Destaque
Brasil segue entre os países com maior índice de ansiedade no mundo

Em 2019, o Brasil foi classificado como o país com o maior número de pessoas ansiosas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Na época, 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) conviviam com o transtorno.
Embora um estudo recente da Planisa não tenha avaliado a idade dos pacientes, dados indicam que os jovens são os mais afetados. Segundo o Ministério da Saúde, as internações relacionadas a estresse e ansiedade em adolescentes e jovens (13 a 29 anos) cresceram 136% entre 2013 e 2023.
No relatório global World Mental Health Day 2024, divulgado no ano passado, o Brasil aparece em quarto lugar entre os países com maior nível de estresse. Entre os 1,5 mil brasileiros entrevistados, apenas 26% afirmaram não ter sofrido episódios de estresse que impactaram seu dia ao longo de um ano.
Para o psiquiatra Fabio Molina, do Hospital Regional de Presidente Prudente e da Saúde Digital, o alto índice de ansiedade no país pode estar relacionado a fatores como sedentarismo, alimentação desbalanceada, uso excessivo de redes sociais, abuso de substâncias e o enfraquecimento dos laços sociais.
Especialistas defendem a necessidade de maior atenção à saúde mental no Brasil, incluindo a ampliação de leitos psiquiátricos e o fortalecimento dos serviços ambulatoriais para um diagnóstico e tratamento mais ágeis.
Entenda o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
O TAG é um distúrbio caracterizado por preocupação excessiva e persistente, difícil de controlar, que dura pelo menos seis meses e vem acompanhado de três ou mais sintomas, como inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e distúrbios do sono.
Diferente da ansiedade pontual – uma reação natural do organismo diante de situações como entrevistas de emprego –, o TAG se manifesta continuamente e pode comprometer a rotina diária. Também difere da crise de ansiedade, que provoca descargas químicas no cérebro e pode impedir a pessoa de pensar e agir com clareza.
Nos últimos três anos, as internações por TAG custaram R$ 5,7 milhões aos hospitais públicos e privados do Brasil, segundo a Planisa, empresa especializada em gestão de gastos hospitalares. O levantamento, feito em parceria com a plataforma DRG Brasil, analisou dados de mais de 440 hospitais entre 2022 e novembro de 2024, registrando 2.202 internações no período.
A taxa de internações por TAG subiu de 3,4 para 4,6 a cada 100 mil habitantes entre 2022 e 2024. O custo médio de uma diária de internação nos hospitais analisados foi estimado em R$ 964, incluindo leito, medicamentos, materiais e honorários médicos.
Fonte: O Sul
Destaque
FEMA lança curso de Psicologia e recebe primeira turma

A Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA), de Santa Rosa, oficializou na última segunda-feira (17) a implantação do curso de Psicologia, ampliando sua oferta de graduação. A primeira turma já está formada, com 42 estudantes matriculados para iniciar sua jornada acadêmica nos próximos cinco anos.
Para a coordenadora do curso, Juliana Colpo, o grupo chega motivado e comprometido, é uma turma dedicada, com o objetivo claro de se qualificar profissionalmente.
Com oito vagas ainda disponíveis, a instituição segue com inscrições abertas para o vestibular. O curso de Bacharelado em Psicologia foi autorizado pelo MEC em 29 de maio de 2024 e teve sua publicação oficial no Diário Oficial da União em 3 de junho do mesmo ano. Ao todo, são oferecidas 50 vagas.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Inscrições abertas para oficinas no CEU das Artes

A Prefeitura por meio da Secretaria de Esporte informa que estão abertas as inscrições para diversas oficinas no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes). As aulas são realizadas no turno inverso ao da escola. Podem se inscrever, alunos da Rede Municipal ou Estadual, dos 06 aos 17 anos. São ofertadas as seguintes oficinas: Violão, Futsal, Basquete, Inglês, Karatê, Ballet, Danças Urbanas e Informática.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 15/03, no turno da tarde, das 14h às 17h, diretamente no CEU das Artes, que fica localizado na Rua São João, nº 30, bairro Cruzeiro. Horários das aulas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (55) 3511-5133, ou presencialmente no Centro de Artes e Esportes Unificados.
Documentos necessários para matrículas ou rematrículas:
– Nome completo do Aluno
– RG e CPF
– Série e escola que o aluno frequenta
– Número do NIS da criança ou adolescente (se tiver)
– Nome da mãe, pai ou responsável
– RG e CPF
– Número do NIS da mãe, pai ou responsável (se tiver)
– Telefone do aluno e do responsável
– Endereço
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Bailão Solidário por Paulinho Dill hoje (19) em Santa Rosa

Relembre
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM