Casa de isopor em Santa Rosa – Portal Plural
Connect with us

Curiosidades

Casa de isopor em Santa Rosa

Reporter Cidades

Publicado

em



Você já viu uma casa de isopor ?

Olha essa novidade na região, a Carol da Lord Of Pets está construindo a sua casa aqui em Santa Rosa com este material que é ecológico e reciclável, a primeira a ser feita pela construtora Manancial em toda região.

Veja na reportagem exclusiva.

Projeto com parceira de Americansul de Viamão
Contato para dúvidas e maiores informações (51) 99818-5180
Construtora Manancial (55) 97400-8434

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curiosidades

Xadrez, o jogo dos reis, surgiu há 1500 anos

Pável Bauken

Publicado

em



Peões, bispos, torres, cavalos, rainha e rei. Peças brancas e pretas organizadas num tabuleiro quadriculado. Dois jogadores bem atentos e concentrados. Jogadas calculadas, captura das peças do adversário e… xeque-mate! Você já deve saber do que estamos falando, né? De um jogo que encanta cada vez mais crianças mundo afora: o xadrez.

Jogo de xadrez cativa as crianças

Faz pouco mais de 20 anos que o xadrez se tornou popular no Brasil. Mas o jogo é muito antigo! De acordo com informações do site do Centro de Excelência de Xadrez, o jogo surgiu há aproximadamente mil e quinhentos anos, na Índia, com o nome de Chaturanga, e pouco a pouco se transformou no atual jogo de xadrez.

Chaturanga

As muitas guerras e a busca por novas rotas comerciais fizeram com que o xadrez fosse introduzido nos países ocidentais. Na Idade Média, o jogo passou por algumas mudanças que o conduziram à forma atual. Naquele tempo, o xadrez era praticado pela elite européia (pelas pessoas mais ricas e poderosas da Europa), sendo chamado “jogo dos reis e rei dos jogos”.

Com a criação da prensa móvel por Gutenberg, no século XV, tornou-se possível a impressão de livros de xadrez. Com a multiplicação desses livros, ocorreu a primeira democratização significativa do jogo. Sua segunda fase de popularização ocorreu na Europa do leste, já no início do século XX, quando a União Soviética adotou o xadrez como complemento à educação, tornando-se uma potência nesse esporte.

A terceira democratização iniciou-se com a revolução dos computadores e o aparecimento da Internet, na segunda metade do século XX. A partir da década de 50, ciências como a Psicologia e a Inteligência Artificial, buscando construir máquinas inteligentes, apresentaram estudos que aceleraram a produção de enxadristas (jogadores de xadrez) eletrônicos. Hoje muitos enxadristas (ou xadrezistas) de alto nível usam esses programas para treinar e se aperfeiçoar.

ebc

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Curiosidades

Hoje é dia: há 25 anos, computador vencia Kasparov no xadrez

Relembre fatos e datas da semana de 7 a 13 de fevereiro de 2021

Pável Bauken

Publicado

em

© Divulgação/Game Over: Kasparov and The Machine

Entre os fatos de destaque desta semana, completam-se 25 anos da primeira vitória de um computador no xadrez contra o russo Garry Kasparov. Há dez anos, no Egito, caía o ditador Hosni Mubarak durante a Primavera Árabe. E, nas ondas sonoras, ainda hoje ecoa a incomparável voz de Cauby Peixoto, que completaria 90 anos no próximo dia 10. A semana termina com a comemoração do Dia Mundial do Rádio (13).

O domingo (7) desta semana começa com o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. Representantes de diferentes etnias indígenas lembram que a luta traçada é tanto por bens essenciais – água e terra – quanto pela garantia da existência dos próprios povos.

“A água é a veia da mãe Terra, é o sangue da mãe Terra, é quem dá pulso e quem dá vida”, relata Júnior Xukuru, que mora na Reserva Indígena Recanto dos Encantados, em entrevista à Agência Brasil em 2018.

Dois anos de a data ser instituída pela Lei nº 11.696 de 12 de junho de 2008, a Agência Brasil também noticiava o debate sobre o projeto que tramitava no Senado.

Xeque-mate, Kasparov

Era 10 de fevereiro de 1996. Jogando com as peças brancas, um computador alimentado com pouco conhecimento sobre xadrez ganhava uma partida, pela primeira vez, sobre o campeão mundial Garry Kasparov. Mas não era uma máquina qualquer, e sim o supercomputador Deep Blue, da IBM, que conseguia avaliar e examinar 200 milhões de jogadas por segundo. Kasparov gastava um segundo para avaliar três jogadas.

Ainda assim, o jogador russo ganhou a rodada de seis partidas com um placar de 4 a 2 para o único humano da mesa. No ano seguinte, ele foi derrotado por um Deep Blue melhorado. Em 2003, Kasparov voltava a jogar contra outra máquina, o Deep Junior.

A volta do boêmio Cauby Peixoto

“Voltei, pra rever os amigos que um dia / Eu deixei a chorar de alegria / Me acompanha o meu violão”.

A letra de A Volta do Boêmio pode ser um aviso de que o cantor fluminense Cauby Peixoto continua presente na memória popular. No próximo dia 10, ele completaria 90 anos de vida, mas já faz cinco anos da morte de Cauby, um dos mais versáteis cantores da música brasileira.

Para recordar sua história, separamos algumas sugestões de conteúdos produzidos pelas Rádios EBC:

Por falar em rádios, onde Cauby sempre fazia sucesso dentro e fora dos estúdios da Rádio Nacional, no dia 13 é comemorado mundialmente o Dia Mundial do Rádio. Em 2011, as associações de rádios do mundo, lideradas pela Espanha, solicitaram à Organização das Nações Unidas que o dia 13 de fevereiro se tornasse o Dia Mundial do Rádio. Esta data foi escolhida por ter sido o dia de criação da Rádio das Nações Unidas, em 1946. Desde então, comemora-se esse meio de comunicação capaz e manter uma forte conexão e interação com os ouvintes:

Primavera Árabe no Egito

Uma série de protestos em vários países do Oriente Médio e Norte da África provocou a queda de presidentes e ditadores na região. Essa movimentação ganhou o nome de Primavera Árabe e teve como marco a renúncia de Hosni Mubarak, no dia 11 de fevereiro, após 18 dias de protestos no Egito. Mubarak esteve 30 anos no poder até ser obrigado a ser abandonar a Presidência em decorrência do levante popular. Ele morreu em 25 de fevereiro de 2020 com 91 anos.

7  fevereiro

Nascimento da cantora fluminense de samba Clementina de Jesus (120 anos)

Nascimento do pianista e compositor fluminense Romualdo Peixoto, o Nonô (120 anos)

Nascimento do pintor, gravador, desenhista, ilustrador, ceramista, escultor, muralista, pesquisador, historiador e jornalista argentino, naturalizado brasileiro Hector Julio Páride Bernabó, o Carybé (110 anos)

Nascimento do cineasta argentino naturalizado brasileiro Héctor Babenco (75 anos)

Nascimento do compositor e regente paulista José Maria de Abreu (110 anos)

Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas – instituído pela Lei nº 11.696, de 12 de junho de 2008

Dia Nacional do Trabalhador Gráfico – data criada em 1923, em razão de uma greve praticada por profissionais gráficos, que reivindicavam melhores condições de trabalho e salários mais justos

8 fevereiro

Nascimento do ator estadunidense James Dean (90 anos)

Nascimento da atriz e militante paulista Lélia Abramo (110 anos)

Nascimento do filósofo alemão Hans Albert (100 anos)

Nascimento da atriz paulista Jussara Freire (70 anos)

9 fevereiro

Nascimento do naturalista alemão Johann Baptist von Spix (240 anos) – em 1817, Spix e o seu colega Carl von Martius foram convidados para realizar uma expedição ao Brasil, com o objetivo de descrever sua fauna e flora. Compunham a Missão Artística Austro-Alemã, que acompanhou a princesa Maria Leopoldina de Áustria, futura imperatriz do Brasil

Morte do escritor, filósofo e jornalista russo Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski (140 anos)

Morte do advogado, professor, jornalista e político mineiro Carlos Luz (60 anos) – presidente da República de 8 a 11 de novembro de 1955, tendo, deste modo, se tornado o presidente do Brasil que ocupou a cadeira presidencial por menos tempo: apenas três dias

Morte do músico de rock estadunidense Bill Haley (40 anos)

Apollo 14 retorna à Terra depois do terceiro pouso humano na Lua (50 anos)

Cometa Halley aparece pela última vez no Sistema Solar interno, visível na Terra a cada 75–76 anos (35 anos)

Criação do elemento químico Copernício (25 anos)

10 fevereiro

Nascimento do cantor fluminense Cauby Peixoto (90 anos)

O supercomputador da IBM, Deep Blue, derrota Garry Kasparov no xadrez pela primeira vez (25 anos)

Aniversário da cidade-satélite de Santa Maria, Distrito Federal (31 anos)

11 fevereiro

Nascimento do músico e compositor fluminense Sérgio Mendes (80 anos)

Nascimento do escritor, dramaturgo, cronista e jornalista mineiro Mário Prata (75 anos)

Morte do escritor estadunidense Frank Herbert (35 anos) – mais conhecido pela obra Duna

Morte do etnólogo e fotógrafo francês Pierre Verger, nome religioso Fatumbi (25 anos)

Morte do futebolista paraense Waldir Cardoso Lebrêgo, o Quarentinha (25 anos) – até hoje, é o maior artilheiro da história do Botafogo, com 313 gols em 442 jogos

Durante a Guerra Fria, 87 países, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética, assinam o Tratado de Controle de Armas do Leito do Mar, que proíbe as armas nucleares no fundo dos oceanos em águas internacionais (50 anos)

Durante a Primavera Árabe, a primeira onda da Revolução Egípcia culmina com a renúncia de Hosni Mubarak e a transferência de poder para o Supremo Conselho Militar após 18 dias de protestos (dez anos)

Projeto Ligo anuncia a primeira observação direta de ondas gravitacionais (cinco anos)

Dia internacional das Mulheres e Meninas na Ciência – data aprovada pela Assembleia das Nações Unidas em 22 de dezembro de 2015, por meio da Resolução A/RES/70/212, para promover o acesso integral e igualitário da participação de mulheres e meninas na ciência

12 fevereiro

Nascimento do ator, diretor, roteirista e produtor paulista Luiz Sérgio Person (85 anos), conhecido sobretudo por ter dirigido dois importantes filmes do cinema brasileiro dos anos 1960, São Paulo S.A. e O Caso dos Irmãos Naves

NEAR Shoemaker aterra em 433 Eros, tornando-se a primeira nave espacial a pousar em um asteroide (20 anos)

Lançamento do filme Drácula, de Tod Browning, em Nova York (EUA) (90 anos)

Papa Francisco e Patriarca Cirilo assinam uma Declaração Ecumênica no primeiro encontro entre líderes das igrejas Católica e Ortodoxa Russa desde a sua separação em 1054 (cinco anos)

13 fevereiro

Nascimento do ator, dublador e poeta fluminense Isaac Bardavid (90 anos) – foi radioator da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, atuando na série Teatro de Mistério

Morte do compositor e pianista fluminense José Francisco de Freitas (65 anos) – um dos responsáveis pela fixação da marchinha

Dia Mundial do Rádio – é uma comemoração internacional, que foi proclamada em 3 de novembro de 2011 na 26ª sessão da Unesco e que tem o aval da Assembleia Geral da ONU

ebc

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Curiosidades

Lua cheia pode afetar o sono e o ciclo menstrual, dizem estudos.

Reporter Regional

Publicado

em



Lua cheia sempre foi associada a vários mitos. Já foi dito que ela influencia o crescimento dos cabelos, altera o funcionamento do corpo e da mente e pode deixar os animais mais furiosos (vem daí a lenda do lobisomem), por exemplo.

Buscando esclarecer as verdades por trás de crenças como essas, estudos publicados nessa quarta-feira (27), na revista Science Advances, abordaram duas teorias muito presentes no imaginário popular.

Uma delas é a de que a Lua cheia influencia o sono, algo que no passado foi associado à luz mais brilhante dessa fase, atrapalhando as pessoas a dormir. A outra é a controversa relação dela com os ciclos menstruais, surgida das crenças de civilizações antigas.

O que a ciência descobriu sobre estas duas relações?

A Lua cheia e o sono

A pesquisa que demonstrou como os ciclos do sono parecem mudar conforme a fase lunar foi feita por cientistas das universidades de Washington e Yale, nos Estados Unidos, e de Quilmes, na Argentina. Usando dispositivos de pulso para monitorar o sono, eles acompanharam 464 estudantes de Seattle, nos Estados Unidos, e 98 integrantes de três comunidades indígenas argentinas.

Comparando os dados destes grupos, eles chegaram à conclusão que as pessoas tendem a deitar mais tarde e a dormir menos nas noites anteriores à Lua cheia. Embora o efeito seja maior nas comunidades sem eletricidade, ele também está presente nas áreas urbanas, de acordo com o estudo.

Os cientistas relataram ainda que nas noites que antecedem a Lua cheia havia mais luz no céu noturno após o crepúsculo, com a Lua crescente ficando mais brilhante.

“Nossa hipótese é que os padrões observados são uma adaptação inata que permitiu aos nossos ancestrais tirar proveito dessa fonte natural de luz noturna que ocorreu em um momento específico durante o ciclo lunar”, escreveu o professor da Universidade de Washington Leandro Casiraghi, coautor da pesquisa.

Interferência no ciclo menstrual

Já o artigo que revelou a possibilidade de existir uma conexão entre os ciclos lunar e menstrual, mesmo que mínima, foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Würzburg, na Alemanha. Eles levantaram a hipótese de o comportamento reprodutivo humano ter sido sincronizado com a Lua no passado, mas mudado com a modernidade e a maior exposição à luz artificial noturna.

A pesquisa consistiu na análise comparativa dos registros do ciclo menstrual de longo prazo de 22 mulheres, mantidos por até 32 anos, com dados do início dos ciclos menstruais abrangendo uma média de 15 anos, registrados por mulheres com idade superior e inferior a 35 anos.

O resultado mostrou que as mulheres com ciclo menstrual durando mais de 27 dias estavam “sincronizadas intermitentemente com ciclos que afetam a intensidade do luar”, principalmente nas noites de inverno, quando elas experimentavam uma exposição mais prolongada ao luar. No entanto, essa sincronia era perdida com o avançar da idade e a exposição à luz noturna artificial.

A análise apontou ainda que os ciclos menstruais se alinhavam com o mês tropical (período de 27,32 dias gastos pela Lua para passar duas vezes no mesmo ponto de equinócio) em 13,1% do tempo nas mulheres com mais de 35 anos, sugerindo que a menstruação também pode ser afetada por mudanças nas forças gravimétricas do satélite natural.

Fonte: TecMundo.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


error: Conteúdo protegido, para ter acesso seja nosso parceiro entre em contato no whats (55) 984161736
×