Chama Crioula chega nesta sexta-feira em Santa Rosa
Connect with us

Cultura

Chama Crioula chega nesta sexta-feira em Santa Rosa

Publicado

em

portal plural chama crioula chega nesta sexta feira em santa rosa

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

A Semana Farroupilha de Santa Rosa começa nesta sexta-feira (13) com uma programação especial dedicada à cultura gaúcha. A abertura oficial acontece na Praça da Bandeira, onde a Chama Crioula será distribuída para os CTGs, piquetes e grupos participantes. A chama será trazida por cavalarianos que partiram de Campina das Missões.

A cerimônia de recepção está agendada para as 18h30.

Este ano, o evento prestará uma homenagem ao radialista Elói de Ávila, que foi escolhido como patrono das festividades. Natural de Quevedos, Elói possui uma carreira de 40 anos no rádio.

No dia 16 de setembro, às 19h30min, a Câmara de Vereadores realizará uma Sessão Solene. A programação segue até o dia 20 de setembro, com atividades culturais variadas, como apresentações artísticas, danças tradicionais e a degustação de pratos típicos da culinária gaúcha. Entre os principais eventos estão a 2ª Domingueira Farroupilha, que ocorrerá no domingo (15) no Parque de Exposições, e o tradicional desfile dos cavalarianos no dia 20, que marcará o encerramento das celebrações.

O evento contará com a presença de três CTGs, nove piquetes e quatro grupos culturais.

Compartilhe

Cultura

Domingueira Farroupilha em Santa Rosa reúne grande público e reforça planos para acampamento em 2025

Publicado

em

portal plural domingueira farroupilha em santa rosa reúne grande público e reforça planos para acampamento em 2025

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

No domingo (15), o Parque de Exposições de Santa Rosa recebeu mais de duas mil pessoas para a 2ª Domingueira Farroupilha, evento que superou expectativas e reacendeu uma antiga proposta no movimento tradicionalista da cidade: a criação de um acampamento farroupilha para as celebrações de 2025.

Com o sucesso da edição, a ideia de formalizar um acampamento no parque deve ganhar força, com uma reunião entre os líderes dos CTGs e piquetes de Santa Rosa. Ainda se fala na criação de um CNPJ próprio para o acampamento e a formação de uma diretoria conjunta, o que viabilizaria a captação de recursos através de leis de incentivo à cultura.

As discussões sobre o projeto serão retomadas após o término das festividades deste ano, que seguem até sexta-feira (20).

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Cultura

Denzel Washington afirma que “Gladiador 2” é o filme mais grandioso em que já atuou

Publicado

em

portal plural divulgaçãoparamount pictures
Foto: :Divulgação/Paramount Pictures
15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

Vencedor de dois Oscars, Denzel Washington (“Tempo de Glória” e “Dia de Treinamento”) declarou que “Gladiador 2” é o maior filme em que já trabalhou. A estreia nos cinemas brasileiros está marcada para o dia 14 de novembro.

“Eu realmente acredito que é o maior filme que já participei. Eles construíram o Coliseu! É uma experiência incrível, um espetáculo; a cada olhar, você sente como se estivesse imerso naquele mundo. E eu adoro isso”, disse ele em um vídeo postado no perfil oficial do filme nas redes sociais.

Na história, Washington interpreta Macrinus, um rico traficante de armas que contrata gladiadores. A trama se passa 25 anos após os eventos de “Gladiador” (2000) e gira em torno de Lucius, filho de Lucilla e sobrinho de Commodus, que se inspirava em Maximus.

A sequência começa anos após os acontecimentos do primeiro filme, onde Maximus (Russell Crowe), um poderoso general romano, provoca a ira do filho de Marcus Aurelius (Richard Harris), Commodus (Joaquin Phoenix), antes da morte do imperador. Após assumir o poder, Commodus ordena a execução de Maximus, que consegue escapar e se esconde como um escravo e gladiador em busca de vingança.

Paul Mescal interpreta Lucius, o protagonista de “Gladiador 2”. Quando era mais jovem, Lucila o enviou para a costa norte da África, numa região chamada Numídia, que estava fora do alcance do Império Romano. Mais tarde, ele leva uma vida relativamente tranquila com sua esposa e filhos até que sua terra natal é invadida por conquistadores liderados por um general treinado por Maximus, interpretado por Pedro Pascal.

