Mundo
Avião com 176 passageiros cai logo após decolar no Irã

Um avião caiu na manhã desta quarta-feira (8) momentos após decolar do aeroporto Imam Khomeini, em Teerã, capital do Irã. A informação inicial era de que o Boeing 737 transportava 180 passageiros, mas foi corrigida para 176 pessoas.
De acordo com a imprensa local, a queda ocorreu por problemas técnicos. O destino da aeronave era Kiev, capital da Ucrânia, e o Boeing pertencia à empresa Ukraine International Airlines.
“Segundo dados preliminares, todos os passageiros e tripulantes morreram”, escreveu o presidente ucraniano Volodimir Zelenski em sua página no Facebook. “Nossa embaixada está sendo informada sobre as circunstâncias dessa tragédia e a lista de mortos”, acrescentou Zelenski.
De acordo com o portal BBC, a embaixada da Ucrânia em Teerã informou que foi uma falha no motor que provocou o acidente, e que a tragédia não tem ligação com atos de terrorismo ou mesmo com os ataques recentes entre o Irã e os Estados Unidos.
O Conselho de Segurança Nacional em Kiev identificou que a grande maioria dos passageiros era de estrangeiros, entre eles canadenses, iranianos e suecos. Apenas 11 pessoas — nove tripulantes e dois passageiros — eram cidadãos ucranianos, disseram algumas fontes ouvidas pela agência AFP.
Ao menos 10 ambulâncias foram enviadas ao local do acidente, que ocorreu entre as cidades Shahed e Parand. Correspondente da BBC, o jornalista Bahman Kalbasi publicou no Twitter um vídeo mostrando o momento em que a aeronave cai e explode.
Gaúcha/ZH
Mundo
Peru decreta lockdown em 10 regiões; pessoas só poderão sair de casa 1h por dia

O Peru bloqueará 10 regiões, incluindo a capital Lima, de 31 de janeiro a 14 de fevereiro, anunciou o presidente Francisco Sagasti.
A capital, a região metropolitana de Lima e as regiões de Callao, Ancash, Pasco, Huánuco, Junín, Huancavelica, Ica e Apurímac fecharão após serem classificadas como risco “extremo” para Covid-19.
Os residentes nessas regiões terão permissão para sair de suas casas por uma hora por dia sob as restrições.
Os serviços interprovinciais de transporte terrestre e aéreo foram suspensos, segundo Sagasti.
“Isso exige confinamento, ou seja, quarentena”, explicou o presidente em mensagem à nação.
Outras nove regiões do país estão em nível de risco “muito alto”, e as demais estão em “alto”.
FONTE: CNN
[mailpoet_form id="1"]Mundo
YouTube suspende conta de Trump por tempo indeterminado.

A plataforma de vídeos YouTube suspendeu a conta de Donald Trump por tempo indeterminado – informou a imprensa americana, enquanto seu advogado, o ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani, não poderá mais ganhar dinheiro com suas gravações.
O YouTube suspendeu o canal do agora ex-presidente, com 2,77 milhões de assinantes, pela primeira vez, em 13 de janeiro, após a violenta invasão ao Capitólio em 6 de janeiro. E, há uma semana, anunciou que iria prorrogar essa suspensão por sete dias.
A plataforma norte-americana, de propriedade do Google, foi criticada pela lentidão de sua resposta, em comparação com as medidas mais contundentes de outras redes sociais. O YouTube apenas suspendeu a transmissão de novos vídeos no canal oficial do ex-presidente.
Fonte: ISTOÉ.
[mailpoet_form id="1"]Mundo
Joe Biden anuncia medidas para diminuir a desigualdade racial nos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um apelo firme na terça-feira (26) pela cura da divisão racial histórica no país, tomando várias medidas e prometendo outras para confrontar o racismo e a desigualdade, que segundo ele, afligem o país por muito tempo.
As tensões raciais dispararam durante os quatro turbulentos anos do governo Donald Trump e Biden apontou que o ataque do dia 6 de janeiro ao Capitólio feito por apoiadores de Trump foi conduzido por “bandidos, insurrecionalistas, extremistas políticos e supremacistas brancos”. Mas Biden disse acreditar que a grande maioria dos norte-americanos acreditam na igualdade.
“Nós nunca honramos completamente os princípios fundadores deste país para dizer o óbvio de que todas as pessoas são criadas iguais e têm o direito de serem tratadas igualmente enquanto viverem”, disse Biden em um pronunciamento na Casa Branca.
“E é hora de agir agora, não apenas porque é a coisa certa a se fazer, mas porque se o fizermos, seremos todos melhores por causa disso.”
Biden adotou medidas em quatro frentes: para conter o uso de prisões privadas pelo governo dos EUA, para incentivar a fiscalização contra a discriminação no setor de habitação, para sublinhar um comprometimento com a soberania das tribos de comunidades indígenas norte-americanas e para condenar a discriminação contra os asiático-americanos e americanos de ascendência das Ilhas do Pacífico, que segundo o democrata haviam crescido na pandemia de Covid-19.
O presidente busca reverter algumas políticas de seu antecessor republicano e cumprir as reformas de Justiça Racial prometidas durante a campanha eleitoral.
Críticos acusam Trump de seguir políticas construídas ao redor de “queixas dos brancos” no país que tem visto sua população branca diminuir em porcentagem.
O eleitorado negro se provou crítico para as vitórias de Biden, tanto na campanha pela indicação democrata, quanto para a vitória sobre Trump nas eleições em novembro.
Rússia
O presidente da Rússia, Vladimir Putin , e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , se falaram por telefone pela primeira vez desde que o americano assumiu o cargo. A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, anunciou o contato entre os líderes políticos.
Entre os temas tratados foram a proposta de extensão do tratado de armas nucleares do Novo Start, que limita o armamento de ambos países, a prisão do opositor Alexei Navalny e o apoio dos EUA à soberania da Ucrânia.
“Ele(Biden) ligou para o presidente Putin esta tarde com a intenção de discutir nossa disposição de estender o novo START por cinco anos. E também para reafirmar nosso forte apoio à soberania da Ucrânia em face da agressão em curso da Rússia, e também para levantar questões preocupantes, incluindo o hack SolarWinds, relatórios da Rússia colocando recompensas em soldados dos Estados Unidos no Afeganistão, interferência nas eleições de 2020, o envenenamento de Alexei Navalny e tratamento de manifestantes pacíficos pelas forças de segurança russas ”, declarou a porta voz do governo americano.
FONTE: O Sul
[mailpoet_form id="1"]-
Clima/Tempo12 meses atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
-
Destaque11 meses atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
-
Destaque10 meses atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
-
Uncategorized10 meses atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
-
Uncategorized1 ano atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
-
Destaque10 meses atrás
Decretado estado de calamidade pública em Santa Rosa
-
Uncategorized10 meses atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
-
Uncategorized1 ano atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM