Cervo da espécie Axis é fotografado em município da Região Noroeste – Portal Plural
Connect with us

Curiosidades

Cervo da espécie Axis é fotografado em município da Região Noroeste

Publicado

em



Na manhã desta terça-feira (27) a redação do Site Observador Regional  recebeu uma foto de um internauta que conseguiu registrar um cervo da espécie Axis no interior de uma granja no município de Independência/RS.

Segundo conhecedores esta espécie de cervo não faz parte da nossa fauna silvestre e foi introduzida no continente americano através da Argentina e Uruguai.

 

O Cervo Axis

O Axis é um cervo de corpo esbelto e orelhas relativamente curtas. O macho possui chifres bem desenvolvidos, que normalmente tem três pontas e cerca de 80 centímetros de comprimento. Ele é avermelhado, com manchas brancas dispostas em fileiras longitudinais ao longo do seu dorso. O ventre, o interior das patas, e a parte inferior do rabo são brancos. Os machos geralmente tendem a ser mais escuros do que fêmeas.

Seu tamanho está entre 60 a 100 cm de altura, comprimento de 100 a 150 cm, peso da fêmea entre 25 e 45 kg e o peso do macho fica entre 30 e 75 kg.

O macho pode alcançar uma idade de 13 anos.

Sua alimentação basicamente consiste em pastagens e folhas de árvores e seus frutos.

O Cervo Axis é nativo da Índia, Sri Lanka e Nepal. Foi introduzido em vários países do leste da Europa, além de Austrália, EUA, Argentina e Uruguai.

Fonte: Observador Regional

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curiosidades

Idosa maranhense comemora 120 anos

Publicado

em



A maranhense Isabel Alves de Carvalho, conhecida carinhosamente como Dona Belinha, completou 120 anos de vida no último domingo (15). Considerada a moradora mais velha de Bacabal, cidade a 252 km de São Luís, ela recebe diariamente o cuidado e carinho dos moradores da vizinhança onde vive.

Com direito a duas festas de aniversário, Dona Belinha celebrou mais um aniversário ao lado da família e de amigos .
A centenária nasceu em 15 de agosto de 1901, no primeiro ano do século XX, na cidade maranhense de Coelho Neto, mas foi registrada em Caxias.

A idade avançada da idosa despertou nos familiares o interesse em buscar reconhecimento do Guinness Book, como a mulher mais velha do mundo. Até a última edição da publicação, em 2019, o título está com uma japonesa de 118 anos.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Curiosidades

Bolsonaro pode ganhar estátua em Passo Fundo

Publicado

em



Jair Bolsonaro pode ganhar em breve uma estátua em Passo Fundo, cidade do norte do Estado onde obteve expressiva votação em 2018. A homenagem é iniciativa de um grupo de admiradores, intitulado Comitê pela Vida e Liberdade. Entre eles, está um dos mais famosos advogados criminalistas gaúchos, o passo-fundense Jabs Paim Bandeira, que anunciou a novidade nas redes sociais.

GZH falou com Jabs a respeito. Ele diz que obra está sendo construída há pelo menos dois meses por um artista plástico chamado Jorge Luiz Grigolo, que ocupa uma oficina mecânica para realizar o trabalho.

A estátua terá seis metros de altura e será de ferro. Quando pronta, deve ser exibida em alguma propriedade particular situada na Avenida Brasil, uma das principais da cidade. Conforme o advogado, a legislação prevê que, em locais públicos, só se for aprovado pelo Legislativo e sancionado pela prefeitura. Mas não impede a homenagem em terrenos privados. E está claro que geraria polêmica.

De acordo com o procurador-geral da prefeitura de Passo Fundo, Adolfo de Freitas, uma estátua só pode ser exibida em espaço público quando for um monumento de uma personalidade com grande apelo e contribuição social.

– Não há interesse em homenagear um político vivo que representa determinado pensamento. Espaço público deve preservar a igualdade. Bolsonaro é uma pessoa viva que representa um grupo político. Não é um monumento artístico e cultural – comenta.

