Plantão 24H
Brasil registra cerca de 480 novos casos de crimes de trânsito diariamente
O Brasil registrou, em média, 480 novos casos de crimes de trânsito por dia em 2024, de acordo com dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Entre janeiro e agosto, foram contabilizadas 116.597 ações. Os crimes de trânsito estão previstos em dez artigos do Código de Trânsito Brasileiro no âmbito do Direito Penal.
Esses crimes incluem: homicídio culposo na direção de veículo automotor, evasão do local do acidente para escapar da responsabilidade penal ou civil, dirigir sob influência de álcool e participar de corridas ou competições automobilísticas em vias públicas. As penas para esses delitos podem chegar a até dez anos de prisão.
Os tribunais que mais registraram processos nos primeiros oito meses de 2024 estão nos seguintes estados:
– Rio Grande do Sul: 21.283 casos
– Minas Gerais: 17.197 casos
– São Paulo: 13.689 casos
– Paraná: 7.311 casos
– Santa Catarina: 6.775 casos
Em contrapartida, os estados do Amapá, Sergipe e Acre apresentaram os menores números, com 683, 638 e 457 casos, respectivamente.
Geral
Mais de 70 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2024 no RS
A Polícia Civil gaúcha divulgou, nesta terça-feira (21), o Mapa dos Feminicídios referente ao ano de 2024. O documento demonstra a realidade dos números envolvendo feminicídios no Rio Grande do Sul durante todo o ano passado, quando 72 casos de feminicídios consumados foram registrados no RS. Comparando esse dado com o ano de 2023, houve redução de 15% nos casos.
O Mapa ainda demonstra que 72% dos agressores foram presos ou apreendidos. Até 31 de dezembro de 2024, 79% dos Inquéritos Policiais foram remetidos ao Poder Judiciário. Os registros de feminicídios consumados em 2024 foram registrados em 50 municípios gaúchos, enquanto que em 2023 foram 62 municípios que tiveram registro desse tipo de crime.
Os dados do Mapa de Feminicídios são oriundos do Observatório de Violência Doméstica da Secretaria Estadual da Segurança Pública, compilados e analisados pela Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis.
A criação de Salas das Margaridas é uma das ações que visa atenuar a taxa de feminicídios. As Salas das Margaridas são espaços especializados no acolhimento de vítimas de violência doméstica, familiar e de gênero por meio de um ambiente amplo, reservado e equipado com policiais capacitados para o atendimento às vítimas, sendo instaladas em Delegacias de Polícia que não são especializadas e são, atualmente, uma das principais políticas públicas da Instituição pelo fim da violência contra a mulher.
A Polícia Civil ainda conta com estratégias tecnológicas a fim de combater esse tipo de violência. Exemplo disso é a Delegacia Online da Mulher. Disponível desde o final de 2022, a DOL Mulher é uma página exclusiva para tratar da violência doméstica e de gênero contra a mulher, hospedada dentro do site da Delegacia Online. Esse serviço pode ser acessado 24 horas por dia, de qualquer tipo de dispositivo, como celulares, tablets e computadores.
O Estado do Rio Grande do Sul também é pioneiro na implementação de monitoramento eletrônico de agressores, que fazem uso de tornozeleiras eletrônicas para evitar a aproximação das vítimas amparadas por Medidas Protetivas de Urgência. Nesse programa, as mulheres recebem um aparelho telefônico através do qual recebem informações caso o agressor se aproxime. Dessa forma, as mulheres podem realizar contato diretamente com a central de monitoramento.
Fonte: O Sul
[mailpoet_form id="1"]Geral
Força-tarefa apreende 800 kg de alimentos impróprios no Litoral Gaúcho
Geral
Casal é preso por suspeita de matar e queimar corpo de recém-nascida no RS
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM