Chuva: Casa é destruída por deslizamento e aumento do nível de rios preocupa moradores. – Portal Plural
Connect with us

Chuva: Casa é destruída por deslizamento e aumento do nível de rios preocupa moradores.

Um deslizamento de terra causado pela chuva intensa nesta quinta-feira (21) atingiu uma casa em Benedito Novo, no Vale do Itajaí. A estrutura ficou completamente destruída. Parte da terra também atingiu a SC-477, próximo da Ponte do Schrull. Segundo a prefeitura, no momento da enxurrada não havia ninguém no local.

 

Na mesma região, moradores de Timbó e Rodeio tiveram casas atingidas pelo aumento do nível dos rios. Durante a madrugada, cidades da Grande Florianópolis e Norte catarinense também registraram estragos.

Em relatório divulgado na tarde desta quinta-feira, a Defesa Civil de Santa Catarina informou que ao menos 13 municípios de diferentes regiões registraram ocorrências por causa da chuva desde segunda-feira (18).

Não há registro de feridos. Ainda conforme a Defesa Civil, 14 pessoas estão em um abrigo em Timbó e uma família ficou desalojada em Rio dos Cedros.
A previsão do tempo aponta para mais chuva na tarde desta quinta-feira em Santa Catarina. Há risco de mais alagamentos e deslizamentos na região Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

 

O nível de rios nessas regiões está elevado e preocupa os moradores, além de autoridades, pela possibilidade de enchentes.

 

“Dependendo da chuva que poderá continuar até o fim de semana podemos ter elevação a nível preocupante”, disse o secretário de Defesa Civil de Blumenau.

Benedito Novo

Segundo a Defesa Civil de Benedito Novo, a água entrou em cerca de 50 residências entre a madrugada e manhã desta quinta. Os moradores não precisaram de abrigo, já que o nível do Rio Benedito começou a diminuir no início desta tarde.

 

Perto das 9h, o rio marcava 5,42 metros. A linha de corte do rio é 4,60 metros. O coordenador Defesa Civil municipal, Flávio Holdorf, explicou que a situação pode ser caracterizada por enxurrada. A cidade registrou grande volume de chuva nas últimas 24 horas. Foram 113 milímetros, segundo a Defesa Civil estadual.

 

“Nós estávamos vindo de uma situação de enchente, onde o rio estava subindo gradualmente, só que durante a noite ele deu uma baixada, mas no final da madrugada e fim da manhã voltou a chover forte e, como o rio estava alto, em função dessa chuva concentrada, acabou causando o transbordamento do rio e nós caracterizamos isso como enxurrada”, disse Holdorf.

Rodeio

Em Rodeio, a Defesa Civil atendeu ocorrências de queda de árvore, pontos de alagamento em vias. Um veículo da prefeitura foi disponibilizado para ajudar moradores que tiverem casas alagadas.

 

Abrigos foram disponibilizados e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) presta acolhimento aos atingidos.

Também foram registrados alagamentos em Timbó. Uma medição feita às 10h do Rio Benedito, que corta a cidade, mostrava que o nível do rio atingia a marca de 6,80 metros. O bairro Imigrantes é o mais atingido pela água.

 

Outras cidades

Além de Rodeio, Benedito Novo e Timbó, os órgãos da Defesa Civil das cidades de Florianópolis, São José, Blumenau, Pomerode, Gaspar e Joinville informaram estragos. As prefeituras permanecem monitorando a situação e os níveis dos rios.

Fonte: G1

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Powered by WhatsApp Chat

×