Casamento entre pessoas do mesmo sexo aumenta mais de 60% em 2018 – Portal Plural
Connect with us

Uncategorized

Casamento entre pessoas do mesmo sexo aumenta mais de 60% em 2018

Pável Bauken

Publicado

em



 

A pesquisa Estatísticas do Registro Civil 2018 mostra que o casamento entre pessoas do mesmo sexo teve aumento de 61,7 % no ano passado em relação a 2017. Em 2018, foram registrados 9.520 casamentos civis entre cônjuges do mesmo sexo, ante 5.887 em 2017. Os dados foram divulgados hoje (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o estudo, as uniões entre mulheres cresceram 64,2%, passando de 3.387 em 2017 para 5.562 em 2018. Os casamentos entre homens subiram de 2,5 mil para 3.958, o que representa um aumento de 58,3%.

O levantamento mostra ainda que a alta foi puxada principalmente pelo mês de dezembro: as uniões homoafetivas entre homens e mulheres somaram 3.098. Em dezembro de 2017, foram registrados 614 casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

No casamento entre mulheres, foram registradas 549 uniões em novembro e 1.906 em dezembro do ano passado. Os registros de casamentos entre cônjuges masculinos passaram de 408 em novembro para 1.192 em dezembro de 2018.

Na pesquisa anterior, comparando os anos de 2016 e 2017, houve aumento de 10% no número de registros de união entre pessoas do mesmo sexo.

Desde 2013, a Resolução 175, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), obriga os cartórios a realizarem uniões entre casais do mesmo sexo. Para a gerente da pesquisa, Klivia Brayner de Oliveira, a população tem cada vez mais conhecimento sobre essa norma.

“As pessoas, tendo ciência disso [resolução do CNJ], estão aproveitando e oficializando [as uniões], principalmente as mulheres que gostam de oficializar a relação. Entre as mulheres, você observa que isso está se tornando mais popular. Com mais acesso à informação, as pessoas estão decidindo dessa forma”, disse a analista.

Nos casamentos civis entre solteiros de sexos diferentes, os homens se casaram, em média, aos 30 anos, e as mulheres, aos 28 anos. Nas uniões LGBTI, a idade média ao contrair o casamento foi de 34 anos para os homens e 32 anos para as mulheres.

O número total de registros de casamentos civis foi de 1.053.467 em 2018, uma redução de 1,6% em relação ao ano anterior.

Divórcios

A pesquisa revela também que houve aumento de 3,2% no número de divórcios em 2018, em comparação com o ano anterior: foram 385.246 divórcios no ano passado, ante 373.216 em 2017. A taxa de divórcios passou de 2,5 para cada mil pessoas com 20 anos de idade ou mais no país em 2017 para 2,6. A Região Sudeste apresentou o maior percentual, com 3,1 divórcios para cada mil pessoas com 20 anos de idade ou mais.

O tempo médio entre a data do casamento e o divórcio é de 14 anos. Em 2008, esse tempo médio era de 17 anos.

Segundo o IBGE, houve aumento do percentual de divórcios entre casais com filhos menores “em cuja sentença consta a guarda compartilhada”. Esse fenômeno pode ser observado após a sanção da Lei 13.058, de 2014, em que a modalidade de guarda compartilhada passou a ter prioridade.

“Em 2014, a proporção de guarda compartilhada entre os cônjuges com filhos menores era de 7,5%. Em 2016, essa modalidade passou a representar 16,9% dos divórcios judiciais concedidos; em 2017, o percentual aumentou para 20,9%; e, em 2018, para 24,4%”, diz o IBGE.

As Estatísticas do Registro Civil reúnem informações sobre nascidos vivos, casamentos, óbitos e óbitos fetais, informados pelos cartórios de Registro Civil de pessoas naturais, bem como sobre os divórcios declarados pelas varas de Família, foros, varas Cíveis e tabelionatos de Notas.

AGB

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uncategorized

Condutor tem mal súbito e colide trator em poste

Reporter Cidades

Publicado

em



Na tarde desta quarta-feira, 08, mais um caso de colisão em poste de energia da Creluz ocorreu em Ametista do Sul. Dessa vez o fato ocorreu na Avenida Brasil, saída para o bairro Industrial envolvendo uma máquina agrícola. O condutor de um trator que trafegava pela avenida, teve um mal súbito, perdeu o controle  e acabou colidindo na estrutura.

Segundo informações da companhia de energia, parte da cidade e toda a comunidade da linha Alta ficaram sem energia elétrica. Equipes já trabalham no local para o restabelecimento da luz. O homem de 59 anos foi encaminhado para atendimento médico.

Fonte: In Foco RS

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Uncategorized

Brigada Militar flagrou crime ambiental no interior de Crissiumal

Reporter Cidades

Publicado

em



Uma ocorrência de Crime Ambiental foi registrada pela Brigada Militar de Crissiumal na manhã dessa quarta-feira (08) em Linha Porto Alegre.

Conforme histórico do CRPO Fronteira Noroeste, a BM recebeu denúncia anônima de que estaria ocorrendo um crime ambiental. No local foi constatado o fato de que três suspeitos, utilizando maquinário, estavam retirando a vegetação nativa do local, não conseguindo precisar exatamente a extensão de vegetação que foi retirada do local.

O proprietário das terras estava fazendo o uso de um trator, os outros dois participantes eram contratados do mesmo, sendo que um indivíduo dirigia uma retroescavadeira.

A Guarnição perguntou ao proprietário se possuía autorização para derrubar as árvores e o mesmo disse que não.

Diante do fato o proprietário das terras, o operador da escavadeira e o motorista do caminhão foram conduzidos para DP de Crissiumal.

Fonte: CRPO Fronteira Noroeste

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Uncategorized

Colisão em rótula deixa uma pessoa ferida, e carro tombado em Santo Ângelo

Reporter Cidades

Publicado

em



Um acidente de trânsito foi registrado por volta das 22h00 desta quarta-feira (08), no cruzamento da rotatória localizada nas esquinas da Avenida Getúlio Vargas com a Sete de Setembro.

De acordo com integrantes da Brigada Militar que atenderam a ocorrência, na oportunidade ocorreu uma colisão deixando uma pessoa ferida e um veículo tombado lateralmente sobre a pista.A pessoa ferida, foi conduzida ao Hospital Santo Ângelo para atendimento médico. Uma equipe da Brigada Militar atendeu a ocorrência, contando ainda com auxilio do Corpo de Bombeiros de Santo Ângelo e SAMU.

Fonte: Rádio Cidade SA

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×