Carne deve ficar mais cara no fim do ano - Portal Plural
Connect with us

Economia

Carne deve ficar mais cara no fim do ano

Publicado

em


FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

 

O custo do churrasco deve ficar mais salgado para os gaúchos na reta final do ano. A explicação para o reajuste nos preços da carne está relacionada, principalmente, com a chamada lei da oferta e da procura. Para compensar dificuldades internas, a China aumentou o apetite por proteína animal no Rio Grande do Sul. Com a maior demanda dos asiáticos e a perspectiva de as exportações seguirem em alta, a tendência é de que a oferta local diminua. Assim, o consumidor precisa desembolsar mais na hora das compras dentro do Estado.

Alguns cortes já tiveram reajuste nos valores, aponta pesquisa da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). Presidente da entidade, Antônio Cesa Longo relata que, entre outubro e novembro, o varejo começou a sentir com maior força a elevação nos custos. Recentes chuvas no Estado dificultaram o traslado de animais de fazendas para frigoríficos, o que também gerou reflexo nos valores, diz.

Nos cortes de carne bovina pesquisados pela Agas, entre a primeira semana de outubro e igual período de novembro, a maior alta no preço foi o do coxão de dentro. O valor médio por quilo avançou 5,8%, para R$ 28,04. Conforme a entidade, as carnes suína e de frango também subiram nos supermercados gaúchos na largada de novembro.

– Com o aumento das exportações, acho que os preços de alguns cortes no mercado interno podem subir de 20% a 30% nos próximos meses. Não será um horror, pois existem muitas opções para o consumidor – projeta Longo.

A fome chinesa por carne no mercado internacional cresceu devido aos prejuízos causados pelo surto de peste suína africana.

Para amenizar dificuldades, a nação oriental passou a abocanhar diversas variedades no Exterior, o que anima o agronegócio gaúcho.

No terceiro trimestre, as exportações do Rio Grande do Sul para a China tiveram um salto, aponta o Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado ao governo estadual. Os embarques de carne de frango dispararam 201,1% frente a igual período de 2018, para US$ 21,2 milhões. Vendas de cortes bovinos tiveram alta de 142,4%.Entre os suínos, o incremento alcançou 111 ,7%.

Em parte, o avanço robusto tem ligação com o desempenho tímido do setor em 2018, pondera o economista do DEE Sergio Leusin Jr.

– A explicação para o aumento nas vendas à China é a peste suína africana. O país sempre buscou importar soja, proteína vegetal, para usar na alimentação de seus animais. Com a epidemia, a situação se inverteu. Passou a importar muita carne e diminuiu a compra de soja – pontua o economista.

Alta traz benefícios, diz indústria

No último dia 12, o país asiático habilitou mais seis frigoríficos instalados no Rio Grande do Sul para exportações. São cinco unidades de produção de suínos e uma de bovinos. Ou seja, há expectativa de os embarques seguirem em alta nos próximos meses, pressionando os preços no Estado.

Presidente do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado (Sicadergs), Ronei Lauxen também confirma que a projeção é de alta dos valores ao consumidor nos próximos meses. Para o dirigente, ainda é cedo para estimar o tamanho do provável avanço.

– A alta nas vendas à China coincidiu com o período que chamamos de entressafra, de novembro a janeiro, em que diminui a disponibilidade de animais para abate. Isso leva o mercado a reagir. O repasse nos preços já está ocorrendo. Com as chuvas recentes, também houve dificuldades nas estradas para buscar animais nas propriedades – observa Lauxen.

Presidente da Associação Gaúcha de Avicultura, Nestor Freiberger diz que, devido aos estoques reduzidos, a demanda chinesa por carne de frango no Estado ganhou impulso no segundo semestre. Apesar da perspectiva de incremento nos preços para o consumidor local, o dirigente destaca que a alta nas vendas externas traz benefícios ao agronegócio, com possível geração de empregos e renda.

– O setor segue a lei de oferta e procura. É óbvio que, com a demanda maior, há repasses aos preços. Mas vale destacar que não faltarão produtos nos supermercados do Estado ou do país. O mercado interno é o foco principal do setor – sublinha Freiberger.
Para gastar menos

Comparar preços de diversas marcas e cortes em supermercados e açougues é o primeiro passo para quem deseja economizar nas compras, aconselha o educador financeiro Adriano Severo, da Severo Educação Financeira.

Segundo o especialista, outra alternativa para gastar menos é substituir peças mais caras por outras com características similares e custos reduzidos.

Fazer um pequeno estoque de produtos também pode ajudar, diz Severo. Mas, nesse caso, é preciso prestar muita atenção nas condições e no tempo de armazenamento. A ideia é preservar as condições das mercadorias e garantir a qualidade no consumo.

Severo destaca que reduzir despesas com outros itens tende a garantir maior fôlego para quem não abre mão da carne.

Evitar desperdício também traz benefícios para o bolso. Severo cita o exemplo de quem aproveita a carne que sobra do churrasco para fazer pratos como carreteiro.

Mesmo com a projeção de alta nos preços, supermercados gaúchos devem lançar ofertas de final de ano para atrair consumidores, indica o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.

Gaúcha/ZH

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Dilma continua à frente do Banco do Brics por mais 5 anos

Publicado

em

portal plural dilma continua à frente do banco do brics por mais 5 anos

FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

A ex-presidenta Dilma Rousseff continuará à frente do Banco do Brics. A recondução da brasileira ao cargo – indicada em 2023 para mandato que se encerraria em julho deste ano – foi confirmada pela ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. “Parabéns, presidenta Dilma Rousseff, pela recondução à presidência do Novo Banco de Desenvolvimento. Sob sua direção, o Banco dos Brics vem cumprindo importante papel no desenvolvimento de nossos países”, postou Gleisi em suas redes sociais.

A indicação de Dilma para continuar à frente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB – sigla em inglês) pelos próximos cinco anos já havia sido acenada no final do ano passado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin. De acordo com as regras do banco, há um rodízio de indicações para o cargo, entre cada país-membro fundador do Brics, para mandatos de cinco anos. São membros fundadores do bloco Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Seguindo esse critério, a próxima indicação ficaria a cargo da Rússia. No entanto, durante o encerramento da 16º Cúpula dos Brics, em Kazan, na Rússia, Putin já havia acenado com a indicação de Dilma, enquanto estratégia para evitar “transferir todos os problemas [que em função da guerra com a Ucrânia] estão associados à Rússia”, discursou o presidente russo. Dilma assumiu a chefia do banco em março de 2023, no lugar de Marcos Troyjo, indicado pelo governo de Jair Bolsonaro. A troca dos ocupantes do cargo foi feita após Luiz Inácio Lula da Silva assumir a Presidência do Brasil.

Fonte: Agência Brasil.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Sicredi União RS/ES tem participação de mais de 92,5 mil associados na Assembleia 2025

Publicado

em

portal plural sicredi união rses tem participação de mais de 92,5 mil associados na assembleia 2025

NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

Com o objetivo de apresentar os resultados de 2024 e decidir sobre as estratégias para 2025, a Sicredi União RS/ES realizou a Assembleia de Núcleos Extraordinária e Ordinária, no dia 25/02, no formato digital e contou com a participação de mais de 92,5 mil associados. Em 2024 reunimos mais de 61 mil associados, também no formato virtual.

Os associados puderam conferir as ações realizadas no último ano e votar sobre pautas da Assembleia Extraordinária: reforma do Estatuto Social e as pautas da Assembleia Ordinária prestação de contas do último exercício; destinação do resultado; deliberação de normativos; aprovação do regulamento do Fundo Social; retificação dos critérios para a utilização do fundo de incentivo a novas associações.

“As assembleias são mais uma oportunidade para que os associados, os donos do negócio, possam acompanhar e decidir a respeito de pautas e estratégias importantes da Cooperativa, sendo um dos diferenciais do nosso modelo cooperativo. Agradecemos a participação dos associados que, uma vez mais, contribuíram para o crescimento do cooperativismo de crédito e para o desenvolvimento econômico das comunidades. Vale ressaltar que todo o investimento do associado é revertido ao desenvolvimento da economia local. Desta forma, a rede de negócios é fortalecida, beneficiando a comunidade.”, explicou Sidnei Strejevitch.

