Geral
Cenipa inicia análise das caixas-pretas de avião que caiu no Cazaquistão
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) iniciou, nesta quinta-feira (2), a análise das caixas-pretas do avião que caiu no Cazaquistão no dia 25 de dezembro, resultando na morte de 38 pessoas.
Os gravadores de voo – o Cockpit Voice Recorder (gravador de voz) e o Flight Data Recorder (gravador de dados) – foram entregues à Força Aérea Brasileira (FAB) no Laboratório de Leitura e Análise de Dados (Labdata) na quarta-feira (1º). A partir dessa entrega, será realizada a análise das gravações dos dados de voo e das conversas na cabine de comando. Os dados extraídos serão enviados à Autoridade de Investigação de Acidentes Aeronáuticos do Cazaquistão.
Integrantes do Cenipa, responsáveis pelas investigações de acidentes aéreos, já realizaram uma reunião com os técnicos estrangeiros que acompanharam o material e participarão das apurações.
O processo contará com a participação de nove técnicos, sendo três do Cazaquistão (onde ocorreu o acidente), três do Azerbaijão (país de origem do voo e da companhia aérea) e três da Rússia (destino da aeronave).
Conforme o Anexo 13 da Convenção sobre Aviação Civil Internacional, um país pode solicitar a colaboração de outro na investigação de um acidente aéreo. O pedido foi feito pelas autoridades aeronáuticas do Cazaquistão à FAB, considerando as tecnologias avançadas do Cenipa. Além disso, o fato de o avião ter sido fabricado pela brasileira Embraer também foi um fator relevante para que o material fosse enviado ao Brasil.
O jato E190, fabricado pela Embraer, havia decolado de Baku, capital do Azerbaijão, com destino a Grózni, capital da Chechênia, na Rússia. Dentre os passageiros, 29 pessoas sobreviveram à queda.
Fontes no Azerbaijão, citadas pela agência Reuters, informaram que os resultados preliminares da investigação indicam que o avião foi atingido por um sistema de defesa aérea russo Pantsir-S, e suas comunicações foram interrompidas por sistemas de guerra eletrônica durante a aproximação de Grózni.
Fonte: CNN
Clima/Tempo
Cidade gaúcha bateu uma das maiores temperaturas da América do Sul nesta quinta-feira
Curiosidades
Não conseguiu ver o alinhamento dos planetas? Prepare-se para um ainda mais impressionante, com sete astros no céu!
Não se desanime caso tenha perdido o alinhamento planetário de 21 de janeiro. Um novo espetáculo cósmico está prestes a acontecer e promete ser ainda mais impressionante. No dia 28 de fevereiro, sete planetas — Marte, Júpiter, Urano, Netuno, Vênus, Mercúrio e Saturno — estarão visivelmente alinhados no céu.
Esse fenômeno raro é visto por especialistas em esoterismo como um momento de grande potencial para fortalecer energias cósmicas, sendo um dia ideal para canalizar pensamentos positivos e atrair boas vibrações.
Os sete planetas formarão um imenso arco celeste, criando uma experiência única para os entusiastas da astronomia. Embora não se alinhem perfeitamente, sua proximidade visual criará a ilusão de uma “fila”, conforme explica o Star Walk.
O evento atingirá seu pico no dia 28 de fevereiro, marcando o ápice de um fenômeno que começou neste mês. Marte estará em sua posição mais alta no céu, acima do horizonte sul, na constelação de Gêmeos. Júpiter, o segundo planeta mais brilhante, estará na constelação de Touro.
Urano será visto em Áries, próximo da borda de Touro, enquanto Vênus ficará em Peixes. Também em Peixes, Netuno aparecerá um pouco acima do horizonte oeste.
Se você olhar na constelação de Aquário, verá Mercúrio. O planeta Saturno, no entanto, será o mais difícil de observar durante esse alinhamento. Ele estará em Aquário, mas só será visível após o Sol se pôr.
Fonte: Só notícia boa
[mailpoet_form id="1"]Geral
Homem sofre choque anafilático e morre após comer camarão em SC
Um homem de 37 anos sofreu um choque anafilático e morreu após comer camarão nesta quinta-feira, dia 23, por volta das 14 horas, no bairro Canasvieiras, em Florianópolis, no Litoral catarinense.
Conforme o Corpo de Bombeiros, a vítima teve uma reação alérgica em razão da ingestão do alimento. Em seguida, o homem entrou em parada cardiorrespiratória. Ele foi encontrado caído na calçada, ao lado da esposa e populares, que realizavam massagem cardíaca.
Os socorristas tentaram reverter o quadro através de manobras de reanimação por cerca de uma hora, inclusive com o auxílio da equipe do helicóptero Águia e do Samu, mas infelizmente o óbito foi confirmado no local.
A Polícia Militar foi acionada para prestar apoio aos familiares e aguardar os órgãos competentes.
A alergia a camarão é uma situação potencialmente perigosa, pois pode impedir a respiração quando leva ao inchaço da glote na garganta, provocando asfixia e podendo levar à morte, dependendo do tempo que a pessoa fica sem oxigênio.
Fonte: Oeste Mais.
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM