Ciência para Todos Unijuí 2 terá ampla programação aberta à comunidade – Portal Plural
Connect with us

Ensino

Ciência para Todos Unijuí 2 terá ampla programação aberta à comunidade

Publicado

em



A Fidene/Unijuí está organizando uma extensa programação para a próxima semana, quando acontece, de forma online, o Ciência para Todos Unijuí 2, dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento, realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, busca promover ações de divulgação, educação e popularização da ciência para a comunidade regional, em especial para professores e estudantes da Educação Básica ao Ensino Superior.

De segunda a sexta-feira, diferentes projetos de extensão, desenvolvidos na Universidade, estarão em destaque com atividades na Mostra Científica Virtual. Transmitida pelo canal da Unijuí no Youtube, a Mostra não necessita de inscrição prévia.

Um exemplo é o Projeto de Extensão Energia Amiga que vai explorar os equipamentos eletrônicos e explicar como acontece o cálculo do consumo de energia elétrica. Também vai trabalhar a logística reversa de lâmpadas, equipamentos eletrônicos e pilhas.

Já o Projeto de Extensão Meninas Digitais na Computação vai realizar uma formação com o tema “Desenvolvendo aplicativos com scratch”. O público poderá acompanhar desde a introdução à ferramenta, passando pela criação do primeiro protótipo, adição de funcionalidades, até a finalização do jogo avançado.

Durante o Ciência para Todos também será possível conhecer o Projeto de Extensão AppGo: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais, que vai trabalhar temas como Aplicativos na Educação, Inovação e Tecnologia e Como usar os Apps MathGo e PortGo. Haverá lançamento de desafio e entrega de premiação do desafio MathGo.

O evento vai contar com uma mostra da 1ª Feira Estadual de Matemática, que aconteceu de forma online, e também lançar as inscrições para a segunda edição do evento, que acontecerá de 4 a 5 de novembro. As atividades fazem parte do Projeto de Extensão Feiras de Matemática no Rio Grande do Sul: um processo formativo, que também promoverá uma oficina abordando a matemática e a fotografia.

O Projeto de Extensão Meninas que Engenham o Futuro vai apresentar a história de mulheres que se destacam nas Ciências Exatas e Engenharias e resgatar um pouco do trabalho que foi desenvolvido junto às escolas.

Enquanto isso, o Projeto de Extensão Física para Todos vai propor experimentos de mecânica, eletricidade e magnetismo; de óptica e lançamento de foguetes. Também vai realizar uma palestra sobre “A física e os acidentes de trânsito” e uma exposição sobre astronomia e o nosso lugar no universo.

Para conferir a programação completa, basta acessar o endereço bit.ly/cienciasparatodos.

Escolas podem se inscrever em oficinas

Na mesma página do Ciência para Todos, é possível ter acesso e se inscrever nas oficinas ofertadas através do Salão do Conhecimento – um dos maiores eventos institucionais de divulgação da produção em extensão e pesquisa, que será realizado entre os dias 26 e 29 de outubro pela Unijuí.

Desde o mês de junho, até o final deste mês, são ofertadas oficinas pelos Projetos de Extensão Prematuros; Educação em Saúde; Atenção à Pessoa com Deficiência; Cidadania para Todos; Regularização Fundiária Urbana; Conflitos Sociais e Direitos Humanos; Rádio Tecnologias e Empreendedorismo na Escola; Gestão Social e Cidadania; Traças digitais; Meninas Digitais; Programe o seu Futuro e Rede Leite.

Foto: Ciência para Todos foi realizado pela primeira vez em 2019

Destaques:

Unijuí tem encontro com o Executivo de Catuípe sobre Projetos Integradores

Projeto de Extensão vai apresentar experimentos de física no Ciência para Todos

Impacto das fake news é debatido no Rizoma Temático

Experiências em laboratórios de alta tecnologia fazem parte da graduação em Engenharia Elétrica da Unijuí

Acadêmicos de Ciência da Computação, Matemática e Engenharias socializam pesquisas

Prorrogada a Exposição Conhecer para Preservar

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ensino

CAPS AD realiza palestras de conscientização nas escolas

Publicado

em



A FUMSSAR, através do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas CAPS AD realizou atividades educativas. Através do Programa Saúde na Escola PSE, quatro palestras sobre conscientização do uso de álcool e drogas na adolescência foram organizadas. As ações ocorreram na Escola Municipal Pedro Speroni, no bairro Cruzeiro.

As atividades foram ministradas pelos integrantes da equipe multidisciplinar do CAPS AD Movimento. Participaram a Assistente Social, o Enfermeiro, o Médico Psiquiatra, o Psicólogo, o Terapeuta Ocupacional e os Técnicos em Enfermagem. Além das orientações trazidas pelos profissionais, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir o depoimento de um paciente do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas.

Ao todo 180 alunos, do 6º ao 9º ano, acompanharam as palestras. Entre os temas abordados: tipos de drogas, seus efeitos no organismo e as consequências do uso prolongado.

As instituições de ensino que tiverem interesse em participar, podem entrar em contato com o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas, pelo telefone: (55) 3513-5158 e agendar uma visita da equipe multidisciplinar.

O CAPS AD funciona das 08h às 18h sem fechar ao meio-dia de segunda a sexta-feira. O Centro fica localizado na Av. Flores da Cunha, 1321, no bairro Cruzeiro.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Como a alfabetização sofreu na pandemia: ‘criança que já deveria saber ler ainda não domina o abc’

Publicado

em



Na turma da professora Ana Carolina Guimarães há, hoje, desde crianças que já conseguem ler textos com facilidade até os alunos que, aos 8 ou 9 anos de idade, ainda sequer criaram familiaridade com todas as letras do alfabeto.
O cenário da volta às aulas preocupou a professora do 3° ano do ensino fundamental 1 na Escola Estadual São Bento, em Belo Horizonte (MG) – que por enquanto está funcionando em modelo híbrido, em que as crianças alternam entre uma semana na escola e uma semana no ensino remoto.

Preocupação da professora se deve ao fato de que, em condições normais, na 3ª série, as crianças já costumam estar na fase final do aprendizado básico de leitura e escrita.

“Todos os alunos teriam que estar lendo, e não é a realidade. Percebemos que há uma carência nesse retorno às aulas e que a alfabetização foi muito afetada pela pandemia”, diz Guimarães .

Crianças vulneráveis de 5 a 10 anos de idade – e, portanto, as que cursam o final da educação infantil e todo o ensino fundamental 1 – foram um grupo particularmente sensível às dificuldades dos mais de 18 meses de ensino à distância na pandemia. É porque elas estão em uma fase crucial de seu desenvolvimento escolar: a da alfabetização e da consolidação da leitura, da escrita e dos fundamentos matemáticos.
E também porque, nessa idade, elas têm pouca autonomia no ensino remoto, e portanto o contato próximo aos professores fez muita falta.

Fonte: terra

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Polo de Ensino de Santa Rosa realiza doação de brinquedos em alusão ao Dia das Crianças

Publicado

em



Na tarde de segunda-feira (11) os alunos soldados do Polo de Ensino de Santa Rosa, acompanhados do Leão do PROERD e da Fronteiruxa, realizaram a entrega de brinquedos para crianças de comunidades próximas ao Polo.

Além de levar um pouco mais de alegria para as crianças, a ação ajuda o futuro soldado da Brigada Militar a compreender e desempenhar suas atividades com base na filosofia de polícia comunitária.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×