Casos do golpe do falso Instagram são registrados na região – Portal Plural
Connect with us

Casos do golpe do falso Instagram são registrados na região

 

Um golpe considerado já comum em outras cidades chegou à região nos últimos dias. Trata-se do golpe do falso Instagram.

 

O crime é aplicado através do envio por direct de mensagens por contas empresariais de marcas ou empresas conhecidas em determinada região ou município.

Geralmente com ofertas, as mensagens dos golpistas parabenizam os supostos ganhadores de brindes ou promoções e, ao fim, pedem que códigos enviados por SMS sejam validados ou que links sejam acessados para completar o falso cadastro ou para confirmar o envio dos falsos prêmios.

O problema está, justamente, ao acessar os códigos ou os links encaminhados no fim do contato feito pelos golpistas, conforme explica o Delegado de Polícia substituto da DP de Ametista do Sul, Jacson Oiliam Boni. “Os golpistas criam um perfil muito parecido com o de uma empresa, adicionam as pessoas e fazem contato supostamente oferecendo um benefício. A partir disso, vários tipos de golpes são aplicados”, relata a autoridade policial.

Casos registrados na região

Em relação a prática criminosa que vem sendo registrada na região, um perfil no Instagram se passando como o da Vinícola Ametista, está sendo utilizado pelos golpistas para contatar as vítimas.

Oferecendo prêmios, como garrafas de vinho, os criminosos tentam convencer as pessoas a validarem um código de seis dígitos que é enviado para o número da pessoa, como justificativa para finalizar o cadastro e envio dos brindes. No entanto, se o código for validado, a vítima acaba tendo seu WhatsApp clonado, como detalha o Delegado de Polícia.

Nesse caso aí, os golpistas querem o código de verificação do WhatsApp da vítima, a fim de cloná-lo e entrar em conversas com os contatos dela pedindo dinheiro como se fossem ela. Ainda não temos registros desse tipo, mas é um golpe bem comum em outros locais – informa Boni.

 

FONTE: FOLHA DO NOROESTE

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×