Acesse aqui
Rádio Web Portal Plural
Bombeiro gaúcho elabora Atlas de Projeções de Radiação Solar no RS em pesquisa acadêmica inédita – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Bombeiro gaúcho elabora Atlas de Projeções de Radiação Solar no RS em pesquisa acadêmica inédita

Pável Bauken

Publicado

em

Coronel César Bonfanti, comandante-geral do CBMRS, recebeu o soldado Elison Eduardo Jardim Bierhals nesta quinta-feira (23) - Foto: Foto: Divulgação/CBMRS


Um praça do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMRS) é autor de um estudo inédito sobre o potencial de disponibilidade de energia solar em território gaúcho nas próximas décadas. O soldado Elison Eduardo Jardim Bierhals lançou neste mês o primeiro Atlas de Projeções de Radiação Solar para o Rio Grande do Sul. A principal conclusão do trabalho é de que a radiação solar no Estado, principalmente no verão, pode aumentar, em média, 12% entre 2025 e 2100.

A publicação é fruto da pesquisa iniciada pelo soldado ainda durante sua graduação em Engenharia de Energia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), a qual Bierhals deu sequência na especialização que agora cursa, no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Riscos e Desastres Naturais, da Faculdade Dom Bosco, de Porto Alegre. O atlas foi produzido sob orientação da professora doutora Claudineia Brazil, engenheira de energia e meteorologista, que também assina a autoria do estudo.

Conforme o soldado, os dados apresentados no atlas comprovam o enorme potencial para ampliação do uso de energia solar no Rio Grande do Sul. A radiação do Sol que chega a Terra é necessária para praticamente toda a vida e os movimentos atmosféricos de nosso planeta, se destacando também entre as fontes de energia limpa disponíveis.

“Já temos hoje um ótimo cenário para utilização de energia solar, comparado com diversos países. Por exemplo: a Alemanha é referência internacional em termos de investimento nesse tipo de energia, que responde por cerca de 30% da matriz energética deles. E a região de melhor incidência de radiação na Alemanha fica abaixo do nosso pior ponto aqui no Estado”, explica Bierhals.

O soldado acrescenta que os dados do atlas também podem auxiliar tanto a ampliação de mercado na iniciativa privada quanto a elaboração de políticas públicas para expansão da exploração de energia solar no RS. “Traz também maior segurança técnica para o investimento nessa modalidade ao verificar que a disponibilidade de radiação não só pode se manter como tende a aumentar no futuro”, afirma o pesquisador.

O estudo de Bierhals e Claudineia foi elaborado seguindo padrões científicos internacionais, desenvolvidos por centros de pesquisa de todo mundo, que permitem projetar as mudanças climáticas no planeta. São os mesmos modelos que dão base aos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês), principal órgão científico internacional para as avaliações das alterações climáticas, criado pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) e pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM).

Durante a graduação, o trabalho de conclusão de curso (TCC) de Bierhals consistiu na validação de dados de modelos matemáticos para assegurar sua precisão quando observada a variável de radiação no território gaúcho. Pode-se dizer, a grosso modo, que para isso ele comparou as projeções apontadas para o período entre 2006 e 2015 por um conjunto de modelos, conhecido como Coupled Model Intercomparison Project Phase 5 (CMIP5), com a situação verificada na realidade no RS. Dessa forma, Bierhals identificou os modelos HadGen e Access como os mais precisos. Agora, durante a pós-graduação, a pesquisa avançou para a aplicação desses dois modelos para projetar o período futuro, de 2025 a 2100.

O trabalho ainda contou com a participação, na equipe técnica, de dois professores adjuntos da UERGS: os doutores Rafael Haag e Elton Gimenez Rossini, que orientou o TCC do soldado durante a graduação. Também colaborou a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Dom Bosco, professora mestre Luciane Teresa Salvi.

Servidor do CBMRS com atuação na Academia de Bombeiro Militar (ABM), na Capital, Bieharls, além de pós-graduando na Faculdade Dom Bosco, é aluno do curso de mestrado em Sensoriamento Remoto na UFRGS. O soldado foi recebido nesta quinta-feira pelo comandante-geral do CBMRS, coronel César Eduardo Bonfanti, que o parabenizou pela excelência acadêmica. “A qualificação continuada é uma das premissas do Corpo de Bombeiros e muito nos orgulha ver o sucesso de um dos nossos guerreiros”, declarou o comandante.

O Atlas de Projeções de Radiação Solar está disponível na internet para download gratuito (clique aqui).

