Geral
China Importa Menos Soja do Brasil em Novembro e Aumenta Compras dos Eua
As importações chinesas de soja do Brasil caíram 25% em novembro em comparação ao mesmo período do ano anterior, enquanto os embarques dos Estados Unidos registraram aumento. O movimento reflete a corrida dos compradores chineses para garantir estoques em meio às crescentes tensões comerciais entre Washington e Pequim.
De acordo com dados da Administração Geral de Alfândega divulgados nesta sexta-feira, a China, maior importadora de soja do mundo, recebeu 2,79 milhões de toneladas do grão dos EUA em novembro, um aumento em relação aos 2,29 milhões de toneladas registrados no mesmo mês do ano passado. No total, as importações de soja pela China alcançaram 7,15 milhões de toneladas no mês.
Nos primeiros 11 meses de 2024, a China importou 97,09 milhões de toneladas de soja, aproximando-se de um recorde anual. Esse aumento ocorre em meio a esforços dos exportadores dos EUA para antecipar embarques antes da posse do presidente eleito Donald Trump, em 20 de janeiro. A perspectiva de tarifas comerciais sob a nova administração tem alimentado receios de uma nova guerra comercial que poderia impactar o comércio de soja.
Desde abril, os embarques de soja dos EUA, o segundo maior produtor mundial, têm registrado aumento. No entanto, apesar da queda nas exportações brasileiras para a China, o Brasil continua sendo a principal origem das importações chinesas de novembro, totalizando 3,94 milhões de toneladas. A Argentina também registrou um aumento significativo, passando de 54.214 toneladas no ano anterior para 242.227 toneladas em novembro.
No acumulado de janeiro a novembro, as importações totais da soja norte-americana pela China caíram 9%, somando 17,88 milhões de toneladas. Por outro lado, as importações do Brasil aumentaram 10% no mesmo período, totalizando 71,7 milhões de toneladas.
A estatal chinesa Sinograin comprou recentemente cerca de 500 mil toneladas de soja dos EUA para embarque em março e abril, optando por pagar preços mais altos pelos grãos americanos para reforçar as reservas estatais, em vez de adquirir soja brasileira mais barata. Esta negociação segue as compras realizadas na semana anterior, que totalizaram aproximadamente 750 mil toneladas com previsão de embarque entre janeiro e março.
Fonte: Forbes Brasil
Geral
Steve Bannon ataca STF e compara Moraes a juiz nazista
O estrategista político norte-americano Steve Bannon, conhecido por seu papel na campanha de Donald Trump em 2016 e por suas conexões com líderes de extrema direita em todo o mundo, gerou controvérsia mais uma vez. Em uma entrevista a um canal brasileiro no YouTube neste domingo (19), Bannon fez comparações entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e juízes nazistas da década de 1930. Além disso, afirmou que as eleições presidenciais brasileiras de 2026 serão as mais decisivas do mundo e defendeu o retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro ao poder.
Bannon criticou duramente Moraes, acusando-o de corrupção e autoritarismo. “O que esse juiz do Supremo faz é escandaloso. Os brasileiros sabem que ele é radical. Ele é como um juiz nazista dos anos 1930. Ele precisa ser removido do cargo. Sua justiça é mais corrupta que a de Lula”, disse ele.
O estrategista também ressaltou a relevância das eleições de 2026 para o Brasil e o mundo. “Precisamos vencer em 2026. A eleição mais importante do mundo será no Brasil. O povo brasileiro precisa restaurar Bolsonaro na Presidência”, afirmou.
Até o momento, o STF não se manifestou sobre as declarações de Bannon.
Embora atualmente inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro foi citado por Bannon como peça chave no futuro político do Brasil. Contudo, o ex-presidente enfrenta várias restrições legais, como a apreensão de seu passaporte desde fevereiro de 2024, no âmbito da Operação Tempus Veritatis, que investiga sua possível participação em uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Na última semana, Bolsonaro tentou recuperar seu passaporte para comparecer à posse de Trump, mas o pedido foi negado por Moraes.
Fonte: Notícias ao minuto
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Instagram abandona formato quadrado e divide reações entre os usuários
Destaque
Água verde da Lagoa dos Patos em Tapes surpreende banhistas
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM