deverá ser concluída até a primeira quinzena de janeiro, à medida que as áreas forem sendo liberadas.

Até o momento, as lavouras de soja apresentam excelente desenvolvimento, impulsionado pela alta luminosidade e pelos níveis razoáveis de umidade no solo. As plantas em fase vegetativa (96% da área de cultivo) demonstram emissão expressiva de ramos laterais e fechamento entre as fileiras adjacentes, indicando vigor satisfatório. Em lavouras de cultivares precoces, semeadas na primeira quinzena de outubro, se observa o início da floração (4%). A partir desse estágio, a demanda hídrica aumenta de forma significativa, o que traz preocupação em função da distribuição irregular e dos baixos volumes de chuva ocorridos nas primeiras três semanas de dezembro, especialmente no Centro e Oeste do Estado.

Fonte: Emater/Ascar

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Agro

Rio Grande do Sul sedia a primeira colheita mecanizada de erva-mate do Brasil

Publicado

em

portal plural nos últimos dias, o rio grande do sul foi palco da primeira colheita mecanizada de erva mate do brasil. o evento ocorreu em uma propriedade no interior de espumoso, município locali
Foto: Divulgação/ Emater
15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

Nos últimos dias, o Rio Grande do Sul foi palco da primeira colheita mecanizada de erva-mate do Brasil. O evento ocorreu em uma propriedade no interior de Espumoso, município localizado na região Norte do estado, durante um dia de campo organizado pela Ervais do Futuro, em parceria com a Emater.

 Na região do Alto Taquari, onde se concentra a maior parte da produção gaúcha, o terreno acidentado dificulta a mecanização. Além disso, o alto custo da tecnologia é um obstáculo, especialmente para os agricultores familiares, que constituem a maioria dos produtores de erva-mate no estado.

A propriedade Ervais do Futuro conseguiu mecanizar a colheita graças ao terreno relativamente plano e à importação de uma máquina da Argentina. Agora, a empresa busca outras expansões, como a instalação de uma planta industrial na propriedade rural.

Fonte: GZH

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×