CCJ aprova fim da venda de carro a gasolina e diesel em 2030 – Portal Plural
Connect with us

Destaque

CCJ aprova fim da venda de carro a gasolina e diesel em 2030

Projeto aprovado por comissão do Senado prevê ainda que, em 2040, nenhum automóvel a gasolina ou diesel poderá circular no país

Pável Bauken

Publicado

em



A partir de 1º de janeiro de 2030 estará proibida a venda de veículos novos movidos a combustíveis fósseis no Brasil, e em 2040 nenhum automóvel a gasolina ou diesel poderá circular no país, segundo o Projeto de Lei do senador Ciro Nogueira (PP-PI), aprovado nesta quarta-feira (12), pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O PLS segue agora para votação na Comissão de Meio Ambiente (CMA) da casa.

De acordo com o PLS 304/2017, já existem soluções tecnológicas disponíveis que permitem a substituição da gasolina e do diesel, responsáveis por um sexto das emissões de dióxido de carbono na atmosfera, que leva ao aquecimento global.

Além dos biocombustíveis, já tradicionais no mercado brasileiro, os carros elétricos avançam no mundo todo e aos poucos chegam ao Brasil.

O projeto destaca porém que algumas exceções serão abertas, como automóveis de coleção, veículos oficiais e diplomáticos ou carros de visitantes estrangeiros, que poderão continuar circulando no país, ainda que usem combustíveis fósseis.

O senador afirma em seu texto que o Brasil segue um caminho que já vem sendo traçado por outros países. “O Reino Unido e a França querem proibir a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 2040, a Índia, a partir de 2030, e a Noruega, já em 2025”, informou.

R7

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Reunião na Prefeitura deve definir retorno das atividades econômicas

Pável Bauken

Publicado

em



Nessa segunda-feira (30/03), será realizada na Prefeitura de Santa Rosa uma reunião juntamente com o Gabinete de crise instituído com a finalidade de contingenciamento de questões decorrentes do COVID 19. Entre autoridades municipais, integram o Gabinete setores da saúde, sociedade civil e segurança pública.

Dentre as deliberações previstas na pauta do dia, a principal será a questão da retomada ou não das atividades em especial o comércio, em razão do decreto do Governo do Estado Eduardo Leite.

A Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (AMUFRON), emitiu uma nota técnica assinada pelo presidente da associação Prefeito de Tuparendi, Leonel Petry, que após uma consulta on-line com os demais prefeitos, foram definidas algumas pautas entre elas que os municípios dentro de sua autonomia constitucional devem analisar suas particularidades e se entender flexibilizar as atividades econômicas no âmbito municipal e que as atividades de natureza economia dos setores produtivos industriais, agropecuário, comercial, construção e serviços devem voltar seu funcionamento regular observando alguns critérios, exigências, procedimentos, orientações e recomendações de cada segmento para a manutenção do controle sobre a situação da epidemia.

A nota técnica também fala sobre os retornos às aulas que observando algumas orientações superiores, deve-se manter a suspensão das aulas conforme nota da FAMURS/UNDIME até o fim do prazo do decreto estadual podendo ser prorrogado.

Também é informado que a nota técnica pode ser revista a qualquer momento.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Vereador Osório deve deixar PDT e se filiar ao PL nessa segunda-feira

Silvio Brasil

Publicado

em



O vereador Osório Antunes dos Santos, atualmente no PDT vai assinar sua filiação com o PL, nessa segunda-feira (30/03). O Portal Plural trouxe a informação com exclusividade nesse domingo (29/03), mas o próprio vereador disse que ainda não teria assinado com o Partido Liberal, que após entrevista ao Plural Entrevista com o apresentador Silvio Brasil, foi com sua esposa para um balneário e na sequencia retornou para casa.

Sua ida para o PL, tem articulação do Deputado Federal Giovani Cherini, que deve estar presente na cidade nessa segunda-feira (30/03), para oficializar a filiação de Osório ao Partido Liberal.

Nossa reportagem entrou em contato com a fonte e a mesma sustentou que o vereador assinou sim a ficha de filiação, inclusive pediu que entrássemos em contato com o atual presidente da sigla, Clairton dos Santos. Em contato por telefone com o atual presidente, o mesmo também negou a informação dizendo que o vereador está falando a verdade, ou seja, que não esteve reunido com o partido no sábado e que ainda não assinou a sua ficha de filiação. Clairton dos Santos destacou que realmente existe uma união forte para que o vereador assine sua filiação, mas por enquanto essa possibilidade está em construção.

Ainda segundo Clairton, o Deputado Federal Giovani Cherini é um dos maiores incentivadores pela filiação do vereador. Ele acrescentou que essa definição terá que ocorrer obrigatoriamente até o próximo dia 03 de abril e que tudo está muito bem encaminhado.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Homem é baleado em Santa Rosa

Reporter Cidades

Publicado

em



Um homem foi baleado na noite desse domingo (29/03), entre o Bairro Santa Inez e Auxiliadora em Santa Rosa na RS 344 na altura do KM 42.

A vítima J.J.R., de 26 anos, estava dirigindo o veículo GOL de placas IIU 3289 de Santa Rosa, quando foi baleado por homens em uma moto que efetuaram diversos disparos contra o veículo, ao ser atingindo pelos disparos o homem correu para o mato chegando até uma Igreja.

Segundo consta no boletim de ocorrência, uma mulher chegou até a Polícia Rodoviária informando que seu marido há pouco havia sido baleado próximo à ponte da Vila Auxiliadora diante dos fatos os policiais se deslocaram até o local, onde foi encontrado no acostamento o veículo Gol e sobre o asfalto, e avistaram três marcas de sangue no chão, a vítima não se encontrava, foram avisados que ele estava na Igreja da Santa Inês da Vila Santa Inês e que o Corpo de Bombeiros estavam no local prestando os primeiros socorros e depois encaminharam a vítima para a UPA, os disparos atingiram a altura da cintura para baixo, a vítima chegou consciente mas com bastante sangramento, onde recebeu atendimento e permanece hospitalizado.

A mulher encontrava-se muito nervosa não prestando mais os esclarecimentos dos fatos, ela estava acompanhada de uma criança menor de idade de colo, outra de aproximadamente 9 anos de idade.

O veículo foi recolhido ao centro de remoção e depósito do Detran. A Brigada Militar, Pelotão Rodoviário da Brigada Militar e equipe volante da Policia Civil compareceram ao local e realizaram o levantamento do fato, com a vítima foram encontrado R$ 456,00 e um celular.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×