Connect with us

Medicina & Saúde

Casos de sarampo triplicaram no mundo desde janeiro, alerta OMS

Pável Bauken

Publicado

em



 

Os casos de sarampo em todo mundo quase triplicaram desde janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado – informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta terça-feira (13). Os números divulgados pela OMS mostraram que, entre 1º de janeiro e 31 de julho de 2019, foram registrados 364.808 casos, contra os 129.239 do ano passado, no mesmo intervalo. Esses são os números mais altos registrados desde 2006, afirmou o porta-voz da OMS, Christian Lindmeier, em reunião com uma imprensa em Genebra. O maior número de casos foi registrado na República Democrática do Congo (RDC), em Madagascar e na Ucrânia.

No caso de Magadascar, “no entanto, o número de casos diminuiu significativamente nos últimos meses”, como resultado de campanhas nacionais de vacinação de emergência contra o sarampo, relatou a OMS. Outros grandes surtos desta doença se desenvolveram em Angola, Camarões, Chade, Cazaquistão, Nigéria, Filipinas, Sudão do Sul, Sudão e Tailândia. Já os Estados Unidos registraram seu maior número de casos de sarampo em 25 anos.

O sarampo é uma das doenças mais contagiosas do mundo. As mortes ocorrem, mais frequentemente, devido a complicações. “Não há tratamento, embora possa ser prevenida com duas doses de uma vacina segura e eficaz”, de acordo com a OMS.

Correio do Povo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Prefeito Vicini propõe convênio para abertura de um posto avançado do IPE em Santa Rosa

Pável Bauken

Publicado

em



O Prefeito Alcides Vicini protocolou expediente na semana passada para o Diretor – Presidente do IPE Saúde, Sr. Marcus Vinicius de Almeida oferecendo auxilio do município para a realização de um convênio que viabilize a abertura de um Posto Avançado do instituto em Santa Rosa.

No documento protocolado o prefeito justificou a iniciativa tendo em vista as enumeras reclamações que tem recebido de munícipes usuários do IPE, que encontram dificuldades em agendamentos de procedimentos e outros tramites necessários depois que foi fechada a agência da instituição em Santa Rosa.

Pensando em buscar o bem estar da população usuária e facilitar o acesso aos serviços à saúde o município de Santa Rosa propõe no convênio a disponibilização de uma sala com estrutura necessária bem como de um servidor que possa realizar os atendimentos.

Vicini frisou que durante décadas a agência do IPE esteve prestando serviços em Santa Rosa, e seu fechamento está causando muitos transtornos pois as pessoas sentem –se perdidas quando necessitam de atendimento da instituição.

Mantemos seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam esse serviço possível. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Continue Lendo

Medicina & Saúde

Morador da China busca atendimento após ter quadro febril em São Leopoldo

Reporter Cidades

Publicado

em

Caso tratado como suspeita de coronavírus foi registrado na UPA de São Leopoldo | Foto: Stephany Sander / Especial CP

A suspeita de um caso de coronavírus na cidade de São Leopoldo, no Vale do Sinos, causou apreensão aos moradores que buscaram atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Scharlau entre a noite da segunda-feira e a manhã desta terça. Segundo pessoas que estavam sendo atendidas na unidade, os funcionários passaram a usar máscaras de proteção no rosto após a entrada de um paciente por um acesso diferente da unidade. Tratava-se de um morador da China, que está há cerca de 10 dias no Brasil visitando familiares. Ele apresentou quadro febril na noite da segunda-feira e ficou internado em observação na UPA mas não apresentou evolução no quadro compatível com o coronavírus. 

O homem deve ser liberado nesta tarde para seguir tratamento médico em casa. O Centro de Vigilância em Saúde do Estado  e a Secretaria Estadual de Saúde foram notificadas e, de acordo com a Secretaria de Saúde de São Leopoldo, o atendimento seguiu o protocolo do Ministério da Saúde para prevenção do possível contágio tanto por parte dos funcionários que atenderam homem, quanto aos demais pacientes que aguardavam atendimento médico no local. 

Correio do Povo

Mantemos seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam esse serviço possível. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Continue Lendo

Destaque

UTI Neonatal teve 203 atendimentos

Pável Bauken

Publicado

em



A UTI Neonatal, do Hospital Vida & Saúde que é cadastrada na Central de Leitos realizou 203 atendimentos em 2019. Esse número foi praticamente o mesmo de 2018, em função do número de leitos e da taxa de ocupação que se manteve em 97%. O setor recebe pacientes de todas as regiões do estado.

Em relação aos atendimentos de 2019, 58% foram meninos e 42% meninas. Número bem semelhante também ao ano de 2018. As principais causas de internações foram prematuridade e disfunção respiratória. Para a Enfermeira responsável Lissandra Maicá Ruedell, o ano que passou foi de muitos avanços e melhorias para esse setor, “Avançamos muito na qualificação da equipe, concretizando protocolos de segurança. Para 2020, a expectativa é manter estes treinamentos, objetivando aperfeiçoar cada vez mais a equipe e oferecer um atendimento seguro e qualificado aos recém-nascidos”.

Em 2019, foi instituída a “Hora do Soninho” que estabeleceu em cada turno, uma hora para estimular o pleno descanso dos bebês, importante para o crescimento e desenvolvimento. Outra ação do ano passado foi a criação de um horário específico de visita para os avós, com intenção de estimular o contato e fortalecer a inclusão do bebê com a família.

Mantemos seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam esse serviço possível. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações.

Continue Lendo

Trending

×