BRASIL: Homem arranca seringa de vacinadora e aplica vacina no próprio braço na Grande Fortaleza; VEJA O VIDEO - Portal Plural
Connect with us

Saúde

BRASIL: Homem arranca seringa de vacinadora e aplica vacina no próprio braço na Grande Fortaleza; VEJA O VIDEO

Publicado

em


  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

 

A Prefeitura de Eusébio considerou o ato “inadequado, imprudente, perigoso” e alertou para o risco de acidentes em casos assim, como uma eventual quebra da agulha.

 

Um homem que estava prestes a ser vacinado contra a Covid-19 tomou a seringa com o imunizante das mãos da vacinadora e aplicou no próprio braço. O caso aconteceu neste sábado (3) na cidade de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, e foi registrado em vídeo por um colega que acompanhava o homem. A prefeitura da cidade alerta para os perigos desse tipo de atitude.

O vídeo enviado ao G1 mostra o homem conversando com profissionais da saúde, já posicionado para receber o imunizante. A auxiliar de enfermagem, ergue o braço e mostra ao homem a seringa preparada. É quando ele toma o imunizante das mãos dela, aponta para a câmera do colega que estava filmando e, logo em seguida, de forma brusca, aplica a vacinação no próprio braço. A enfermeira ainda tenta pegar a seringa de volta, mas o homem foi mais rápido que ela.

Depois de aplicar o imunizante no próprio braço, o homem devolve a seringa para a enfermeira e vai embora, deixando a equipe surpresa.

Medo de não ser imunizado

Ao G1, um familiar que prefere não ser identificado explicou que o homem teve a atitude por medo de algum tipo de fraude e que ele não brincou ao aplicar o imunizante no próprio braço. Segundo a familiar, o homem não tomou a seringa das mãos da enfermeira com o intuito de desmoralizar os profissionais que estavam no local.

A vacinação segue critérios técnicos e a aplicação é feita por profissional habilitado. Toda pessoa pode, no ato da imunização, checar qual vacina será aplicada, e se há líquido na seringa, por meio dos procedimentos padrões adotados pelos vacinadores, que são subordinados a órgãos de saúde.

“Repercutiu de uma maneira que a gente não esperava, não foi uma brincadeira. Ele teve uma atitude por tanta coisa que a gente assiste na televisão, de pessoas que não sabem vacinar, de pessoas que fingem vacinar e não vacinam, e enfim, vacina vencida, vacina que vai para o lixo, e realmente foi uma atitude que ele tomou, que não foi uma brincadeira jamais para desmoralizar nenhum funcionário, nada disso”, disse a familiar.

Ato foi perigoso e imprudente, diz prefeitura

Em nota, Prefeitura de Eusébio afirmou considerar o ato “inadequado, imprudente, perigoso e ainda desrespeitoso para com a vacinadora, profissional apta para realizar a aplicação da vacina”.

A prefeitura também lamentou a atitude, que considera como “reprovável” por ter exposto o próprio homem a risco de acidente. “Por exemplo, poderia ter havido ruptura (o que não houve) da agulha no braço do mesmo”, disse, em nota.

A ocorrência será notificada como incidente de vacinação à coordenação estadual de imunização. “Estaremos mais atentos para coibir e evitar incidentes outros semelhantes a este, que como dito é reprovável”, finaliza a nota.

 

FONTE: G1

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RS registra cinco novas mortes por dengue em 2024; duas delas são de Santa Rosa

Publicado

em

portal plural rs registra cinco novas mortes por dengue em 2024; duas delas são de santa rosa
Foto: Divulgação
  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou nesta quarta-feira ,(17) mais cinco óbitos relacionados à dengue no Rio Grande do Sul. Até o momento, o estado registrou 78 mortes pela doença em 2024. Todas as vítimas são homens com comorbidades. Um deles, com 76 anos, residia em Novo Hamburgo; outros dois, de 80 e 90 anos, eram de Santa Rosa; um tinha 74 anos e morava em São Leopoldo; e o último, de 68 anos, era morador de Canoas. As mortes ocorreram entre os dias 2 e 8 de abril.

Os obtidos de Santa Rosa ocorreram  nos dias 3 e 4 de abril, elevando para o total de 7 de óbitos na cidade por dengue.

Este ano, o Rio Grande do Sul já contabiliza 68.444 casos confirmados de dengue, dos quais 58.128 são autóctones, ou seja, ocorreram dentro do estado. Santa Rosa lidera os casos confirmados, com 9.263, seguida por São Leopoldo, com 6.583, Novo Hamburgo, com 6.561, e Tenente Portela, com 3.661. A Secretaria da Saúde ressalta a importância de buscar atendimento médico assim que surgirem os primeiros sintomas, para evitar complicações.

 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Saúde

Menina de 3 anos morre de Covid-19 em Florianópolis; criança não era vacinada e tinha asma

Publicado

em

portal plural menina de 3 anos morre de covid 19 em florianópolis; criança não era vacinada e tinha asma

  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

Uma menina de 3 anos morreu por Covid-19 no Hospital Infantil Joana de Gusmão, referência no atendimento pediátrico em Florianópolis. Segundo a Vigilância Epidemiológica da capital, a vítima tinha asma, uma das comorbidades agravadas pelo coronavírus, e não era vacinada contra a doença.

A morte foi registrada na quinta (11) e confirmada pelo município na segunda-feira (15) em um alerta em epidemiológico. O óbito é o segundo de uma criança por Covid-19 no município desde o início da pandemia. O primeiro aconteceu em 2022.

“Reforçamos que, desde janeiro de 2024, a vacinação contra a Covid-19 foi incorporada na rotina no Calendário Nacional de Vacinação Infantil para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade”, informou o município.

No alerta em que comunica a morte da criança, a pasta afirmou que, segundo dados do InfoGripe, há sinal de crescimento de doenças respiratórias virais graves (SRAG) na tendência de longo prazo nas regiões Sudeste e Sul por Covid-19, além do aumento dos casos de influenza nestas regiões.

 

Fonte: G1

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Fisioterapia proporciona momentos de superação na UTI

Publicado

em

portal plural fisioterapia proporciona momentos de superação na uti

  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

Melhorar a capacidade funcional dos pacientes é um dos objetivos da equipe de fisioterapia que atua na UTI do Vida & Saúde. Obedecendo a condição de cada paciente, os profissionais estimulam os pacientes visando restaurar sua independência respiratória e física, e diminuindo o risco de complicações associadas à permanência no leito.

É neste contexto, que a equipe multidisciplinar observa a particularidade de cada caso, de acordo com a individualidade de cada paciente e proporciona cenas que vão muito além do cuidado a saúde física, mas atuam diretamente na autoestima e na confiança de cada paciente.
Aos 73 anos, seu Flori precisou internar na UTI do Vida & Saúde. Ficou intubado e precisou de ventilação mecânica por 04 dias. Ao ser extubado, precisou de ventilação não invasiva e passou por sessões de hemodiálise. Mas se engana quem pensa que seu Flori desanimou. Após passar pelos primeiros processos, ele adquiriu a resistência necessária para iniciar o processo de movimentação. “A deambulação, ou seja, a caminhada, ainda no ambiente intensivo é considerado o ápice da independência funcional, caracterizando o maior objetivo da equipe, mas para chegar neste grau de funcionalidade, existe muito treino e preparo do paciente, juntamente ao fisioterapeuta”, explica a fisioterapeuta Jaqueline Madril.

Ao realizar os primeiros treinos de marcha com a fisioterapeuta, seu Flori logo se animou: “vamos dançar uma valsa?”, protagonizando um momento especial entre paciente e equipe. “Após adquirir capacidade de mobilização necessária para dançar efetivamente a valsa, veio a ideia de colocar uma música para tornar o momento especial, toda a equipe parou para admirar o momento de descontração do paciente, o mesmo que momentos antes chorava por não estar com a família, agora sorria e comemorava sua notável melhora”, destacou a enfermeira coordenadora da UTI, Thanyze Kretschmer.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×