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Chocoá inaugura loja em Santa Rosa

Pável Bauken

Publicado

em



Nessa sexta-feira 27 de novembro abre as portas em Santa Rosa a Chocoá Chocolates de Gramado, com um delicioso chocolate artesanal de direto de Gramado, com qualidade, beleza e variedade que conquistam a cada pedaço, vai estar localizada na Avenida Flores da Cunha, 134, Sala 03, Bairro Cruzeiro, você também pode ligar no telefone (55) 3512-2185 ou acessar os produtos no site https://www.chocoa.com.br.

“Com todo esse amor e com um desejo de chegar mais próximo dos nossos amigos e clientes, estamos inaugurando a primeira Loja da Chocoá fora de Gramado. Escolhemos a cidade de Santa Rosa para iniciar essa nova etapa desse grande sonho. A cidade de Santa Rosa é linda, elegante, com um povo maravilhoso e que com certeza combina com todo o carinho e amor que a Chocoá coloca em cada pedacinho de chocolate”

1998
A Chocoá inicia a sua história com muito trabalho e talvez até uma certa dose de ingenuidade no ano de 1998, com o sonho do fundador Joel, em fazer com que Gramado fosse a grande capital do chocolate, aliás, ele sabia dessa capacidade, e queria ajudar! Trabalhava no turismo e percebia que o Chocolate era uma das grandes riquezas de Gramado e percebendo que isso não era valorizado, fez disso o seu impulsionador… Resolveu se encorajar e fazer alguma coisa para que isso fosse reconhecido pelo mundo… Neto de Italianos imigrantes, colocou literalmente a mão na massa, sempre obcecado pelo melhor sabor. Criou a empresa Vienna Chocolates, voltada para o público que visitava a cidade, e sempre com a ânsia de fazer com que os visitantes provassem o verdadeiro chocolate e depois contassem para os seus amigos e familiares.

2008
O Sonho deu certo durante um tempo, de dentro de casa foi levado para o centro da cidade, com muitos clientes, já existia a vontade de ampliar e levar esse sabor para fora de Gramado também, mas no meio do caminho Joel teve um bebê, que nasceu com um problema nas pernas, não foi errado, mas ele perdeu o foco, afinal tinha algo mais importante no momento a ser resolvido, o sonho foi se esvaziando, até que ficou muito pequeno, e voltou para dentro de casa.

2010
Deu continuidade ao projeto, mas de forma menor, com a Fábrica e a Loja da Fábrica, dando prioridade ao seu filho, mas mantendo o seu sonho.

2016
Joel conheceu um outro sonhador, o Sandro, um apaixonado por Gramado, que queria muito avançar no mundo, e levar o que fosse melhor do Brasil, decidiu apresentar a todos o Chocolate brasileiro, o Chocolate de Gramado, e com a união dessas duas forças e com muita garra, a Vienna se transforma na Chocoá Chocolates de Gramado.

2018
A Chocoá tem como missão ser de verdade, ser feita de sonhos, ser feita de amor e com isso quer levar a cada pedaço um sabor só nosso, um sabor brasileiro, feito por nós brasileiros, algo que precisamos ter orgulho.

2019
Juntamente com tudo isso, o que também é lindo nessa história é existir Gramado, que é uma cidade de muita cultura, de muito turismo, de muito frio, de muitas belezas naturais e porque não a cidade do melhor chocolate! E vai dizer que tudo isso não combina demais? Sentimos muito orgulho de aqui no Brasil, produzirmos algo tão especial, tão lindo e com sabor tão elegante! Sabemos que somos um país que não valoriza muito as suas riquezas, mas sabemos também que falando sobre isso, podemos mudar, nós queremos transmitir esse amor que vem do chocolate à todas as pessoas que estiverem dispostas a provar desse amor

2020
Com todo esse amor e com um desejo de chegar mais próximo dos nossos amigos e clientes, estamos inaugurando a primeira Loja da Chocoá fora de Gramado. Escolhemos a cidade de Santa Rosa para iniciar essa nova etapa desse grande sonho. A cidade de Santa Rosa é linda, elegante, com um povo maravilhoso e que com certeza combina com todo o carinho e amor que a Chocoá coloca em cada pedacinho de chocolate.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Criado comitê de enfrentamento à estiagem em Santa Rosa

Pável Bauken

Publicado

em



A Prefeitura de Santa Rosa, preocupada com a situação de estiagem que está afetando drasticamente o município, principalmente os agricultores, criou um comitê de enfrentamento à estiagem composta por membros de instituições da sociedade bem do executivo municipal com a finalidade de tomar medidas a fins de suprir alguns danos causados pela falta de chuva. Diante da necessidade, nos últimos dias o município de Santa Rosa adquiriu um conjunto para transporte de água potável com capacidade de 12 mil litros e bombeamento, sendo que o mesmo já está sendo usado para abastecer a água em alguns pontos específicos.

