Natural de Vera Cruz, Adriano Machado, 58 anos, pilotava a aeronave que caiu na tarde de sexta-feira (11), por volta das 16h, em Ouro Preto, Minas Gerais. A queda provocou incêndio no local, e Machado morreu. A informação foi confirmada pela prefeitura do município localizado no Vale do Rio Pardo.
Outra aeronave, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, que atuava no acidente de Machado, também caiu. Os seis tripulantes, entre bombeiros, médicos e enfermeiros, não sobreviveram.
O gaúcho estava auxiliando no combate a incêndios na região. Machado pilotava um avião agrícola, de prefixo PS-SLR, que caiu na estrada de São Bartolomeu.
Segundo o site da Agência Nacional de Aviação Civil, a situação da aeronave de Machado era considerada normal. O acidente será investigado pelos órgãos competentes.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que “investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), órgão regional do Cenipa, localizados no Rio de Janeiro (RJ), foram acionados para realizar a ação inicial das duas ocorrências envolvendo a aeronave de matrícula PR-EUA (dos CBM-MG) e a de matrícula PS-SLR, em Ouro Preto (MG)”. O centro informou ainda que as autoridades policiais assumiram o caso para dar continuidade aos trâmites processuais.
Em um comunicado divulgado nas redes sociais, a empresa Aeroterra, para a qual Machado trabalhava, se manifestou. “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de nosso querido aviador Adriano Machado, em decorrência de um acidente envolvendo a aeronave agrícola de prefixo PSSLR, ocorrido na região de Minas Gerais”, informa a nota.
“Neste momento de dor, oferecemos nossas mais sinceras condolências aos amigos e familiares de Adriano, cuja dedicação e profissionalismo serão sempre lembrados por todos que tiveram o privilégio de conviver com ele. Estamos trabalhando com o maior empenho possível no atendimento a essa triste ocorrência e agradecemos a compreensão de todos. Em respeito à memória de Adriano, nossas atividades em Minas Gerais estão suspensas”, finaliza.
A prefeitura de Ouro Preto também manifestou seu pesar pelo acidente aéreo ocorrido com o piloto Adriano Machado. “Ele prestou relevantes serviços no combate aos incêndios florestais no município. Nossos sentimentos aos familiares e colegas de trabalho”, informa nota publicada nas redes sociais.