Cadelinha prenha? Entenda os cuidados necessários antes e depois do parto – Portal Plural
Connect with us

Geral

Cadelinha prenha? Entenda os cuidados necessários antes e depois do parto

Publicado

em



É essencial o acompanhamento do veterinário durante a gestação, mas também após o nascimento dos filhotes

Ter o privilégio de estar em contato com uma linda ninhada de cães é
encantador, mas é preciso ter atenção aos cuidados necessários para garantir
que a mamãe e os filhotes estejam saudáveis. Estes cuidados devem começar
bem antes do parto e continuar após o nascimento.

 

 

Vamos às dicas:

  • Comendo por uma ninhada inteira
Essencial que a mamãe, após o parto, receba uma dieta balanceada com proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais. Se você já mudou a ração dela para a do tipo filhote com a orientação de um veterinário, está certinho!

Agora, as mamães que recebem alimentação natural (AN) devem continuar a comer uma quantidade maior de alimentos nutritivos. Precisam ser evitados alimentos de difícil digestão grãos, biscoitos, pães, bolos – mesmo aqueles que são próprios para cães.

O excesso de peso do animal é um fator de atenção. Isso porque a obesidade dificulta a respiração da cadela, além de baixar a imunidade. Para oferecer a melhor dieta natural para o seu pet, procure um veterinário especializado em nutrição.

  • Cuidados com a mamãe após o parto

É essencial o acompanhamento do veterinário durante a gestação, mas também no pós-parto. É preciso verificar o estado de saúde da mamãe para saber se ela se recuperou bem após o nascimento dos filhotes.

Não deixe de verificar se ela está amamentando a ninhada. Pois nas primeiras horas de vida, o filhote necessita ingerir o colostro (rico em anticorpos) por meio da amamentação. Assim, os pequenos poderão adquirir defesas contra doenças enquanto ainda não são capazes de produzir as suas próprias.

Forneça água e alimento para a mamãe! Quando são muito protetoras, algumas cadelas podem não querer sair de perto da ninhada. Por isso, é importante colocar a vasilha de água e comida perto dela e verificar se ela está consumindo. Se ela se recusar a comer ou beber água é preciso consultar um veterinário.

  • Amamentação dos filhotes

Dos 35 a 45 dias de vida da ninhada é o tempo ideal para manter a amamentação dos filhotes, desde que a mãe tenha condições de amamentar. Até lá, os peludos devem consumir apenas o leite materno que já possui os nutrientes necessários para um crescimento saudável.

O desmame é um processo natural pelo qual os cães passam quando estão com um mês ou pouco mais de vida. Neste período eles podem receber papinhas, ainda intercaladas com o leite. Para ajudar o pet a compreender que o que está sendo servido é para comer e não brincar, é preciso deixar ele cheirar e lamber antes de oferecer.

  • Alimentação dos filhotes

Quando passam a comer alimento sólidos, os filhotes devem receber a mesma ração até os 12 ou 14 meses de idade. Essa é a época em que o pet chega à idade adulta, passando a receber a ração adequada para esta etapa.

Os filhotes precisam que sua alimentação seja cuidada com atenção. O ideal é que o peso do pequeno aumente cerca de 25% nos primeiros seis meses de vida. Isso deve corresponder a quase metade do seu peso quando adulto. Por isso, a quantidade apropriada de ração é essencial para o crescimento de um cão saudável. Para isso, conte com a orientação do veterinário.

  • Cuidados com a mamãe e os filhotes

Reforce o organismo materno para este período tão importante. Aqui vai uma dica especial: ingredientes naturais podem beneficiar a mamãe, reforçando suas defesas naturais, o bom estado nutricional e facilitando a produção do leite para amamentar os pequenos.

 

Quando separar o filhote da mãe - MelhorAmigo.Dog

 

FONTE FOLHA VITORIA

 

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Surto de Covid na Case assusta dirigentes em Santo Ângelo

Publicado

em



Surto de Covid assusta a direção da Case (Centro de Atendimento Sócio Educativo de Santo Ângelo).

Segundo o Diretor Rodrigo Medeiros, atualmente 17 funcionários estão afastados e 3 hospitalizados. Já foi constatado 10 casos de internos infectados e já recuperados.

A maior preocupação do Diretor Medeiros é que o Case de Santo Ângelo será praticamente o último a ser vacinado sendo que os demais do Estado já estão sendo. Já os funcionários da Susepe foram vacinados no mês de abril.

Todos ficarão em quarentena até o dia 16 de junho, e devido a esta situação, os internos não poderão ter aulas presenciais e nem receber visitas das famílias.

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Prefeito assina início de obra de asfalto na Sulina

Publicado

em



Nesta semana, o Prefeito Anderson Mantei assinou mais uma importante ordem de início. Parte das ruas Tupanciretã e Cristóvão Leopoldo Meinertz irão receber asfalto e complementos. O prefeito fez questão de visitar o local juntamente com o vereador Rufino que intermediou o recurso junto do Deputado Federal Maurício Dziedricki. Também participaram do ato o Engenheiro Civil Mauricio Lenz, o Secretário de Obras Rodrigo Burkle e representantes da empresa que fará a obra no bairro Sulina. O prazo para execução é de 90 dias. O valor investido é de R$269.800,32.

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Governador do Estado anuncia nesta quarta-feira (09) importantes investimentos em rodovias da região

Publicado

em

Na foto, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Junior e o secretário extraordinário de Apoio à Gestão Administrativa e Política, Agostinho Meirelles e Deputados CLasmann, Ernani e Zilá

 

Por articulação dos deputados Aloísio Classmann, Ernani Polo e Zilá Breitenbach, governo destinará recursos para melhoria de estradas estaduais.

 

Nesta quarta-feira, às 14h30 no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite, na presença de deputados estaduais da base aliada, realiza anúncio de importantes investimentos em infraestrutura na região, visando a melhoria das estradas, devido a articulação, mobilização, empenho e o trabalho dos deputados Aloísio Classmann, Ernani Polo e Zilá Breitenbach, que não mediram esforços para buscar viabilizar esta iniciativa junto ao executivo estadual.

Os detalhamentos da medida vão ser aprofundados com mais informações após o evento, a ser realizado na tarde desta quarta-feira (09).

 

FONTE: GABINETE DEPUTADO ALOISIO CLASSMAN

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

Trending

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×