Também através da Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura Rural desde a semana passada vem sendo realizado abertura de açudes para dessedentação animal, sendo que para ser realizado o serviço o produtor deve realizar o protocolo na Prefeitura, anexando o CAR (Cadastro Ambiental Rural) e o cadastro no Siout (Sistema de Outorga de água do Rio Grande do Sul). De acordo com o secretário Valmiro Eisen, com o tanque para transporte e com a abertura de açudes nesse momento está sendo possível sanar a falta de água para o consumo humano e animal, mas um dos grandes problemas encontrado pelo grupo é a falta de alimentos para os animais.

Devido a estiagem,  no dia 11 de novembro o município decretou situação de emergência.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Busca por Black Friday sobe 20% em relação a 2019

Reporter Global

Publicado

em

Busca por Black Friday sobe 20% em relação a 2019 | Foto: Gabriel Bouys / AFP / CP

 

Em recorte por categorias, procura por tablets lidera com alta de 56%

 

A procura na internet por descontos na Black Friday está em alta e a expectativa é que as vendas no e-commerce batam recordes em um ano marcado pela pandemia – que obrigou o consumidor a amadurecer digitalmente, ao mesmo tempo em que reduziu a atratividade das lojas físicas. Segundo levantamento do Google, obtido com exclusividade pelo Estadão/Broadcast, as buscas por Black Friday já eram 20% maiores entre os dias 11 e 17 de novembro que no mesmo período de 2019.

Segundo a consultoria Ebit/Nielsen, o comércio online no evento deste ano deve crescer 27% em relação a 2019, considerando as vendas entre hoje e amanhã, o dia propriamente dito do evento. Nos cálculos ABComm, associação brasileira de e-commerce, o crescimento deve ficar em torno de 77% na comparação anual, contando as vendas de hoje até a próxima segunda.

O Google fez também o recorte das categorias com maior crescimento na busca entre os dias 14 e 20 de novembro em comparação com o mesmo período do ano passado. Lideram a lista os tablets e leitores digitais, com alta de 56%. Na sequência, vêm computadores, com aumento de 54%; a categoria de cama, mesa e banho, com buscas 53% maiores; acessórios de informática, com alta de 49%; moda para bebês, 46% mais buscada; e artigos para animais de estimação, com alta de 45%.

Sem aglomeração. Nas lojas físicas, a preocupação com o avanço do coronavírus deve impedir as cenas de tumulto e de disputa por produtos comuns nas edições anteriores do evento. As grandes redes varejistas não planejam grandes ações nas unidades e algumas apostam em lives para atrair o consumidor e apresentar descontos.

O Magalu fará evento online a partir das 22h30min de hoje até a meia-noite e meia, com apresentação da atriz Taís Araújo e de Luciano Huck e show de Anitta. A Americanas vai comandar o evento principal Show da Black Friday, organizado pelo YouTube, das 21h à 1h. A apresentação será feita pelo youtuber e empresário Felipe Neto.

A rede, ao contrário das concorrentes, vai manter 1,5 mil de suas lojas abertas 24 horas de hoje para amanhã. Em nota, a empresa afirmou que a medida visa a evitar aglomerações e que haverá gestão de fluxo de clientes.

O Extra, que costumava reunir uma multidão de consumidores em uma loja da zona sul de São Paulo à meia-noite, terá suas unidades funcionando em horário normal para evitar aglomeração. De acordo com Magalu, Americanas, Via Varejo – dona das Casas Bahia e Ponto Frio – e Extra, todas as lojas têm reforçado as medidas de proteção adotadas desde o início da pandemia de Covid-19.

A recomendação, porém, é que os clientes também façam a sua parte. “O consumidor precisa respeitar a dinâmica para não prejudicar a loja”, diz o assessor econômico da FecomércioSP, Guilherme Dietze, frisando a necessidade o uso de máscara e álcool em gel.

 

Cuidados na hora da compra

Prefira lojas conhecidas Caso contrário, consulte a reputação da marca em sites como o Reclame Aqui, onde é possível filtrar as reclamações. Procure informações cadastrais como CNPJ, razão social e telefone fixo para contato. Desconfie de links patrocinados em sites de pesquisas. Fraudadores costumam pagar para terem seus links maliciosos com destaque.

 

Pagamento

Uma das formas de pagamento mais seguras é o cartão de crédito: além de eventuais seguros cobertos pela própria bandeira, é possível solicitar o estorno da compra se houver problema. Outra maneira de evitar a clonagem de dados é o uso do cartão virtual e, agora, o Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central – neste caso, o pagamento é à vista.

 

Prazo de entrega

Se a loja, física ou virtual, não entregar os produtos comprados no prazo combinado, o consumidor pode cancelar a compra e ter seu dinheiro de volta sem pagar nenhuma taxa, já que a desistência, nesse caso, foi provocada pelo estabelecimento comercial.

 

Correio do Povo

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×