China derrota Covid-19 e mais de 90% do setor produtivo já está de volta a normalidade – Portal Plural
Connect with us

Mundo

China derrota Covid-19 e mais de 90% do setor produtivo já está de volta a normalidade

Xi Jinping definiu o surto de coronavírus como a emergência de saúde pública mais difícil de conter desde a fundação da República Popular Chinesa

Publicado

em



Dois meses de ofensiva e de decisões extraordinárias permitem à China manter gradual controle sobre a Covid-19, com vantagem para reanimar sua vida socioeconômica e apoiar a comunidade internacional, sem subestimar um inimigo perigoso e ainda enigmático.

Agora o panorama é diferente: crescem menos as cifras diárias de mortos e enfermos da pneumonia, praticamente o país todo reduziu a emergência sanitária, pôs-se a andar o aparato produtivo e grande parte da população saiu às ruas.

Segundo dados oficiais, mais de 90% dos trabalhos foram retomados em setores como construção, gastronomia, transporte, bancos, mercado financeiro e agricultura de quase todas as regiões.

A província de Hubei – por ser a mais afetada – reativa mais devagar seus negócios, mas já abriu suas fronteiras e em 8 de abril próximo levantará as restrições ao movimento de pessoas e transporte em sua capital, Wuhan.

Outro sinal relevante é o anúncio de datas em 15 das 34 demarcações chinesas para reiniciar as aulas em instituições de ensino médio, pois alunos desse nível precisam preparar-se para exames importantes programados para junho.

Outros sinais auspiciosos são a retirada de muitos postos de saúde estabelecidos em público para medir a temperatura corporal, uma maior presença de trabalhadores nos escritórios e a volta dos hospitais a suas funções originais.

Além disso, agora que a doença é pandemia mundial, a China devolve os inumeráveis gestos de apoio que recebeu com doações de insumos médicos, envio de técnicos a distintos pontos do planeta, e intercâmbio de experiências a fim de derrotar, juntos, um inimigo comum da humanidade.

Mas foi um processo duro e o presidente Xi Jinping definiu o surto de Covid-19 como a emergência grave de saúde pública mais difícil de conter desde a fundação da República Popular Chinesa em 1949.

Para ele, a epidemia constituiu uma grande prova para o sistema e a capacidade de governar do gigante asiático, e por isso pediu aprender as lições, focar nos elos débeis e nas falhas expostas para melhorar a resposta nacional a contingências.

E, com efeito, o combate à afecção respiratória implicou em eliminar práticas incompatíveis, atacar e corrigir fissuras em várias frentes, fazer pleno uso de tecnologia de ponta e reforçar o sistema legal com normas que garantam superar a adversidade e evitar outras similares no futuro.

Ressaltou, nesse contexto, a proibição total do milenar comércio e consumo de animais selvagens pelo potencial vínculo com a origem do coronavírus SARS-Cov-2 que provoca a mortífera pneumonia.

Também implementou o fortalecimento da biossegurança dos laboratórios com medidas imediatas que possam prevenir as falhas detectadas no manejo de riscos e ajudem a lidar adequadamente com qualquer eventualidade que surja, especialmente em lugares especializados em patógenos.

Frente às vulnerabilidades na saúde, trabalha-se para otimizar o manejo do material sanitário e equipamento médico de reserva, resolver problemas como a lentidão no fluxo de informações e na interação necessária entre hospitais, centros de controle epidêmico e departamentos governamentais.

Entre outras questões, foi orientado às faculdades de medicina reprogramar os planos de estudo relativos às principais patologias infecciosas para preparar futuros médicos e enfermeiras na forma correta de auto proteger-se, enquanto trabalham em situações como a atual.

Lamentavelmente, mais de dois mil profissionais do ramo contraíram a pneumonia e vários perderam a vida, inclusive o oftalmologista Li Wenliang, que revelou o surto em dezembro passado.

Também soube-se de alguns mortos por esgotamento físico, pois, à medida que a batalha ganhou intensidade, mais deles ocuparam a primeira linha, de pé, durante extensas jornadas de trabalho e com equipamentos que os protegiam da doença, mas impedia a alimentação devida.

A luta interna contra a Covid-19 continua e atravessa uma etapa chave onde é necessário atender a estabilidade emocional de sobreviventes e trabalhadores da saúde, manter os resultados obtidos e evitar um retrocesso pelo incremento de casos importados, os quais estão próximos do meio milhar.

A China tem tolerância zero para com o contágio transfronteiriço e demonstra isso com um mecanismo mais rígido de controle nas alfândegas, quarentenas obrigatórias para passageiros de voos internacionais, sanções e até cadeia para aqueles que ocultem informações sobre a saúde e histórico de viagens.

Especialistas insistem em extremar a detecção desses pacientes e também dos assintomáticos porque se não são parados logo poderia haver uma segunda onda da afecção respiratória, principalmente quando alguns já a transmitiram a mais pessoas.

Yolaidy Martínez, Correspondente chefe de Prensa Latina na China. Diálogos do Sul / UOL

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mundo

Astrônomos encontram um novo sistema multiplanetário na vizinhança da Terra

Publicado

em



A equipe de astrônomos do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em colaboração com outros astrônomos ao redor do mundo, conseguiram identificar dois planetas rochosos orbitando ao redor da estrela HD 260655, em um sistema que está a apenas 33 anos-luz da Terra.
 
De acordo com os dados e as estimativas, os planetas são rochosos e possuem um tamanho aproximado ao da Terra. O planeta HD 260655b, é aproximadamente 1,2 vez maior, e tem o dobro da massa da Terra, e um pouco mais denso. Já o planeta HD 260655c, é 1,5 vez maior do que a Terra, tem o triplo de massa, e é menos denso do que nosso planeta.
 
O movimento de translação desses planetas é bastante rápido. Estima-se que o planeta HD 260655b realize sua órbita em apenas 2,8 dias, e que o planeta HD 260655c, realize a sua a cada 5,7 dias.Com órbitas bastante próximas à estrela, suas superfícies são muito quentes, com temperaturas de 710 K (aproximadamente 436°C), no planeta mais interno, e de 560 K (aproximadamente 286°C) para o planeta com órbita mais externa.
 
Graças a essas temperaturas, eles são considerados inabitáveis, e acredita-se ser muito difícil a presença de água líquida nesses corpos celestes. Mas os pesquisadores estão animados com a descoberta, e principalmente com a possibilidade de estudo desses novos mundos.
 
A inferência da existência desses planetas foi feita por Michelle Kunimoto, pós-doutoranda no Instituto Kavli de Astrofísica e Pesquisa Espacial do MIT. Ao analisar padrões de decaimento na luminosidade da estrela, Kunimoto pôde deduzir que havia astros circundando HD 260655.
 
A identificação oficial desses planetas, que foi realizada em tempo recorde, só foi possível graças à colaboração entre os pesquisadores dos observatórios do Havaí (Keck) e Espanha (Calar Alto), que forneceram os dados de seus equipamentos, para comparação e análise dos dados coletados pelo Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito (TESS, sigla em inglês).
 
O TESS pertence à Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), e tem a missão liderada pelo MIT. Sua função é o reconhecimento e observação das estrelas mais próximas e brilhantes, e envio de informações sobre perturbações nos sinais de luz dessas estrelas.
 
Fonte: TecMundo
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Mundo

Amarildo pede rótula na Avenida Pedro Schwertz

Publicado

em



O Vereador Tenente Amarildo apresentou nesta segunda-feira (20) na sessão da câmara de vereadores uma indicação solicitando para que o executivo Municipal possa fazer um estudo de viabilidade para uma Rótula no entroncamento da Avenida Pedro Schwertz com as Ruas Germano Dockorn e Pedro Schwertz para dar maior despacho no trânsito no bairro Cruzeiro.

Foram recebidas várias solicitações, por parte dos moradores e motoristas que trafegam naquela parte da cidade e de transeuntes. Os relatos são de que existe dificuldade para fluidez no trânsito do local, em horários de pico existe uma dificuldade em realizar conversões e seguir para alguma das ruas.

“Notamos que po do Executivo Municipal.recisa ser feito uma adequação no trânsito porque com a extensão da Avenida América o fluxo de veículos aumentou muito e se faz necessário novas adequações para que o trânsito possa fluir melhor e assim evitar acidentes.”, comentou o Vereador Tenente Amarildo, a matéria foi aprovada por unanimidade e agora segue para apreciaçã

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Mundo

TUCUNDUVA – AVISO DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 14_2022 – AQUISIÇÃO DE MÓDULO CPU PARA A ESCAVADEIRA HIDRÁULICA HYUNDAI R160LC-9SB

Publicado

em



AVISO DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL

PREGÃO PRESENCIAL Nº 14/2022

AVISO DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL Nº 14/2022 – Licitação exclusiva às beneficiárias da Lei Complementar nº 123/2006. Tipo menor preço por item. Objetivo: Aquisição de Módulo CPU para a Escavadeira Hidráulica Hyundai R160LC-9SB. A Sessão pública passa a ser dia 05/07/202às 09hna Prefeitura Municipal de Tucunduva. O Edital retificado e seus anexos estão disponíveis no link: https://www.tucunduva.rs.gov.br/site/licitacoes/29774-pregao-pre. Mais informações pelo telefone (55) 3542 1022, ou pelo e-mail: [email protected].

Tucunduva/RS, 20 de junho de 2022.

Jonas Fernando Hauschild – Prefeito Municipal.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×