Destaque
Cleo solicita parada de ônibus na Rua Benvindo Giordani

A vereadora Cleo Brinhol do Cidadania23, solicitou que através da Secretaria competente, realizem um estudo de viabilidade para a implementação de uma parada de ônibus, de preferência com assento na Rua Benvindo Giordani, próximo ao n°62, vila planalto.
“Conversei com alguns usuários do transporte coletivo pedindo a colocação da mesma, tendo em vista que esta melhoria é de suma importância para os ocupantes do transporte coletivo no dia-a-dia”, disse a vereadora Cleo.
Agro
Santa Rosa decreta emergência devido à estiagem

Santa Rosa entrou em situação de emergência nesta segunda-feira (17), conforme decreto que será assinado pelo prefeito Anderson Mantei. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa pela manhã, antecipando a medida oficial.
A estimativa já provocou perdas significativas no município. De acordo com um levantamento da Emater, os prejuízos na agricultura e pecuária ultrapassaram R$ 82 milhões, com uma redução de produtividade superior a 50%. Além disso, três comunidades rurais – Rincão Honório, Lajeado Ipê e Linha 13 de Maio – estão recebendo abastecimento de água por caminhões-pipa para consumo humano.
Com a decisão, Santa Rosa se juntou a outros 12 municípios da região de Amufron que já decretaram emergência devido à seca.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Com peso valorizado, comércio na fronteira com a Argentina tem crescimento de 30% no RS

A valorização do peso argentino em relação ao real brasileiro tem feito os vizinhos estrangeiros lotarem lojas na fronteira entre os dois países. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do RS, o aumento no comércio é de pelo menos 30% neste verão em relação à temporada passada.
Se antes era comum ver brasileiros cruzando a fronteira para abastecer os carros e comprar mercadorias na Argentina, agora o jogo virou: são os argentinos que têm lotado as lojas brasileiras em busca dos mais variados produtos.
“Por conta da implementação de um programa bem sucedido de estabilização econômica, o que vem ocorrendo é uma recuperação do valor do peso argentino. Então essa recuperação do valor faz com que recupere o poder aquisitivo”, explica Anderson Denardin, coordenador de Economia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
De acordo com o especialista, o peso foi uma das moedas que mais se valorizou frente ao dólar, diferente do real, que desvalorizou.
“Isso significa que o peso em relação ao real foi uma das moedas que se valorizou de modo significativo. Isso faz com que os produtos nacionais brasileiros se tornem bem mais atrativos do que os produtos argentinos”, conclui Denardin.
De acordo com o gestor de um free shop na fronteira, as vendas para argentinos representam mais de 40% do total do estabelecimento. Para facilitar o comércio, até o atendimento passou a ser feito em espanhol.
“A gente começa dando ‘buenos días’, ‘buenas tardes’ e ‘buenas noches’. O vocabulário do que eles procuram é sobre ‘chombas’ e ‘remeras’, que vêm a ser polos e camisetas”, conta Paulo Pavin, CEO de um free shop na cidade.
E não só roupas ou produtos mais caros que são procurados pelos turistas. O taxista Valentin Castillo conta que atravessa a fronteira para comprar alimentos, material de limpeza e outros produtos do dia a dia.
“Convém comprar em Uruguaiana porque é mais ou menos 50% mais caro em Libres do que aqui”, diz.
Destaque
Número de crianças com celular próprio cresce no Brasil

Com a tecnologia se tornando uma parte cada vez mais integrada à vida cotidiana, a questão de como as crianças interagem com esses dispositivos se torna cada vez mais relevante. Uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) revela que crianças de 0 a 8 anos estão cada vez mais conectadas, não apenas utilizando, mas também possuindo esses aparelhos.
Os dados do Cetic mostram um aumento significativo no acesso à internet por crianças. Entre 2015 e 2024, a porcentagem de crianças de 0 a 2 anos que acessam a internet subiu de 9% para 44%. Para crianças de 3 a 5 anos, o número saltou de 26% para 71%, e para aquelas de 6 a 8 anos, de 41% para 82%. A pesquisadora do Cetic Luísa Adib aponta que a pandemia de Covid-19 acelerou o uso de celulares entre os mais jovens, refletindo também na posse de dispositivos próprios. Apesar do avanço na conectividade, há preocupações sobre a autoexposição e o tipo de conteúdo consumido pelas crianças, que podem impactar seu desenvolvimento e bem-estar.
A psicóloga Luciana Inocêncio, especialista em atendimento infantil, alerta os pais sobre o uso de smartphones por crianças pequenas. Ela questiona a necessidade de crianças de 0 a 2 anos terem acesso a celulares, destacando que não há importância ou necessidade nessa fase. Inocêncio ressalta que o uso precoce da internet pode prejudicar a atenção e a concentração das crianças, já que o cérebro infantil precisa de tempo para aprender e se desenvolver adequadamente.
A exposição excessiva a telas pode interferir nesse processo, levando a possíveis dificuldades de aprendizado e socialização no futuro. Em resposta a essas preocupações, o presidente Lula sancionou uma lei no início do ano que proíbe o uso de celulares em unidades de ensino, do ensino fundamental ao médio.
Fonte: Jovem Pan.
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM