Ensino
Brasil tem 22 cursos de graduação avaliados entre os melhores do mundo
O Brasil se destaca internacionalmente com a presença de 22 cursos de ensino superior classificados entre os 50 melhores do mundo, conforme revela o recente ranking de universidades divulgado pela QS (Quacquarelli Symonds) World 2024. Essa conquista coloca o país como líder na América Latina nesse quesito.
Entre os cursos avaliados, a Odontologia desponta como área de maior destaque para o Brasil, com quatro universidades brasileiras posicionadas entre as 50 melhores. A graduação da renomada Universidade de São Paulo (USP) lidera o ranking nacional, ocupando o 13º lugar global.
Logo em seguida, figuram a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 23º lugar; a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 36º; e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 50º.
Outro curso que se sobressai é o de engenharia de petróleo, com três faculdades brasileiras entre as 50 melhores. A Unicamp se destaca nessa área, ocupando o 22º lugar, seguida pela USP (24º) e UFRJ (42º).
Ben Sowter, vice-presidente sênior da QS, ressalta a performance do Brasil, destacando os avanços em reputação e excelência educacional. Ele destaca o sucesso notável do país na área de Odontologia, reforçando sua posição como um dos principais destinos de estudo no mundo.
O estudo avaliou mais de 16,4 mil programas universitários em 1,5 mil universidades de 96 países. No Brasil, foram analisadas 309 graduações de 28 universidades. A USP se destacou como a melhor instituição brasileira, com 44 cursos entre os 100 melhores do mundo.
Essa conquista reforça não apenas a excelência educacional do Brasil, mas também sua capacidade de adaptação e progresso, mesmo diante de desafios de financiamento. A participação em um ranking tão competitivo demonstra o reconhecimento global das universidades brasileiras e sua contribuição significativa para o ensino e a pesquisa em escala internacional.
Fonte: Jornal o Sul
Ensino
Governo do RS anuncia nova edição do programa Professor do Amanhã, oferecendo 500 bolsas de licenciatura
O governo do Rio Grande do Sul anunciou, na terça-feira (26), o lançamento de uma nova edição do programa Professor do Amanhã, que disponibiliza 500 bolsas integrais para cursos de licenciatura nas áreas de Letras, Matemática, História e Geografia. Com um investimento total de R$ 38,4 milhões até 2026, a iniciativa visa formar novos professores e atender à demanda da Rede Estadual de Ensino.
Cada bolsa inclui um auxílio mensal de R$ 800 tanto para os alunos quanto para as Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices) que oferecerem as vagas. As Ices têm até o dia 3 de janeiro de 2025 para submeter suas propostas.
Os beneficiados pelo programa deverão cumprir 300 horas de prática de ensino na Rede Estadual durante o curso. Após a conclusão da graduação, os novos professores deverão realizar 1.920 horas de atividades docentes. Além disso, ao final da formação, serão automaticamente cadastrados no banco de contratações temporárias.
O programa é coordenado por um Conselho Gestor, presidido pelo vice-governador e composto por representantes da Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Casa Civil e as secretarias de Planejamento e Fazenda. O objetivo é garantir a execução estratégica das ações e atender às necessidades prioritárias do sistema educacional do estado.
Fonte: O Bairrista
[mailpoet_form id="1"]Ensino
Um a cada três professores da rede pública não possui formação adequada para lecionar
Ensino
Divulgação do gabarito oficial do Enem será antecipada
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou na noite de domingo (10) que a divulgação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será antecipada para esta semana. Originalmente, o gabarito estava previsto para ser publicado no dia 20 deste mês.
Segundo Santana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, divulgará a nova data. Já os resultados finais continuam programados para o dia 13 de janeiro de 2025.
No domingo, os estudantes fizeram provas de ciências da natureza (física, química e biologia) e matemática, enquanto no dia 3, responderam a questões de linguagens e ciências humanas.
Abstenção
No segundo dia de provas, 69,4% dos candidatos compareceram, uma porcentagem inferior à do primeiro dia (73,4%). A abstenção foi de 30,6%, maior que os 26,6% do primeiro dia, mas ligeiramente abaixo do segundo dia do Enem 2023 (32%). No total, o exame contou com mais de 4,3 milhões de inscritos.
Houve também um aumento no número de alunos concluintes do ensino médio de escolas públicas, que passou de 58% (1,1 milhão) no ano passado para 94% (1,6 milhão) neste ano. “Esse aumento se deve ao esforço do ministério, em especial ao impacto do programa Pé-de-Meia, que isenta o valor de inscrição para alunos do terceiro ano. O Enem é a principal porta de acesso ao ensino superior e a políticas públicas federais e estaduais”, destacou o ministro.
Em entrevista coletiva, Camilo Santana afirmou que nenhuma ocorrência grave foi registrada, e não houve necessidade de cancelar provas em qualquer local.
Ocorrências e eliminações
De acordo com o Inep, 1.900 candidatos foram eliminados no domingo por infrações ao edital, como portar eletrônicos ou sair com o caderno de provas antes dos 30 minutos finais. No segundo dia, foram registradas 1.037 ocorrências, incluindo emergências médicas e quedas de energia elétrica. No primeiro dia de provas, 4.999 candidatos foram eliminados, com 689 ocorrências registradas.
Reaplicação das provas
Candidatos que não puderam realizar as provas em um ou ambos os dias devido a problemas logísticos ou doenças previstas no edital podem solicitar a reaplicação a partir desta segunda-feira (11) até o dia 15. As provas serão reaplicadas nos dias 10 e 11 de dezembro, sendo essa a única oportunidade de reaplicação do Enem 2024.
Fonte: Jornal o Sul
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