Chance para tornado no Rio Grande do Sul - Portal Plural
Connect with us

Clima/Tempo

Chance para tornado no Rio Grande do Sul

O evento pode acontecer em pontos isolados e pegar uma ou outra cidade no oeste do estado, não é algo generalizado

Publicado

em


  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

Neste início de semana, há possibilidade de tempestade em todo o Rio Grande do Sul. Tudo isso por causa de uma área de baixa pressão sobre a Argentina que dá origem a uma frente fria nas próximas 48 horas. Como há uma forte massa de ar quente e seco atuando sobre o Rio Grande do Sul, as instabilidades ficam mais intensas e por isso que há grande risco de temporais e até granizo. “Como já houve registro de tornado em Córdoba (Argentina) no domingo (16), e por ser o mesmo sistema que vai avançar pelo Rio Grande do Sul, há risco de ter tornado e/ ou microexplosão na faixa oeste e sul do estado”, avisa Patrícia Vieira, técnica em meteorologia da Somar. O evento pode acontecer em pontos isolados e pegar uma ou outra cidade, não é algo generalizado. De qualquer forma, fica a atenção para fortes rajadas de vento em todo o Rio Grande do Sul.

Na quarta-feira (19), o sistema frontal já se afasta e o dia será com chuva isolada entre a madrugada e manhã no norte do Rio Grande do Sul, mas logo a chuva diminui porém o céu fica bastante nublado. Na metade sul, tempo firme mas céu parcialmente nublado com alguns períodos de melhoria. A combinação da redução de insolação com os ventos que passam a soprar de sul, a temperatura diminui, não faz frio, mas as máximas não passam dos 30°C no oeste. A semana termina com tempo firme e sol o que ajuda a elevar um pouco as temperaturas, mas rapidamente voltam a cair, trazendo a sensação de frio. A chuva desta semana alivia a situação de alguns produtores rurais, mas não reverte por completo o déficit hídrico.

No fim de semana, choveu São Borja pela primeira vez em fevereiro. De acordo com o INMET, foram mais de 50 milímetros, equivalentes a cerca de 30% da média climatológica, que é de 164 milímetros. O Rio Grande do Sul enfrenta chuvas de distribuição irregular desde novembro do ano passado.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima/Tempo

Meteorologistas confirmam que foi um tornado que atingiu o município de São Sepé

Publicado

em

portal plural meteorologistas confirmam que foi um tornado que atingiu o município de são sepé
Foto: Divulgação/ Reprodução
  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

Meteorologistas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) confirmam que um tornado atingiu o município de São Sepé, na Região Central, na última quinta-feira (21). As rajadas de vento podem ter atingido 200 km/h.

Por meio da análise dos mapas meteorológicos e de fotos do local, especialistas da UFSM definiram que foi um tipo de tornado menos comum, mas que pode ocorrer em meio a fortes episódios de vento durante um temporal. A área afetada está localizada na localidade de Tupanci, na área rural de São Sepé, onde uma casa foi totalmente destruída. No momento do tornado, dois idosos de 78 e 85 anos estavam na residência e precisaram de ajuda para serem retirados por volta das 3h da madrugada.

Esse tipo de tornado é geralmente de curta duração, ocorrendo rapidamente e afetando uma área limitada de alguns metros a até uma centena de metros no máximo. No entanto, sua intensidade é significativa, explicou Murilo Lopes, meteorologista da UFSM.

A estimativa é que tenha sido um tornado de categoria 2 na escala de tornados, que varia de 0 a 5, o que implicaria em ventos ao redor de 200 km por hora.

“Nós estamos em uma das regiões que mais favorece a ocorrência de tornados no globo. Muitos estudos mostram que essa região do centro-sul do Brasil, norte da Argentina, Uruguai e Paraguai, perde apenas para a área central dos Estados Unidos em ocorrências de tornados”, completou Lopes.

Os meteorologistas também esclarecem que os tornados apresentam tamanho e duração menores do que os furacões, que podem durar vários dias.

Fonte: GZH

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Tempestade no RS deixou cinco feridos e danificou 123 municípios

Publicado

em

portal plural tempestade no rs deixou cinco feridos e danificou 123 municípios
Foto: Celestino Garcia / Assessor de Comunicação/ Cerrito
  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

A tempestade que assolou o Rio Grande do Sul entre a noite de quarta-feira (20) e a madrugada de quinta-feira (21) deixou um rastro de destruição em 123 municípios e resultou em cinco pessoas feridas, conforme levantamento da Defesa Civil Estadual. As fortes rajadas de vento, alcançando até 140 km/h no noroeste do Estado, e a intensa chuva causaram quedas de árvores, postes, destelhamentos, bloqueios de rodovias e alagamentos em diversas localidades.

Dos cinco feridos, dois são residentes de Santa Maria, na Região Central, outros dois de Taquara, no Vale do Paranhana, e um de Cerrito, no sul do Estado. Adicionalmente, 16 pessoas ficaram desabrigadas, sendo encaminhadas para abrigos, e oito desalojadas.

O mau tempo resultou em 1,152 milhão de pontos sem energia elétrica na manhã desta quinta-feira, representando a segunda maior marca dos últimos 10 anos. Segundo as companhias de energia, ainda permanecem sem luz 320.207 pontos, com destaque para a Região Metropolitana, Sul, Litoral Sul, Região Carbonífera, Campanha e Litoral Norte.

Os danos foram registrados em diversas localidades, incluindo Arroio Grande, Candiota, Santana do Livramento, Pelotas, Soledade, Santo Ângelo, Taquara, Cerrito, Gravataí, Engenho Velho, Vanini e São Vicente do Sul.

Fonte: GZH

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Sexta-feira (22) tem predomínio do sol e temperaturas típicas de outono

Publicado

em

portal plural sexta feira (22) tem predomínio do sol e temperaturas típicas de outono

  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

Nesta sexta-feira (22), o Rio Grande do Sul é dominado pelo sol, embora a umidade mantenha algumas nuvens presentes, podendo ocasionar episódios de garoa esparsa em municípios do Norte e Leste.

Entretanto, na maioria do Oeste, Centro e Sul do estado, uma massa de ar seco e frio garante céu claro e uma significativa queda na temperatura. Em áreas da Campanha e da serra sudeste, as mínimas podem chegar a menos de 10°C. O vento, predominantemente do quadrante sul/sudeste ao longo do dia, faz com que a temperatura suba gradualmente. As máximas devem oscilar entre 21 e 23°C na maioria das regiões, com alguns pontos alcançando 26 a 27°C. Durante a noite, o tempo permanece firme, com céu claro e uma gradual redução na temperatura.Em Santa Rosa a máxima deve ser 24ºC e mínima de 17ºC.

 

Com informações do Portal Leouve.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×