Civismo e orgulho da nossa terra – Portal Plural
Connect with us

Fenasoja 2020

Civismo e orgulho da nossa terra

Pável Bauken

Publicado

em



 

A Comissão de Cultura e Turismo, presidida por Rafael Rufino, quer expressar a alegria e o orgulho de ser FENASOJA e de ser brasileiro. Para Rufino, não há melhor manei­ra de demonstrar este sentimento senão convidar a todos a reviverem boas lembranças, resgatarem me­mórias e se envolver com novos desafios. Para que isso aconteça a comissão está desenvolvendo dois projetos principais: o regaste histórico do ‘Livro Fenasoja’ e o ‘Projeto Orgulho Nacional’.

Rafael comenta que o resgate do livro contempla uma revisão dos eventos que antecederam a 1ª Feira Nacional da Soja, realizada em dezembro de 1966, até sua 18ª edição. ‘A publicação também irá ampliar os registros da 19ª até os acontecimentos da 23ª FENASO­JA, que está em andamento e que se concretizará no ano que vem, quando será lançada oficialmente durante o evento’.

Já o ‘Projeto Orgulho Nacional’ surge com o propósito de resgatar a essência de cada cidadão e trazer à reflexão sobre nossa vida como de­tentores de tradições que formam nossa identidade como brasileiros. “É uma oportunidade de fortalecer estes laços da nossa memória cole­tiva, entoar hinos cívicos e celebrar datas comemorativas. É uma forma de expressarmos o amor pelo lu­gar em que vivemos. Este resgate ao civismo visa oportunizar as ha­bilidades artísticas de estudantes através de pequenas apresentações e promover a integração entre esco­las”, afirma Rufino. Ele salienta que o homem/mulher cívico(a) é aquele que cumpre com seus deveres e ze­la pela integridade de seus direitos. “Para que as futuras gerações pos­sam entender e sentir orgulho de suas decisões é necessário promo­ver entre os mais jovens ações que reforcem atitudes de cooperação, participação e responsabilidade em prol da cidadania”.

Rafael reitera que a FENASOJA entende que a comunidade escolar tem um papel fundamental neste processo de incentivar a socieda­de a ter atitudes que construam o significado do amor à pátria. Por isso foi convidada a 17º Coorde­nadoria Regional de Educação do Estado a participar deste projeto, que abrangendo 248 escolas em 22 municípios. A participação dos educandários resultará na escolha de cinco trabalhos que receberão prêmios e participação especial durante a feira.

Já para solidificar estas iniciativas o ‘Orgulho Nacional’ tem promovi­do a ‘Ação Fenasoja’, com diversas atividades para as crianças, o show ‘De Pai pra Filho’ além do canto do Hino Nacional com o hasteamento da bandeira do Brasil. Também são realizadas dinâmicas com a Briga­da Militar e com o Exército. Esta ação estará presente na FENASOJA 2020 e foi realizada nos municípios de Três de Maio, Horizontina e San­to Cristo. Em Santa Rosa ocorrerá no próximo dia 23 de novembro.

Outros movimentos acontecerão durante os 10 dias de feira. O Es­paço Cultural apresentará uma programação diversificada para todos os gostos.

“O espaço voltado à vivência cul­tural permitirá que escolas, en­tidades e artistas locais possam apresentar seus talentos em um local com uma produção básica. Teremos também uma espécie de ação de cultura itinerante que irá ao encontro dos visitantes. Assim como estas, outras atividades estão sendo pensadas e mais próximas à feira serão definidas”, completou.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Feiras entregam presentes para alunos da APAE e da APADA

Pável Bauken

Publicado

em



A FENASOJA, a Indumóveis, o Hortigranjeiros e grupos de amigos ligados as três entidades realizaram uma ação solidária de Natal e adotaram ao todo 145 cartas de pedidos de Natal de alunos da APAE e da APADA de Santa Rosa.

A iniciativa partiu da presidente da Comissão de Recepção da Fenasoja, Daiane Dutra que foi aceita pelos presidentes de comissões das feiras. “Foi um ano difícil para todos devido a pandemia, a Fenasoja foi adiada e não pôde acontecer , então a idéia foi mobilizar os voluntários nessa data e juntos fazer uma ação que pudesse ter um olhar para o próximo fazendo que com que a magia do Natal para essas crianças acarinhasse os nossos corações . Notamos que a Apae e a Apada estamos com a campanha de apadrinhamento através das cartinhas, levamos a ideia e os presidentes das feiras aceitaram”. Os presentes foram entregues para a APAE na sexta-feira (04) e para a APADA na terça-feira (08).

A diretora da APAE, Marli Rozek destacou a importância da ação voluntária. “As crianças esperam muito por estes presentes, e a parceria com as feiras neste ano foi muito importante para que pudéssemos manter a tradição e presentear todos os nossos alunos”, agradeceu Marli.

O presidente da Fenasoja, Elias Dallalba parabenizou a iniciativa de Daiane e ainda reiterou o compromisso de realizar projetos em conjuntos com as duas entidades. “Para nós voluntários é uma grande alegria realizar o projeto”, enfatizou.

O presidente da Indumóveis, Tito Feix reiterou a satisfação dos voluntários das feiras estarem presentes em importantes ações da comunidade. “Mais uma vez nossa comunidade se mostrou solidária. Agradeço a todos os que participaram doando e proporcionando um natal mais alegre para os alunos”, afirmou.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Terça-feira de Dia de Campo da ExpoRural

Pável Bauken

Publicado

em



O Parque de Exposições de Santa Rosa recebe a partir das 10h, agricultores e a comunidade em geral para o Dia de Campo Máquinas e Cultivares. A programação é realizada pela comissão da ExpoRural da FENASOJA 2020. Evento acontecerá também na quarta-feira, das 10 às 17h.

O presidente da Comissão da ExpoRural, Roberto Racho destaca que participam do evento 25 empresas, e é uma grande oportunidade para agricultores e interessados pelo setor de produção realizar troca de experiência. “Tivemos uma seca e o evento é uma forma dos produtores rurais conhecer as novas tecnologias e cultivares, além de ter orientações de profissionais da área. Em exposição estarão empresas de cultivares e máquinas agrícolas. Devido a pandemia o evento seguirá todas as normas de segurança, mantendo distanciamento e seguindo protocolos estipulados por órgãos de saúde”, explicou Racho.

Racho explica que a área da ExpoRural foi preparada há cerca de 160 dias, quando se teve o adiamento da feira e previsão que a mesma fosse realizada em dezembro. “Com o novo adiamento a área já estava cultivada, e por isso garante que o Dia de Campo seja diferenciado”, explicou.

Para participar do evento basta o agricultor ou interessado se dirigir até o Parque, pois não haverá cobrança de ingresso. No local estará instalado um restaurante que servirá refeições.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Agro

FENASOJA realizará Dia de Campo de cultivares e máquinas

Pável Bauken

Publicado

em



A FENASOJA programa para os dias 15 e 16 de dezembro, das 10 às 17h, o Dia de campo-Máquinas e Cultivares. O evento acontecerá na área da ExpoRural, no Parque de Exposições de Santa Rosa.

O presidente da Comissão da ExpoRural, Roberto Racho destaca que é o evento é uma grande oportunidade para agricultores e interessados pelo setor de produção realizar troca de experiência. “Tivemos uma seca e o evento é uma forma dos produtores rurais conhecer as novas tecnologias e cultivares, além de ter orientações de profissionais da área. Em exposição estarão empresas de cultivares e máquinas agrícolas. Devido a pandemia o evento seguirá todas as normas de segurança, mantendo distanciamento e seguindo protocolos estipulados por órgãos de saúde”, explicou Racho.

Racho explica que a área da ExpoRural foi preparada há cerca de 160 dias, quando se teve o adiamento da feira e previsão que a mesma fosse realizada em dezembro. “Com o novo adiamento a área já estava cultivada, e por isso garante que o Dia de Campo seja diferenciado”, explicou.

O presidente da FENASOJA, Elias Dallalba destaca que o evento nos dois dias oportunizará que pessoas visitem o parque e fiquem por dentro de toda a tecnologia que será aplicada no campo. “Além de maquinários, sementes e insumos oportunizaremos que agricultores tirem suas dúvidas com agrônomos e técnicos agrícolas. Ainda teremos exposição de carros, e linha de crédito facilitado”, afirmou Elias.

Para participar do evento basta o agricultor ou interessado se dirigir até o Parque, pois não haverá cobrança de ingresso. No local estará instalado um restaurante que servirá refeições.

Mais informações nas páginas oficiais da FENASOJA;

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


error: Conteúdo protegido, para ter acesso seja nosso parceiro entre em contato no whats (55) 984161736
×