Destaque
Cemitério sendo preparado para o Dia de Finados
Uma equipe da secretaria de Infraestrutura Urbana da Prefeitura de Santa Rosa está realizando nesta semana trabalho intenso de limpeza dos dois cemitérios do município, (roçagem, capina, pintura de guias e poda de árvores) e pequenas manutenções intensificadas para receber a população no dia de Finados, no sábado dia 02.
Segundo informações do secretário Alexandre Barbosa, a secretaria manterá também serviço de Plantão na sexta-feira, sábado e domingo.
O Dia de Finados, também chamado de Dia dos Mortos, é um feriado com origens religiosas, mais especificamente à religião cristã católica, comemorado em diferentes partes do planeta.
A palavra comemoração, na realidade, deve ser usada com cuidado, afinal essa é uma data voltada à oração, reverência e lembrança de todos os entes queridos que não estão mais nessa vida e deixaram muitas saudades.
ORIGEM E TRADIÇÕES LIGADAS À DATA
O ato de rezar pelos mortos existe e é praticado desde o século I, porém foi apenas no século XI que os papas João XVIII, Silvestre II e Leão IX, não necessariamente nessa ordem, instruíram os fiéis a dedicar ao menos um dia anualmente para lembrar e rezar pelas almas daqueles que já partiram.
- O dia 2 de novembro foi escolhido, pois ele sucede o Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1 e voltado à celebração de todos aqueles que, apesar de não terem sido canonizados e nem lembrados nas orações, faleceram em estado de graça;
- No Brasil, essa data é acompanhada por visitas a cemitérios e túmulos de parentes e amigos falecidos, que são homenageados com flores e rezas, num clima de respeito e reflexão pela efemeridade da vida e a saudade deixada pelos que foram;
- Nos Estados Unidos, o Dia de Finados recebe o nome de Dia de Todas as almas, numa tradução livre de All Soul’s Day, e também é comemorado por meio de visitas a cemitérios e celebração de missas;
- No México as comemorações são mais festivas e animadas, com desfiles nas ruas e pessoas com rostos pintados com caveiras. A festa é tão popular que atrai turistas do mundo inteiro e recebe o nome de El Día de los Muertos ou O Dia dos Mortos;
- Por ter sido instituída por papas da Igreja Católica, a data não é comemorada pelos protestantes, que não veem relevância no feriado, já que ele não foi designado biblicamente, além disso, no Protestantismo rezar pela alma dos mortos não é uma prática comum.
- Pode-se pensar que ao relembrar os mortos, apenas tristezas são suscitadas, afinal a perda de um ente querido não é estimada por ninguém, porém lembrar e rezar por aqueles que já se foram é visto como uma solenidade respeitosa e que simboliza o amor e carinho nutrido por eles.
Por isso, independente da religião, visitar os parentes já falecidos e homenageá-los com flores é um ato de extrema bondade e que traz conforto ao coração dos que ainda sofrem com essas perdas.
Destaque
Pavimentação no entorno do Museu e Mercado Público

Destaque
Revitalização de 14 Praças de Santa Rosa

Destaque
Centro Cívico vai passar por reforma

-
Clima/Tempo2 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
-
Destaque2 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
-
Destaque2 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
-
Uncategorized2 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
-
Uncategorized3 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
-
Uncategorized2 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
-
Destaque2 anos atrás
Decretado estado de calamidade pública em Santa Rosa
-
Uncategorized2 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM