Destaque
Ciclone que se aproxima do RS deverá ter rajadas de vento de 120 km/h

MetSul Meteorologia diz que cenário é de alerta máximo
Casacos, cachecóis, toucas, mãos nos bolsos e cabelos esvoaçantes pela força do vento. O Centro de Porto Alegre, desde o início da manhã desta segunda, foi um exemplo de como as pessoas tentaram se proteger das rajadas que beiraram os 35 km/h em boa parte da Região Metropolitana. Segundo especialistas, são sinais que prenunciam o ciclone que atingirá Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre terça e quarta. A MetSul Meteorologia alerta para um fenômeno climático que deverá ter a força de um furacão.
Rajadas de vento, consideradas extremamente fortes e mesmo destrutivas, poderão ter velocidade acima de 100 km/h em diversas localidades e superiores a 120 km/h em parte do Leste gaúcho. A região litorânea deverá ser a mais afetada, nos dois estados. Conforme a MetSul, o episódio que começa essa semana é potencialmente um dos mais graves da história recente do Estado.
“É uma situação atípica, anômala e bizarra, até para nós que trabalhamos há décadas com previsão do tempo”, pontuou a meteorologista Estael Sias. Segundo ela, trata-se de um ciclone que ocorre em um período de frio, mas com características tropicais em sua estrutura. “O ciclone virá com uma pressão atmosférica muito baixa. Há um consenso de que o fenômeno é híbrido, subtropical”, completou Estael.
Quase 50 municípios do Rio Grande do Sul estão na potencial rota do ciclone subtropical que atinge o território gaúcho a partir desta terça-feira, segundo boletim meteorológico da MetSul. Apesar de ainda possuir trajetória imprecisa, o que é comum em situações de fenômenos climatológicos extremos, o cenário já é de alerta máximo no Estado.
Segundo projeções divulgadas pela MetSul, o ciclone deve ingressar pelo Sul gaúcho, intensificando a velocidade do vento ao longo da tarde e noite de terça, primeiramente pela região extremo Sul e depois para áreas mais ao Sul da Lagoa dos Patos.
Na sequência, durante a noite, o campo de vento extremamente forte vai se mover pela Lagoa dos Patos e pelo litoral até áreas mais ao Sul do Litoral Norte. Amanhã, o vento sopra forte na Serra e atinge com mais força áreas entre o Norte da Lagoa dos Patos e o Litoral Norte. Por isso, em Porto Alegre, o pior do vento deve ocorrer ainda no final de terça e na madrugada de quarta.
“Sem precedentes na história recente em meses de frio”, diz MetSul
Em Porto Alegre, a estimativa da MetSul é de rajadas, em média, de 80 km/h a 100 km/h, e índices superiores em pontos mais ao Sul da cidade e próximos da Lagoa dos Patos acima de 120 km/h. Cidades mais ao Sul da área metropolitana como Guaíba, Eldorado do Sul e Viamão podem ser igualmente duramente castigadas. O Vale do Sinos, pelo seu relevo, costuma ter vento menos intenso em ciclones, mas pode registrar rajadas muito fortes.
O Litoral Norte gaúcho deve sofrer com vento forte a intenso com rajadas perto ou acima de 100 km/h e potencialmente mais intensas em praias e municípios mais ao Sul da região como Palmares, Quintão, Balneário Pinhal, Tramandaí, Cidreira, Imbé, Xangri-lá e Capão da Canoa. Mais ao Norte, embora se preveja vento muito forte a intenso em alguns momentos, as rajadas seriam menos violentas que em praias mais ao Sul da região.
Em Santa Catarina, o vento pode ser muito forte também no Sul do Estado com as rajadas mais intensas ocorrendo no Litoral Sul, onde em alguns pontos devem ficar próximas ou acima de 100 km/h, como nas áreas de Passo de Torres, Balneário Rincão e Laguna. O vento nas montanhas do Planalto Sul Catarinense, como no Morro da Igreja, e em elevações na borda da Serra nos Aparados pode atingir velocidades altíssimas.
Segundo a MetSul, Desde o furacão Catarina, de março de 2004, não se observava os modelos indicarem pressão tão extraordinariamente baixa junto à costa do RS, “sem precedentes na história recente de um ciclone tão profundo em meses frios do ano” como este.
Destaque
Homem passeia com cobra no pescoço e surpreende pedestres no centro de Ibirubá

A presença inusitada de um homem caminhando com uma cobra viva no pescoço chamou a atenção de quem circulava pelo centro de Ibirubá na tarde de sábado (15). A cena, que gerou reações de espanto e curiosidade, foi registrada em diversos pontos da cidade, como a Praça Central, a Rua General Osório e a Rua do Comércio.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram pessoas admiradas com o animal, enquanto outras demonstram receio ao se deparar com a situação. Alguns pedestres se aproximaram para tirar fotos, enquanto outros preferiram manter distância. “Tem um maluco no centro gritando e com uma cobra no pescoço kkkkk”, comentou um internauta. Outra pessoa escreveu: “Eu desmaio se eu ver um bicho desse.”
Entre os que reagiram com tranquilidade estavam algumas adolescentes, que chegaram a tocar no animal. “Criar uma cobra é exótico demais”, opinou uma mulher. Já outra moradora afirmou: “Mas bem longe de mim e do meu filho.”
De acordo com informações repassadas por populares, o homem que carregava a cobra seria da cidade de Tapera e aparentava estar embriagado. O episódio dividiu opiniões e gerou debates sobre a presença de animais silvestres em espaços públicos.
CONFIRA O VIDE: https://www.facebook.com/watch/?v=1239307680951220
Fonte: Rádio Cidade Ibirubá
Imagens: Redes sociais
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Prefeitura de Santa Rosa divulga Nota Oficial sobre obra do ginásio

A Prefeitura de Santa Rosa, por meio da Procuradoria, anunciou a conclusão do parecer técnico preliminar sobre as condições do solo para a construção do novo ginásio. O estudo confirmou que o terreno é adequado para a obra, mas indicou a necessidade de uma análise de sondagem mais detalhada para garantir a segurança da estrutura e definir a técnica construtiva mais detalhada.
Com essa etapa em andamento, a previsão é de que as obras sejam retomadas dentro de 90 dias. O município segue o processo para garantir que todas as exigências técnicas sejam atendidas antes da continuidade dos trabalhos.
[mailpoet_form id="1"]Agro
Santa Rosa decreta emergência devido à estiagem

Santa Rosa entrou em situação de emergência nesta segunda-feira (17), conforme decreto que será assinado pelo prefeito Anderson Mantei. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa pela manhã, antecipando a medida oficial.
A estimativa já provocou perdas significativas no município. De acordo com um levantamento da Emater, os prejuízos na agricultura e pecuária ultrapassaram R$ 82 milhões, com uma redução de produtividade superior a 50%. Além disso, três comunidades rurais – Rincão Honório, Lajeado Ipê e Linha 13 de Maio – estão recebendo abastecimento de água por caminhões-pipa para consumo humano.
Com a decisão, Santa Rosa se juntou a outros 12 municípios da região de Amufron que já decretaram emergência devido à seca.
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM