Casos confirmados de coronavírus passam de 87 mil no mundo, com 3 mil mortes – Portal Plural
Connect with us

Mundo

Casos confirmados de coronavírus passam de 87 mil no mundo, com 3 mil mortes

Reporter Global

Publicado

em



Quase 3 mil pessoas já morreram vítimas de coronavírus no mundo, até este domingo (1º), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao todo, são 87,5 mil casos em 64 países — incluindo quase 80 mil casos e 2.870 mortes na China, onde a atividade econômica está em grande parte paralisada desde o final de janeiro em razão das medidas para evitar o contágio.

No Brasil, são dois casos confirmados e 252 suspeitos. No Rio Grande do Sul, são 27 casos suspeitos de Covid-19.

Um mapa que reúne informações sobre os casos confirmados da doença, desenvolvido pelo Center for Systems Science and Engineering (CSSE) da Johns Hopkins University, nos Estados Unidos, pode ser conferido em tempo real.

O novo aumento no número de infecções na China — a comissão nacional de saúde chinesa anunciou 573 novos casos apenas neste domingo, o maior volume desde a semana passada — e as primeiras mortes confirmadas nos Estados Unidos e na Austrália mostram que o coronavírus continua se espalhando pelo mundo.

Neste domingo, a Agência de Proteção Civil da Itália confirmou cinco novas mortes pelo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 34 o número total de fatalidades pela doença no país. O governo italiano assinou um decreto ordenando o fechamento de lojas, museus e escolas nos 11 municípios mais afetados pelo coronavírus. As regiões de Lombardia e Vêneto, que concentram grande parte dos casos, serão impactadas pela medida.

O papa Francisco desmarcou o encontro que teria com cerca de 2 mil jovens para tratar de uma economia mais solidária. Segundo o Vaticano, o encontro estava previsto para ocorrer em Assis, na Itália, entre os dias 26 e 28 de março, mas foi adiado para 21 de novembro devido à crise causada pelo coronavírus no país.

Na manhã deste domingo, o Pontífice fez a primeira aparição pública em quatro dias, desde que foi anunciada pelo Vaticano que o ele sofria de uma indisposição que o forçou a cancelar toda a agenda oficial. O líder católico surgiu na varanda do Palácio Apostólico e acenou ao público presente na Praça de São Pedro, muitos deles usando máscaras faciais.

O ministro da Saúde do Iraque informou neste domingo que seis novos casos de coronavírus foram registrados no país, elevando o total de pessoas infectadas para 19.

No Reino Unido, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, durante visita a um hospital de Londres, declarou que o coronavírus deve se espalhar “mais um pouco” na Inglaterra.

Na França, o Museu do Louvre, o mais visitado do mundo, permaneceu fechado na manhã de domingo, em função dos casos de coronavírus. No sábado ( 29), o país registrou o 100º caso confirmado da doença e duas pessoas morreram.

Na Suíça, o ministro da Saúde, Alain Bersete, orientou aos suíços que parem de se cumprimentar com beijos no rosto para evitar possível contágio por coronavírus.

O domingo foi de igrejas fechadas na Coreia do Sul, enquanto o total de casos confirmados do coronavírus chegou a 3.736, das quais 586 foram identificadas nas últimas 24 horas. Ao todo, 20 mortes foram registradas no país.

Gaúcha/ZH

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Nova espécie de morcego laranja e preto é descoberta na Guiné.

Reporter Regional

Publicado

em



Cientistas na Guiné descobriram uma nova espécie de morcego inédita, com coloração laranja e preta. O novo animal, cujo nome científico é Myotis nimbaensis, foi avistado pela primeira vez em uma expedição em 2018. A descoberta foi divulgada pela organização Bat Conservation International (BCI).

A pesquisa realizada inicialmente tinha como objetivo descobrir informações sobre uma outra espécie de morcego, a Hipposideros lamottei, que está “criticamente ameaçada de extinção”. Porém, as peculiaridades do morcego laranja e preto foram o que mais chamou a atenção dos cientistas.

Após dois anos, os pesquisadores confirmaram por meio de uma análise genética que se tratava realmente de uma nova espécie, que vive na região do Monte Nimba. “Assim que olhei para ele [o morcego laranja e preto], concordei que era algo novo”, disse Nancy Simmons, líder do estudo e integrante do Conselho Internacional de Conservação de Morcegos.

“Então começou o longo caminho de documentação e coleta de todos os dados necessários para mostrar que ele é realmente diferente de qualquer outra espécie conhecida”, recordou Nancy.

A nova descoberta faz um alerta para o fato de que a nova espécie também esteja “em perigo crítico”. “Em uma era de extinção, uma descoberta como esta oferece um vislumbre de esperança [para a conservação da mesma]”, afirmou Winifred Frick, cientista-chefe da Bat Conservation International.

De acordo com o UOL, a BCI trabalha em uma parceria com a mineradora local, a SMFG (Société des Mines de Fer de Guinée), para construir túneis para as diferentes espécies de morcego que habitam na área montanhosa de Nimba. Os abrigos reforçados devem durar séculos, separando os animais dos projetos de mineração na intenção de protegê-los da intervenção humana.

 

Fonte: Uol

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Mundo

Hong Kong: Ativistas pró-democracia pedem asilo nos EUA.

Reporter Regional

Publicado

em



Afuga segue-se à repressão maciça contra figuras da oposição de Hong Kong, detidas ao abrigo da Lei da Segurança Nacional imposta por Pequim ao território, em junho de 2020, após os enormes protestos em 2019.

“Os ativistas, todos com menos de 30 anos, participaram em protestos pró-democracia em Hong Kong, foram detidos e acusados e fugiram da cidade de barco, em julho“, disse à agência de notícias France-Presse (AFP) Samuel Chu, fundador do Hong Kong Democracy Council (HKDC), uma organização que defende a causa dos ativistas de Hong Kong nos EUA.

“Estou aliviado e espero acolhêlos nos Estados Unidos e ajudálos a pedir asilo e a construir uma nova vida”, acrescentou.

“A sua iniciativa desesperada é a prova da rápida deterioração da situação dos direitos humanos e da crescente crise humanitária que se vive em Hong Kong atualmente“, alertou.

A imprensa de Taiwan noticiou em agosto que estes cinco residentes de Hong Kong tinham tentado obter asilo naquele território no final de julho.

Na sexta-feira, os Estados Unidos impuseram sanções a seis autoridades chinesas e de Hong Kong, depois da repressão das autoridades da antiga colónia britânica contra 50 ativistas pró-democracia.

O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, também pediu a Pequim e Hong Kong que “libertem imediatamente os detidos ao abrigo da lei de segurança nacional ou de outros textos simplesmente porque exerceram os seus direitos e liberdades”.

adoção da lei draconiana, já denunciada pela União Europeia e por organizações de defesa de direitos humanos, tem contribuído para acentuar as tensões entre Estados Unidos e China.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Mundo

China doará um milhão de doses de vacinas ao Camboja.

Reporter Regional

Publicado

em



A China “ajudará” o Camboja fornecendo um milhão de doses de sua vacina Sinovac contra a covid-19, anunciou na sexta-feira (15) o primeiro-ministro Hun Sen.

“Nossa amiga China nos ajudará com um milhão de doses”, disse o líder em uma mensagem de áudio publicada em sua página do Facebook.

“Para evitar que a nação e o povo se infectem com este vírus mortal, devemos usar as vacinas que já foram administradas nos líderes chineses e em milhões de pessoas (…). Não podemos esperar mais tempo”, acrescentou.

Os primeiros a receber a injeção serão os trabalhadores da saúde de linha de frente, assim como professores, soldados, guarda-costas do primeiro-ministro e os funcionários da comitiva do rei, indicou Hun Sen.

Camboja é há muito tempo um aliado incondicional de Pequim e recebeu bilhões de dólares em empréstimos e investimentos da China.

 

Fonte: Estado de Minas

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


error: Conteúdo protegido, para ter acesso seja nosso parceiro entre em contato no whats (55) 984161736
×