CALORÃO SEMANA QUE VEM – Portal Plural
Connect with us

Clima/Tempo

CALORÃO SEMANA QUE VEM

Ar muito quente invade o Rio Grande do Sul no começo da próxima semana

Publicado

em

Foto GW Produtora


A massa de ar mais frio que ingressou no começo desta semana tem trazido dias muito agradáveis na maioria das regiões e madrugadas até frias em parte do Estado.

Na terça, os termômetros indicaram 6,4ºC em Livramento, 6,9ºC em Herval, 7,1ºC em Quaraí, Bagé e Soledade, 7,2ºC em Ausentes, 8,7ºC em Cambará do Sul, 8,8ºC em Santa Vitória do Palmar, 9,1ºC em Farroupilha, 9,3ºC em Vacaria, 9,5ºC em Bom Jesus e em Passo Fundo, 9,7ºC em Canela e 9,8ºC em São Sepé. Ontem, novamente mínimas baixas com 6,8ºC em São José dos Ausentes, 7,6ºC em Canela e 8,1ºC em Farroupilha.

Se as noites têm sido um pouco frias, as tardes têm sido agradáveis para esta época do ano. Em Porto Alegre, a máxima ontem no Aeroporto Salgado Filho foi de 24ºC. O calor tem se limitado às áreas mais a Oeste, perto da Argentina, mas não chega a ser intenso.

Isso, contudo, está com os dias contados. O novembro de temperatura até agora abaixo da média histórica está prestes a ter um evento de calor típico dos dias mais quentes do verão. Até o final desta semana, a tendência é que a temperatura se mantenha agradável e com variação de sol, nuvens e chuva no Rio Grande do Sul com algum risco de queda de granizo em pontos isolados.

No começo da próxima semana, entretanto, espera-se que ar muito quente invada o território gaúcho e a primeira metade da semana que vem deve ter máximas muito elevadas no Estado com calor bastante intenso durante as horas da tarde, como em dias de janeiro e fevereiro.

Fonte MetSul

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima/Tempo

Reforço do ar polar trará mais frio ao RS

Publicado

em



 

Reforço de ar polar trará ar gelado no Rio Grande do Sul na metade desta semana.

 

O ritmo climático é o de inverno em que incursões de ar frio se sucedem e sequer aquece muito entre uma massa de ar frio e outra. Este início de semana é de temperatura baixa e imediatamente chega uma nova massa de ar frio, prolongando o período de noites frias.

A nova massa de ar frio de origem polar ingressa no Rio Grande do Sul entre a terça e a quarta-feira, devendo cobrir o Estado na quarta. Não chega a ser intensa para os padrões de junho, porém é mais forte que as mais recentes.

Espera-se temperatura abaixo de zero pela primeira vez no ano em muitas áreas do território gaúcho no nível de pressão atmosférica de 850 hPa que corresponde a 1.500 metros de altitude.

Trata-se de métrica usada em Meteorologia pra avaliar o quão fria ou quente é uma massa de ar e os valores não significam exatamente o que vai fazer em superfície.

FRIO À TARDE

As massas de ar frio que atuaram até agora no Rio Grande do Sul neste ano trouxeram temperatura baixa mais limitada ao período noturno e o começo da manhã. Foram raros os dias em que as tardes foram frias neste ano em Porto Alegre e na maioria das cidades do interior, exceção as de altitude.

Uma vez que esta incursão de ar frio na metade da semana é mais gelada em altitude e, assim, mais forte, a tendência é que as máximas também sejam invernais. Por isso, na quarta-feira, mesmo com sol predominando, muitas cidades gaúchas sequer vão superar os 15ºC durante a tarde. Em algumas localidades de regiões serranas, a despeito do sol, os termômetros devem indicar pouco mais de 10ºC.

MÍNIMAS E GEADA

A madrugada mais fria da semana será a da quinta-feira, mas esta incursão de ar frio da semana não deve trazer mínimas muito baixas. Por quê? O ar não estará muito seco e se espera a presença de nuvens em muitos locais, o que frustra um resfriamento maior à noite. Tanto é assim que no final da semana pode chover em pontos da Metade Norte do Rio Grande do Sul.

A realidade será diferente no Sul do Estado e na Campanha, onde as madrugadas tanto da quarta como da quinta-feira devem ser as mais frias com escassa nebulosidade, um perfil seco da atmosfera e ar gelado, o que favorecerá acentuado resfriamento noturno e geada moderada a forte em diversos pontos.

Em razão disso, mínimas muito baixas devem ser esperadas na fronteira com o Uruguai, na Campanha e no Sul gaúcho nesta semana, particularmente na quarta e na quinta com marcas de 0ºC a 2ºC. Na Serra do Sudeste, em localidades como Morro Redondo, Canguçu e Pinheiro Machado, as mínimas serão negativas em alguns pontos.

De sexta em diante, com ingresso de nuvens e ar menos seco, as mínimas se elevam, mas mesmo assim segue fazendo bastante frio à noite e ao amanhecer.

 

FONTE: METSUL METEREOLOGIA 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Previsão de frio intenso no Rio Grande do Sul, com temperaturas próximas a 0ºC no final de semana

Publicado

em



 

O período entre 10 e 16 de junho terá frio intenso e geadas no Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico nº 23/2021, produzido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em parceria com o Irga e a Emater/RS.

 

Nesta quinta-feira (10), o deslocamento de uma frente fria provocará chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados, principalmente na Metade Norte. Na sexta-feira (11), o ingresso de ar seco afastará a nebulosidade e somente nos setores Norte e Nordeste ainda ocorrerão chuvas fracas e isoladas.

A presença do ar frio provocará declínio da temperatura em todo o Estado. No sábado (12) e domingo (13) a presença do ar seco e frio manterá o tempo firme, com temperaturas próximas a 0°C e formação de geadas na maioria das regiões.

Na segunda-feira (14), o ingresso de ar quente e úmido favorecerá a ligeira elevação das temperaturas, com maior variação da nebulosidade. Na terça (15) e quarta-feira (16), o deslocamento de uma nova frente fria provocará chuva em todo o Estado.

Os valores esperados deverão oscilar entre 20 e 35mm na Metade Sul, mas deverão ser inferiores a 10mm na Campanha. No restante do Estado, os volumes oscilarão entre 35 e 50mm na maioria das localidades e poderão superar 60mm em áreas isoladas das Missões, Alto Uruguai, Planalto e Serra do Nordeste.

 

FONTE: SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUARIA E DESENVOLVIMENTO RURAL DO RIO GRANDE DO SUL

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

CHUVA DÁ LUGAR AO FRIO

Massa de ar frio avança pelo Sul do Brasil nesta sexta-feira

Publicado

em



Chuva dá lugar ao frio nesta sexta e durante o fim de semana no Sul do Brasil. Será efeito de um centro de alta pressão na parte central do continente associado a uma massa de ar frio e seco que se instala. Com isso, a tendência é de uma sequência de dias de sol nos três estados do Sul.

Não se trata de uma massa de ar frio de forte intensidade e devem ser esperadas marcas baixas nos termômetros apenas no período noturno. Os dias, com sol, terão tardes de temperatura agradável.

O maior resfriamento à noite deve favorecer a ocorrência de geada em algumas regiões neste fim de semana, sobretudo em cidades de maior altitude e especialmente concentrada em áreas de baixadas.

A massa de ar frio ingressa ao longo desta sexta, logo a temperatura não será baixa durante o dia e a tarde será agradável. As mínimas vão ocorrer sim à noite, quando aí o frio será mais percebido.

Se esta não é uma massa de ar frio de maior intensidade para esta época do ano, existe uma segunda já em vista. Modelos de computador indicam que na metade da próxima semana chega ao Sul do Brasil incursão de ar polar mais forte que trará acentuado declínio da temperatura e frio de maior intensidade que o projetado para este fim de semana.

QUANTO CHOVEU
A chuva atingiu hoje a maioria das regiões gaúchas, mas a instabilidade maior se deu na Metade Norte, onde os volumes foram mais altos. Os acumulados só de hoje até o fim da tarde em estações meteorológicas chegavam a 76 mm em São Luiz Gonzaga, 66 mm em Santo Augusto e Iraí, 62 mm em Santa Rosa, 58 mm em Serafina Correa, 52 mm em Passo Fundo, 48 mm em Entre-Ijuís e 46 mm em Cruz Alta. Em Porto Alegre, a precipitação da quinta-feira alcançou os 22 mm.

Novo período chuvoso pode ocorrer perto do dia 20 deste mês, mas até lá o tempo seco deve predominar no Rio Grande do Sul com muitos dias de sol.

METSUL

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

Trending

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×