Acesse aqui
Rádio Web Portal Plural
Bolsonaro diz que 13º do Bolsa Família estará na LOA a partir de 2020 – Portal Plural
Connect with us

Geral

Bolsonaro diz que 13º do Bolsa Família estará na LOA a partir de 2020

Pável Bauken

Publicado

em



 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o pagamento da 13ª parcela do Bolsa Família não valerá apenas para 2019. Em sua live desta semana, transmitida hoje (17), o presidente reiterou que o pagamento entrará na Lei Orçamentária Anual (LOA) a partir do ano que vem.

“O bom programa social é aquele que mais sai gente do que entra. Mas temos uma massa ainda de pessoas que necessitam do amparo do Estado. E não é apenas dezembro agora, não. Como nos outros anos entra na LOA, está garantido o décimo terceiro”.

Na última terça-feira (15), o governo enviou ao Congresso Nacional, na forma de uma medida provisória (MP), a previsão de pagamento do benefício para 2019.

No próprio evento de assinatura da medida provisória, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, havia explicado que o recurso extra para este ano teve que ser criado via MP, mas que nos anos seguintes já estaria previsto. “A partir do ano que vem, na própria previsão do Orçamento já vai estar colocada essa questão do décimo terceiro, e daqui pra frente vai ter essa parcela”.

Assista à íntegra da live:

Óleo no Nordeste

Bolsonaro também negou que o governo esteja sendo omisso no combate às manchas de óleo que invadem o litoral do Nordeste do Brasil. “Desde o dia 2 de setembro que o governo já vem analisando esse derramamento de óleo para buscar possíveis responsáveis. […] Conversei hoje com o ministro da Defesa, Fernando [Azevedo e Silva], converso todo dia com o [ministro do Meio Ambiente] Ricardo Salles. Estamos colaborando, ampliar nosso trabalho nessa região para ajudar a limpar esse óleo”.

O presidente evitou atribuir responsabilidades sem ter certeza da origem do óleo. “Alguns dizem que seria da Venezuela esse óleo, não quero assumir esta responsabilidade ainda, tenho que ter certeza ainda para afirmar como chefe de Estado”. Na semana passada, Salles disse, na Câmara dos Deputados, que o óleo “muito provavelmente” vinha da Venezuela.

AGB

 

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bom Pastor e Unijuí ampliam parceria e projetam qualificação da saúde em Ijuí

Pável Bauken

Publicado

em



Com convênios e parcerias remontando os últimos 30 anos, a Unijuí e o Hospital Bom Pastor possuem uma consolidada relação, somando esforços para o desenvolvimento da saúde local e para a formação de profissionais na região. Dentre as principais colaborações entre as instituições nos últimos anos, está o projeto do curso de Medicina, único no Noroeste do Estado, em que o Bom Pastor é parte fundamental para a efetivação e conquista desta oferta em Ijuí, juntamente com outras instituições hospitalares da região.

Para além disso, ambas as instituições mantêm campo de estágio nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Farmácia. A Unijuí Saúde, que engloba a Clínica de Fisioterapia, Consultório de Nutrição e a Unidade de Reabilitação Física (Unir), esteve alocada no prédio do Novo Bom Pastor por alguns anos, atendendo aos municípios de abrangência da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, sendo transferida para o Campus Ijuí, neste ano. 

Neste segundo semestre de 2020, a instituição Hospital Bom Pastor celebra uma grande conquista, passando a operar em uma nova e moderna estrutura, com investimento de cerca de R$ 30 milhões, construída no bairro São Geraldo, próximo à Sede Acadêmica, onde passou a atender a comunidade no fim do mês de julho. O novo hospital Bom Pastor conta com uma estrutura física de aproximadamente 8,3 mil metros quadrados, dividido em quatro pavimentos, com 115 leitos de internação, além de Centro Cirúrgico com quatro salas, sala de recuperação com 12 leitos, ambulatório com Centro de Especialidades e Centro de Terapia Assistida, além de seis leitos de observação. Inicia também as atividades na UTI com 10 leitos, sendo estes utilizados no primeiro momento para pacientes com covid-19. Cerca de 70% dos atendimentos da instituição são realizados pelo SUS – Sistema Único de Saúde – e o restante por convênios. No primeiro semestre de 2021, iniciam as atividades do curso de Medicina em cinco especialidades da Clínica Médica, desfrutando da nova estrutura, com ambientes específicos e ampliando as especialidades de atendimento do hospital. 

Em reunião no dia 30 de novembro, os membros da Reitoria – reitora Cátia Maria Nehring; vice-reitor de Administração, professor Dieter Siedenberg; vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto; vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando González; e assessora da Vice-reitoria de Administração, Vanessa Frota; acompanhados do chefe do Departamento de Ciências da Vida (DCVida), professor Matias Nunes Frizzo; do coordenador do curso de Medicina, professor Jorge Brust; e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde, em associação com as Universidades Unicruz/Unijuí, professor Thiago Heck, estiveram reunidos com o presidente do Hospital, Martinho Kelm, administradora da instituição, Rosane Schiavo, e gerente de Recursos Humanos, Celísia Bohn. Foram tratadas diferentes pautas, tais como início das atividades do curso de Medicina na Unidade de Ensino Aprendizagem Clínica Médica, os estágios e práticas dos demais cursos da área da saúde, com ampliação das vagas dos leitos SUS do Hospital, novas possibilidades de parceria com as atividades vinculadas ao curso de Biomedicina e o Edital de Bolsas do Programa Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, para funcionários e médicos vinculados ao Bom Pastor. 

A reitora da Unijuí e presidente da Fidene, professora Cátia Maria Nehring, salienta que a inserção de estudantes em atividades de ensino e de aprendizagem junto à comunidade, tendo como cenário a Rede de Atenção Básica à Saúde nas Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família, além de Unidades de Atenção Secundária e Terciária de Saúde, como é o caso dos hospitais parceiros – e entre estes, o  Hospital Bom Pastor, atuando na resolução de situações-problema, promovendo a construção, valorização e socialização de conhecimentos, é, sem dúvida, indispensável à formação qualificada dos estudantes da Unijuí. “Além do processo pedagógico, registramos, também, que o atual e moderno complexo do Hospital Bom Pastor representa, sem qualquer dúvida, uma conquista coletiva de toda comunidade local e regional, cujas ações sempre se pautam no respeito e compromisso com todos os pacientes, sempre levando em conta a prestação de uma assistência humanizada”, reforçou a reitora.

O presidente do Bom Pastor, Martinho Kelm, ex-presidente da Fidene e ex-reitor da Unijuí, destacou, em entrevista à Unijuí FM, que a Instituição trabalhou intensamente nos últimos 15 anos para viabilizar esta nova estrutura. “É um projeto de muitas mãos, em que a Universidade também teve uma participação decisiva, desde a aquisição do terreno – compra na qual a Unijuí colaborou com um terço do valor. Além disso, integrar o projeto do curso de Medicina também foi um elemento decisivo e uma contribuição muito importante da Universidade para o Hospital. Acredito que o Hospital e a Universidade poderão realizar ainda grandes trabalhos daqui para a frente”, observa.

Segundo a administradora do Bom Pastor, Rosane Schiavo, a trajetória do Hospital sempre foi marcada por movimentos comunitários que demonstraram atitudes pró-ativas em favor de uma causa. “A edificação do novo Bom Pastor foi motivada pela necessidade de ampliação e qualificação do espaço físico, onde mais uma vez materializou-se a força da coletividade. Este projeto desafiador foi abraçado por líderes providos de coragem, determinação e abnegação, que aos poucos foram contagiando mais pessoas na busca de apoio para sua viabilização, incluindo órgãos públicos, clubes de serviço, empresários, associações, entre outros. O novo Bom Pastor Ijuí, projetado a partir de um moderno conceito de ambiência hospitalar, conta com equipe qualificada de profissionais, tecnologia avançada, atendimento humano e acolhedor, representando uma conquista para a comunidade regional”, observa.

Segundo o chefe do Departamento de Ciências da Vida (DCVida), Matias Nunes Frizzo, a nova estrutura do Hospital é diferenciada e moderna, a qual os professores dos cursos da saúde visitaram recentemente. “Reconhecemos o Hospital para a nossa comunidade, bem como para os campos de prática nas disciplinas e estágios para a área da saúde. Esta parceria certamente continuará a complementar a formação dos nossos estudantes”, salienta.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

APADA Credenciamento PRONAS/ PCD

Pável Bauken

Publicado

em



A APADA está apta a buscar recursos através de incentivo fiscal com objetivo de qualificar o atendimento de seus usuários, visando à inovação em atendimento de habilitação e reabilitação e busca com isso a criação de Centros específicos.