Segundo o procurador, a prefeitura de Passo Fundo tem o poder de retirar a estátua em local público, caso queira fazer isso. Já o espaço privado é livre.

A ideia é inaugurar a estátua em 20 de setembro, data máxima da Semana Farroupilha, sempre comemorada com muito fervor em Passo Fundo, onde Bolsonaro foi eleito com 64,29% dos votos. A cidade gosta de se intitular a mais gaúcha do Rio Grande – embora outras reivindiquem essa fama.

— Temos indicativos de que o próprio presidente pode comparecer para a inauguração. Esperamos que assim seja. Ele deve vir para a motociata, tratoraço e cavalgada que o comitê e o Sindicato Rural de Passo Fundo estão organizando – antecipa Jabs.

Até cartas já foram enviadas pelo sindicato e pelo comitê ao presidente. Segundo Jabs, uma comitiva irá à Brasília no dia 24 de agosto para tratar da visita.

A intenção era que Bolsonaro só soubesse da estátua quando andasse pelas ruas de Passo Fundo, o que não será mais possível.

– A ideia era que, quando chegasse aqui, fosse uma surpresa. Mas já vazou a notícia – diz o advogado.

De acordo com Jabs, o artista que constrói o monumento começou o trabalho por conta própria, mas passou a receber apoio do Comitê pela Vida e Liberdade, que arrecadou recursos para que a obra seja finalizada. A cabeça da estátua ainda está em construção. Nas mãos, ela carrega uma espécie de lança. Jabs adiantou qual foi a ideia do autor:

– É como um romano, um soldado romano, um guerreiro que veio para ajudar.

Jabs é presidente do Comitê pela Vida e Liberdade, fundado, segundo ele, com o propósito de “compromisso cívico e de auxílio aos poderes públicos, no caso da covid-19, e para a sofisticação da democracia”.

O advogado também é notório pelo culto ao tradicionalismo em Passo Fundo. Costuma organizar anualmente a encenação da Batalha do Pulador, na qual mais de 3 mil maragatos e chimangos se dilaceraram, em 1894, durante a Revolução Federalista. Integrantes de CTGs se vestem a caráter, como atores amadores, e interpretam com crueza os tiroteios e degolas ocorridos há mais de um século.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Curiosidades

Hoje é Dia: nota 10 de Comaneci e Dia do Futebol marcam semana

Confira as principais datas celebradas na semana de 18 a 24 de julho

Publicado

em

© Action Images/MSI/Via REUTERS

Nesta sexta-feira (23), o mundo se volta para Tóquio, de olho no início dos Jogos Olímpicos. Porém, a semana do evento, que já é histórico (e que deve aparecer aqui no Hoje é Dia nos próximos anos) pelo fato de ter sido o primeiro adiado e sem presença de público da história, também é marcada por eventos relevantes do passado.

Já no dia 18 de julho, um dos maiores feitos da história olímpica completa 45 anos. Nesta data, em 1976, a ginasta romena Nadia Comaneci tornou-se a primeira pessoa a ganhar uma “nota 10” (pontuação máxima na época) em competições olímpicas de ginástica. Em 2016, o Portal EBC destacou o feito como um dos mais memoráveis da era moderna dos Jogos.

No mesmo dia, a despedida de Pelé da seleção brasileira também faz aniversário. Em 18 de julho de 1971, Pelé fez, contra a antiga Iugoslávia, sua última partida oficial com a camisa do Brasil. Por sinal, o esporte no qual Pelé é “rei” tem o seu “dia” comemorado em 19 de julho.

A data é considerada o Dia Nacional do Futebol e existe desde 1976. Trata-se de uma homenagem ao Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, clube mais antigo em atividade no Brasil. O Recordar é Viver, da TV Brasil, recuperou histórias pitorescas do esporte, em programa exibido no início da década de 1990. Assista:

Fora do esporte, também há celebrações

No dia 18, dois chefes de Estado são (cada um ao seu modo) relembrados. A data é chamada de “Dia Internacional Nelson Mandela” (celebração instituída pela ONU em 2009 para homenagear o ex-presidente da África do Sul). Também no dia 18 de julho, a coroação de Dom Pedro II como imperador do Brasil completa 180 anos. Toda a trajetória do último monarca do país foi narrada em um episódio do programa Na Trilha da História e pode ser ouvida abaixo:

Outras personalidades lembradas nesta semana são seu Nenê, fundador da escola de samba paulistana Nenê de Vila Matilde, que completaria cem anos no dia 24, e Amy Winehouse, cantora que faleceu há dez anos, no dia 23 de julho de 2011.

A semana também é marcada por homenagens a cantores líricos (no dia 22 de julho) e a tatuadores (o Dia Nacional do Tatuador é 20 de julho). Em 2018, o Repórter Brasil, da TV Brasil, falou sobre a data.

Por fim, o dia 22 de julho marca a primeira transmissão da história do programa de rádio mais antigo do Brasil ainda em transmissão: o Programa Nacional (hoje A Voz do Brasil). Há 86 anos, a primeira edição do programa ia ao ar e, no ano passado, foi fruto de reportagem na Agência Brasil.

Lista semanal com datas, fatos históricos e feriados:

18 a 24 de julho de 2021
18

Coroação de Dom Pedro II como Imperador do Brasil (180 anos)

Ginasta Nadia Comăneci torna-se a primeira pessoa na história a conquistar o 10 perfeito em ginástica nos Jogos Olímpicos de 1976 (45 anos)

Pelé se despede da seleção brasileira de futebol, que empata por 2 a 2 com a Iugoslávia no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (50 anos)

Dia Internacional Nelson Mandela – instituído pela Assembleia Geral da ONU em apoio à data comemorativa iniciada em 2009, pela Fundação Nelson Mandela, para incentivar as pessoas a dedicarem 67 minutos de seu tempo na ajuda ao próximo; Nelson Mandela dedicou 67 anos de sua vida à serviço da humanidade

19

Dia Nacional do Futebol – a data foi escolhida, em 1976, por ser a data de fundação do time mais antigo do Brasil em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul

Fundação da Rádio Tropical Solimões, em Nova Iguaçu (65 anos)

20

Dia Nacional do Tatuador – instituído pelo Sindicato das Empresas de Tatuagem e Body Piercing de São Paulo (SETAP-SP), para marcar a data em que o tatuador dinamarquês, Knud Harald Lykke Gregersen, chegou a São Paulo, dando início à tatuagem artística profissional feita com máquina elétrica no Brasil

22

Morte da cantora paulista Elza Laranjeira (35 anos) – foi para a Rádio Nacional no início da década de 1960

Dia do Cantor Lírico

Primeira transmissão do Programa Nacional, hoje A Voz do Brasil (86 anos) – programa de rádio mais antigo do país e do hemisfério sul ainda em transmissão

23

Morte da cantora britânica Amy Winehouse (dez anos)

Início do 1º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (100 anos) – foi o congresso da fundação do PCC e teve encerramento em 31 de julho de 1921

Início dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020, na cidade de Tóquio – em 24 de março de 2020, os Jogos foram adiados para o verão de 2021 no Hemisfério Norte, como consequência da pandemia de covid-19

24

Nascimento da médica parasitóloga paraense Maria von Paumgartten Deane (105 anos) – uma das pioneiras da ciência no Brasil

Nascimento do sambista mineiro e fundador da escola de samba paulista Nenê de Vila Matilde, o Seu Nenê (100 anos)

Nascimento da escritora ucraniana Elisa Lispector (110 anos)

Estreia, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a revista musical Joujoux e Balangandans , de Luís Peixoto, com música de Ari Barroso e Lamartine Babo (80 anos)

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×