Bom condicionamento físico reduz risco de agravamento da Covid-19 – Portal Plural
Connect with us

Saúde

Bom condicionamento físico reduz risco de agravamento da Covid-19

Publicado

em



 

 

Novo estudo americano conclui que manter atividade física e treino cardiorrespiratório em dia diminui perigo de internação em casos de infecção pelo novo coronavírus

 

 

A pandemia do Covid-19 exigiu e ainda exige da comunidade científica um esforço hercúleo para entender como o vírus pode impactar nossas vidas, desde a forma de contágio até as sequelas apresentadas pelos infectados. Tudo isso enquanto combate exaustivamente as “Fake News”. Sem sombra de dúvidas, o novo coronavírus constitui-se no maior desafio enfrentado até então pelos cientistas de nossa era. Porém, apesar de ainda estarmos longe de entender precisamente por que e como o vírus afeta diferentes órgãos e sistemas do corpo humano, algumas evidências já nos permitem, por exemplo, entender razoavelmente bem alguns fatores de risco.

Dentre os vários fatores de risco já destacados, como idade avançada, obesidade e diabetes, a comunidade científica já destaca com fortes evidências que baixas concentrações de vitamina D e baixo nível de condicionamento físico também são fatores de risco para que os indivíduos infectados apresentem um quadro mais grave da doença.

Num estudo publicado neste mês de janeiro de 2021 na Mayo Clinic Proceedings, investigadores da clínica Mayo correlacionaram os testes de esforço de 246 pacientes que foram posteriormente diagnosticados com Covid-19. Os pacientes que foram incluídos no estudo realizaram o teste de esforço entre 1 de janeiro de 2016 e 29 de fevereiro de 2020 e foram diagnosticados com Covid entre os dias 29 de fevereiro e 30 de maio de 2020.

Dos 246 pacientes avaliados, os 36% que precisaram ser hospitalizados apresentaram um condicionamento físico claramente inferior ao dos pacientes que não necessitaram de internação.

Os resultados desse estudo mostram que bons níveis de condicionamento cardiorrespiratório estão independentemente e inversamente relacionados com a necessidade de internação em casos de infecção pelo coronavírus.

Ou seja, embora o bom condicionamento físico não nos proteja de contrair a doença, quanto melhor o nível de condicionamento físico, menor a chance de agravamento do quadro.

Esta é, portanto, mais uma evidência que reforça a importância da manutenção da prática de atividades físicas para nos protegermos não só de todas as comorbidades advindas do sedentarismo, mas também para nos protegermos de possíveis complicações advindas da Covid-19.

 

 

FONTE: Globo Esporte

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Horizontina adquire plataformas educacionais

Publicado

em



A Secretaria Municipal de Educação de Horizontina está investindo na aquisição de Plataformas Interativas Educacionais, investimento de R$ 79.200,00 com a compra inicial de quatro equipamentos.

As mesas interativas estarão equipando as Salas de AEE – Atendimento Educacional Especializado, das Escolas Municipais Nelly Dahne Logemann e Monteiro Lobato, uma plataforma ficará para os atendimentos da EISME- Equipe Interdisciplinar da Secretaria Municipal de Educação e o outro equipamento instalado na Escola Municipal Bela União.

Nas plataformas estão já de fábrica 18 jogos educativos. Podem ser acrescidos outros 55. Os alunos podem jogar entre dois ou de forma individual, que ajudam no desenvolvimento da atenção, memória, foco, raciocínio lógico, entre outras habilidades, destaca a Secretaria Municipal de Educação. Nesta semana o Prefeito Jones Cunha e a Secretária Ivete Fátima Callegaro da Silva visitaram duas das escolas contempladas com o equipamento.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Saúde

Moscou voltará a adotar medidas de lockdown a partir do dia 28 de outubro para combater uma alta nos casos de covid-19.

Publicado

em



A informação foi dada nesta última quinta-feira (21) pelo prefeito da cidade, Sergei Sobyanin.

Todas as lojas, bares e restaurantes serão obrigados a fechar, exceto aqueles que vendem bens essenciais, como supermercados e farmácias.

O presidente russo, Vladimir Putin, aprovou nessa quarta-feira (20) o fechamentos dos ambientes de trabalho por uma semana, entre 30 de outubro e 7 de novembro. Ele disse que os líderes regionais poderão adotar outras medidas da maneira que quiserem.

A Rússia registrou alta diária recorde, tanto de mortes relacionadas ao novo coronavírus quanto de novas infecções pela covid-19, nesta quinta-feira.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Saúde

Três de Maio: vacinação contra covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos ocorre na sexta-feira

Publicado

em



Imunização será realizada nas ESFs

A Secretaria de Saúde de Três de Maio comunica que vai aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos (sem comorbidades) do município.
A imunização vai ocorrer nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), na sexta-feira, dia 22 de outubro, das 7h30min às 11h, mediante apresentação do CPF e da caderneta de vacinação.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×