Em novembro de 2020 foi publicada a Portaria Ministerial n° 633, de 13 de novembro do diário Oficial da União. Com o credenciamento a APADA – Associação de pais e Amigos dos Deficientes Auditivos no PRONAS / PCD Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência poderá encaminha projetos a partir de 2021.

A Diretora Administrativa Patrícia Pires, ressalta que essa é uma importante conquista para a APADA que poderá qualificar e inovar os atendimentos a seus usuários e criar novos serviços para os PCDS e estudasse a Criação de um Centro para ampliar atendimentos a pessoas com transtorno do espectro do autismo. Como já estamos fazendo na captação de demais recursos ao longo desses 35 anos de trabalho realizado a nível regional.

O credenciamento da APADA no PRONAS é o resultado do trabalho qualificado realizado pelos profissionais que sempre buscam aprimorar os serviços já ofertados e aceitam novos desafios, complementa diretora pedagógica Fernanda R. S. Alves.

Pronas/PCD – foi desenvolvido para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, que atuam no campo da pessoa com deficiência. O intuito é ampliar a oferta de serviços e expandir a prestação de serviços médico-assistenciais; apoiar a formação, o treinamento e o aperfeiçoamento de recursos humanos – em todos os níveis; e realizar pesquisas clínicas, epidemiológicas, experimentais e socioantropológicas. Para isso, as entidades contam com recursos de renúncia fiscal captados junto à iniciativa privada, até o limite previsto no projeto apresentado e aprovado pelo Ministério da Saúde.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Santa Rosa e Três de Maio têm representantes em e-book lançado pelo Sesc/RS com receitas e memórias de integrantes da Maturidade Ativa

Duas publicações eletrônicas com contribuições de todo o Rio Grande do Sul já estão disponíveis gratuitamente

Pável Bauken

Publicado

em



Dois e-books foram lançados recentemente pelo Sesc/RS com receitas desenvolvidas para levar mais sabor e criatividade a quem quiser diversificar o cardápio. As sugestões dos livros Artistando Sabores e Receitas com Memória foram elaboradas por participantes do Programa Maturidade Ativa, que reúne pessoas com mais de 50 anos e estimula a busca por mais saúde e bem-estar na terceira idade.

O Receitas com Memória foi produzido por grupos de Santa Maria, Santiago e São Sepé. Já o Artistando Sabores reúne contribuições de todo o Rio Grande do Sul. Os livros não trazem apenas ingredientes e modos de preparo, mas histórias de como cada receita faz parte da memória afetiva das pessoas que as sugeriram. É uma verdadeira mistura do livro de receitas da vovó com o álbum de recordações da família.

  Maria Augusta Pfitscher e Marlene de Oliveira Machado, de Santa Rosa, enviaram duas receitas de biscoitos que as fazem lembrar de amigas que estão distantes fisicamente, mas que sentem próximas quando preparam as bolachinhas. Maria Augusta se inspirou na colega de ginástica Ilse para recomendar os biscoitos de aveia, enquanto Marlene pensa com carinho na ex-vizinha Ema para compartilhar a receita do biscoito da amizade.

 Adelaide Kehrwald, de Três de Maio, contribuiu com uma sugestão que remete às lembranças de infância. Adelaide apresenta um sagu com ameixa e conta que, quando tinha cerca de 5 anos, subia em árvores para pegar frutas que seriam usadas no sagu da avó, em substituição ao uso do vinho que era caro para a família. Já Aster Hartmann, também de Três de Maio, apresenta uma novidade: o bolo de chocolate com feijão, desenvolvido para agradar à neta que tem um paladar mais restritivo. Os dois livros podem ser acessados gratuitamente pelo site www.sesc-rs.com.br/acaosocial/maturidadeativa.

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.

Links para Livros: 

https://www.sesc-rs.com.br/wp-content/uploads/2017/06/ebook_artistando_sabores.pdf

https://www.sesc-rs.com.br/wp-content/uploads/2017/06/ebook_receita_memoria.pdf

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×