Assim como no primeiro filme, a sequência é dirigida por Ridley Scott, conhecido por obras como “Alien, o Oitavo Passageiro” (1979) e “Prometheus” (2012). Ele comentou à revista Empire que o filme começa com a maior sequência de ação que já realizou

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Cultura

Escola de Horizontina recebe artista paranaense em festival de arte urbana

Publicado

em

portal plural escola de horizontina recebe artista paranaense em festival de arte urbana
Foto: Divulgação/MEA
15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

Buscando valorizar as identidades e a cultura juvenil de Horizontina, o MEA – Memorial da Evolução Agrícola, através do programa Prosas com a Escola e em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato realiza, nos dias 18, 19 e 20 de julho a primeira etapa do projeto “Festival Diálogos Arte Urbana”. Nesta fase, a atração principal será a participação do artista visual e grafiteiro paranaense Cleverson Pacheco, conhecido como Café. Para os próximos meses estão previstas as participações de artistas ligados ao Hip-Hope ao breakdance.

Segundo Carla Borba, coordenadora do programa Educativo, Cultural e Socioambiental do MEA, a proposta partiu das atividades das aulas de Artes, alinhadas às solicitações da coordenação pedagógica da escola, pensando nas questões de identidade e senso de pertencimento dos alunos e alunas da instituição.
“O Festival Diálogos Arte Urbana é uma celebração da arte, da cultura e da diversidade, que visa conectar pessoas, ideias e expressões artísticas em um espaço de diálogo, criatividade e transformação social,
fortalecendo os laços comunitários e promovendo a arte como instrumento de mudança e inspiração dos jovens”, destaca Carla.

Estreitando laços com a arte urbanaSegundo a professora Carla Mariane Rohsler, que ao lado dos colegas Jonas Thewes, Fabiane Paris Dutra, Eliane Frank da Rosa e Mary Ana Nagel trabalhou na confecção do projeto, ele nasceu a partir dos anseios e curiosidades dos adolescentes, identificados pela equipe escolar. Na sequência vieram os conteúdos relacionados à arte urbana, na qual se encaixa o grafite, que já estavam programados para os oitavos anos, juntamente com a prática estreitando laços com a arte urbana. Segundo a professora Carla Mariane Rohsler, que ao lado dos colegas Jonas Thewes, Fabiane Paris Dutra, Eliane
Frank da Rosa e Mary Ana Nagel trabalhou na confecção do projeto, ele nasceu a partir dos anseios e curiosidades dos adolescentes, identificados pela equipe escolar. Na sequência vieram os conteúdos relacionados à arte urbana, na qual se encaixa o grafite, que já estavam programados para os oitavos anos, juntamente com a prática artística utilizando o estêncil.

Assim, os alunos estudaram o assunto em sala de aula,acompanhados dos materiais didáticos, e os professores propuseram a criação do estêncil e o exercício prático da pintura na escola para testagem com spray. Em um segundo momento,a aplicação da técnica no espaço expositivo do Ateliê Educativo do MEA (imagem ao lado), realizada no dia 02 de julho, elevou a criação a outro nível de importância.

“A conversa com o grafiteiro Café é um momento esperado pela garotada. O projeto possibilita a abertura de ideias, a visualização de um mundo que vai além das fronteiras e conhecimentos vivenciados pelos alunos, e isso engrandece. A troca de informações abre portas e apresenta possibilidades, transmite a sensação de pertencimento. Acreditamos que será uma experiência positiva”, salientou a professora.
Sobre o artista convidado Cleverson Pacheco, 40 anos, mais conhecido como Café, é artista urbano e arte educador. Nascido em Curitiba (PR), é formado em Teologia pela Faculdade Teológica Betânia e cursa atualmente a Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, antiga Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde formou grandes artistas da cena brasileira da Arte Moderna à Contemporânea. Café vem aprimorando seu traço desde 1998, quando teve seu primeiro contato com o grafite.

Possui trabalhos espalhados por Curitiba e fora dela. Já cruzou as fronteiras do Brasil, indo para países como Argentina, Colômbia, Paraguai, Holanda e Alemanha. A estética étnica afro-brasileira é forte e sempre presente em suas criações.

Serviço:

Festival Diálogos Arte Urbana
18 e 19 de julho, quinta e sexta-feira.
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato.
Horário: turnos manhã e tarde.

Público: EXCLUSIVO alunos e alunas da Escola.
Atividade: Oficina de graffiti com o artista Café, finalizando com uma pintura mural de 70 m² na escola.
20 de julho, sábado.

Abertura da exposição “Diálogos Arte Urbana”.
Local: MEA – Ateliê Educativo.
Horário: 16h.

Público: Toda a comunidade de Horizontina.

EVENTO GRATUITO. CLASSIFICAÇÃO LIVRE. A PROGRAMAÇÃO PODERÁ SOFRER ALTERAÇÕES.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×