Após esse encontro as decisões foram levadas pelos Coordenadores de Núcleo para a Assembleia Geral Extraordinária Ordinária (AGEO), que ocorreu no dia 15/03, momento em que ficou consolidada a representatividade dos associados e a homologação de todos os resultados aprovados na Assembleia de Núcleos.

Cooperativa reúne coordenadores de núcleo do Rio Grande do Sul e Espírito Santo

Também no dia 15/03, foi realizado a 1ª Convenção de Coordenadores de Núcleo, reunindo, no salão da Comunidade de Guia Lopes, em Santa Rosa mais de 450 coordenadores da área de atuação do Rio Grande do Sul e mais de 40 coordenadores da área de atuação do Espírito Santo. Foi abordado sobre a essência do cooperativismo, a história do cooperativismo e do Sicredi e o papel do coordenador de núcleo.

“Foi muito enriquecedor a Convenção, principalmente para nós coordenadores do Espírito Santo, que viemos para Rio Grande do Sul, onde o cooperativismo já está há mais de 100 anos. Conhecer novas pessoas, para ver sobre o cooperativismo no Rio Grande do Sul e a história da região e da Cooperativa”, disse Gilberto Miranda Fernandes, coordenador de núcleo no município de Marataízes/ES

Para saber mais sobre os resultados, acesse o Relatório Anual da Sicredi União RS/ES em https://www.sicredi.com.br/coop/uniaorses/documentos-e-relatorios/ e baixe o Relatório 2024.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Oportunidades de Trabalho em Santa Rosa: Diversas Vagas Disponíveis

Publicado

em

portal plural oportunidades de trabalho em santa rosa diversas vagas disponíveis

NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

Santa Rosa está repleta de oportunidades para quem busca ingressar ou se reposicionar no mercado de trabalho. Nesta sexta (14/03), uma ampla gama de vagas está disponível para diferentes áreas de atuação. Se você está em busca de emprego, confira as oportunidades e prepare seu currículo!

Vagas Disponíveis

Entre as oportunidades ofertadas, há cargos para diversos níveis de escolaridade e experiência. Confira algumas das principais vagas:

  • Setor Administrativo e Jurídico: Advogado, Assistente Fiscal/Tributário, Auxiliar de Departamento Pessoal, Auxiliar Contábil, Analista de Marketing.
  • Estágios: Administração, Engenharia Civil.
  • Atendimento e Vendas: Caixa de Loja, Corretor de Imóveis, Recepcionista (loja, hotel, motel), Promotor(a) de Vendas, Atendente de Loja, Assistente Comercial, Vendedor(a) (interno/externo, de confecções, calçados, consórcios, máquinas agrícolas e produtos diversos).
  • Setor Industrial e Construção: Encarregado de Obras, Engenheiro Civil, Eletricista Industrial/Residencial, Operador de Máquina de Corte de Roupas, Pintor Industrial, Soldador, Torneiro CNC, Mecânico de Caminhões e de Motocicletas.
  • Gastronomia e Serviços Gerais: Cozinheira de Restaurante, Confeiteiro, Auxiliar de Cozinha, Garçom, Atendente de Lanchonete, Empregada Doméstica, Jardineiro, Tosador de Animais Domésticos.
  • Logística e Transporte: Motorista de Caminhão Basculante, Motorista de Carreta, Motorista Entregador (com EAR), Ajudante de Motorista, Despachante Emplacador.
  • Outros Setores: Técnico em Segurança do Trabalho, Controlador de Pragas, Inspetor de Qualidade, Fiscal de Tráfego, Trabalhador Rural, Monitor Agrícola, Apontador de Obras.

Além dessas, há oportunidades específicas como Vaga PCD para Analista de Riscos Corporativos.

Como se candidatar?

Os interessados devem comparecer à agência de empregos portando documento pessoal (RG/CPF/CNH) e currículo atualizado.

Horário de Atendimento:

  • Segunda a quinta-feira: 08h às 16h
  • Sexta-feira: 08h às 15h (sem fechar ao meio-dia)

Local: Avenida Rio Branco, 634 – Centro, Santa Rosa. Informações e dúvidas: (55) 98106-0029

Não perca essa chance! Atualize seu currículo e aproveite as oportunidades disponíveis no mercado de trabalho de Santa Rosa.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×