Destaque
Butantan inicia produção da vacina contra a dengue e aguarda aprovação da Anvisa

O Instituto Butantan deu início à fabricação das primeiras doses da vacina contra a dengue em São Paulo. A expectativa é produzir 1 milhão de doses ainda neste ano e alcançar 100 milhões até 2027.
Em dezembro de 2024, o Butantan finalizou o envio dos documentos necessários para a submissão do registro à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a agência, o processo ainda está na fase de análise documental, etapa anterior ao pedido formal de registro, sem prazo definido para conclusão.
Décadas de pesquisa e eficácia comprovada
O desenvolvimento do imunizante é resultado de décadas de pesquisa. Ao longo dos estudos, os cientistas monitoraram 17 mil voluntários em diversas regiões do Brasil. Os testes clínicos indicaram uma taxa de eficácia geral de 79,6%, sendo ainda maior para casos graves da doença, com proteção de 89%.
A Butantan-DV é a primeira vacina contra a dengue administrada em dose única. Sua formulação tetravalente oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus e poderá ser aplicada em pessoas de 2 a 60 anos incompletos.
“O imunizante traz dois benefícios fundamentais. Primeiro, ele ativa o sistema imunológico de forma a impedir que o vírus se multiplique logo após a picada do mosquito Aedes aegypti. Segundo, mesmo nos casos em que a infecção ocorre, a vacina reduz significativamente o risco de evolução para formas graves da doença”, explica Esper Kallás, diretor-técnico do Butantan.
Vacina pioneira aguarda liberação da Anvisa
Se aprovada, a Butantan-DV será a primeira vacina contra a dengue no mundo a oferecer proteção com uma única aplicação.
“Trata-se de um avanço inédito: uma vacina de dose única, testada na faixa etária mais ampla até o momento, eficaz tanto para quem já teve quanto para quem nunca teve dengue. É um marco para a ciência e para uma instituição pública brasileira”, ressalta Kallás.
Ele conclui: “Esperamos que essa vacina se torne uma arma poderosa no combate a uma doença que circula no Brasil desde a década de 1980, ainda causando impactos na saúde pública e levando vidas.”
Fonte: O Sul
Destaque
Atletas de Santa Rosa se destacam na Primeira Edição da Maratona de Torres

No último domingo, 16 de março, foi realizada a primeira edição da Maratona de Torres, com provas nas distâncias de 42km, 21km, 10km e 5km. A competição atraiu atletas de todo o Brasil, e entre os destaques da prova de 5km participaram os jovens corredores de Santa Rosa, Sofia Emanueli Seimetz e Pietro Gabriel de Lima da Silva, representantes da ANR/ADIDAS e alunos da EMEF Paul Harris.
Sofia, com apenas 12 anos, brilhou ao conquistar o 3° lugar geral feminino, completando a prova com um tempo impressionante de 21 minutos e 40 segundos. Uma jovem atleta, que vem se destacando no atletismo, mostrou grande potencial e já é considerada uma das promessas do esporte em sua faixa etária.
Já Pietro Gabriel, também de Santa Rosa, mesmo com desafios durante a prova, mas não se deixou abater. O atleta, que disputou a categoria até 24 anos, teve uma lesão no pé, provocada pelo tênis, o que comprometeu parte do seu desempenho. Mesmo com a dor, Pietro mostrou garra e conquistou o 1° lugar em sua categoria.
Ambos os atletas são treinados pelo professor Álvaro Miguel Perini, que também participou da competição na prova de 21km. O treinador acompanhou os jovens com muita entusiasmo e apoio, celebrando as conquistas e incentivando-os a seguir firmes nos treinamentos.
A próxima disputa dos atletas de Santa Rosa será neste sábado, 22 de março, em Lajeado, com a participação no Troféu ANR de Atletismo , onde a expectativa é que continue a brilhar e representando sua cidade com muito talento e dedicação.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Inter empata Gre-Nal, fecha campanha invicta e conquista o Gauchão após nove anos

O Internacional conquistou o Gauchão Superbet 2025 de forma invicta. O título foi confirmado após o empate em 1 a 1 com o Grêmio na tarde deste domingo (16), pelo jogo de vota da final, disputado no Estádio Beira-Rio. Enner Valencia marcou para o Colorado, enquanto Wagner Leonardo anotou para o Tricolor. Como havia vencido o jogo de ida por 2 a 0, o empate garantiu a taça para o Alvirrubro.
Foi a 46ª conquista Estadual na história do Inter, que segue como o maior vencedor da competição. Além disso, o clube volta a vencer o título do Gauchão após nove anos. A equipe colorada encerra sua participação com uma campanha de nove vitórias e três empates. Além disso, o Inter fecha o Campeonato Gaúcho com o melhor ataque e a melhor defesa do torneio. Foram 24 gols marcados e apenas seis sofridos.
O jogo:
Precisando reverter o placar agregado, o Grêmio tentou sair mais para o jogo, enquanto o Inter buscava encaixar a marcação e aproveitar os contra-ataques. A primeira oportunidade de gol foi da equipe colorada. Aos 16 minutos, Alan Patrick cobrou escanteio e Carbonero cabeceou com perigo pela linha de fundo. O Tricolor respondeu aos 30. Cristian Oliveira arrematou de fora da área e mandou à direita da meta. Aos 49, o Colorado quase abriu o marcador. Alan Patrick cobrou falta, Victor Gabriel cabeceou e Tiago Volpi fez grande defesa. No rebote, Vitão cabeceou sobre o gol.
Na segunda etapa, a rede finalmente balançou. E quem marcou primeiro foi o Internacional. Aos 10 minutos, Enner Valencia cobrou falta da intermediária e acertou o ângulo de Tiago Volpi, abrindo o placar. O Grêmio não se abateu e respondeu aos 16. Lucas Esteves cobrou falta da direita e Wagner Leonardo cabeceou para empatar o jogo. Após o empate, o Tricolor foi em busca da virada. Aos 35, Braithwaite recebeu lançamento, invadiu a área, chutou e Anthoni salvou o Colorado. No final, uma confusão entre os jogadores paralisou o duelo por alguns instantes e terminou com as expulsões de Aguirre pelo lado do Inter e Dodi no Grêmio. Apesar da postura ofensiva da equipe gremista, o Colorado se defendeu bem, conseguiu administrar a vantagem e garantir a 46ª conquista de Gauchão da sua história.
Destaque
Moradores cobram explicação sobre obra de asfalto inacabada em Santa Rosa

Moradores do bairro São Francisco procuraram a reportagem para denunciar o abandono de uma obra de pavimentação na Rua Francisco Dani. Segundo os populares, a Prefeitura havia anunciado que três ruas seriam asfaltadas, mas na Francisco Dani apenas um pequeno trecho recebeu a melhoria, enquanto o restante ficou inacabado e em condições precárias.
“Gostaria da ajuda de vocês com uma reportagem na minha rua. No fim do ano saiu a informação que três ruas seriam contempladas com asfalto, mas das três, a Francisco Dani do bairro São Francisco fizeram uma quadra apenas, deixaram pó de pedra no calçamento, levantando poeira, cortaram galhos e nem se deram o capricho de recolher”, é um dos relatos enviados para a Central de Jornalismo do Portal Plural.
Além do asfalto incompleto, os moradores enfrentam poeira constante e o acúmulo de galhos deixados pela equipe responsável pela obra. Os denunciantes enviaram fotos e vídeos mostrando a situação da via e classificou a situação como “relaxamento” e “descaso com o pagador de impostos”.
Um dos populares afirmou que esse problema não se restringe apenas à sua rua, mas que tem ocorrido em outros pontos da cidade, gerando indignação entre a população. “Fiquei sabendo que andam fazendo isso em outras ruas da cidade e o povo está reclamando também. O único jeito de sermos ouvidos é através de vocês”, desabafou.
A informação que a obra havia sido contemplada foi enviada pela Prefeitura Municipal no dia 26/12/2024, a obra deveria contemplar as ruas: Conde de Porto Alegre, Papagaios e Francisco Dani. Seriam investidos 940 mil reais, e a solicitação foi feita pelo vereador Maicon Zamboni. O problema é que a Rua Francisco Dani, segundo os moradores, ficou pela metade, enquanto outras novas obras de asfaltamento estão sendo realizadas em demais pontos da cidade.
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM