Avaliação de desempenho – Portal Plural
Connect with us

Maurício Anchieta

Avaliação de desempenho

Maurício Anchieta

Publicado

em



Você concorda que um chefe do setor onde você trabalha, ao acompanhar melhor as atividades do dia a dia de sua equipe de trabalho, estará demonstrando um maior cuidado na valorização das suas tarefas? Também estará averiguando as suas reais competências, as suas habilidades e o comportamento no desenvolvimento do seu trabalho?

O método eficiente de realizar esse acompanhamento é através da avaliação de desempenho do colaborador. Por meio dela, é possível identificar diversos pontos que necessitam de melhoria dentro de uma organização, bem como a descoberta de novos talentos.

O que é avaliação de desempenho?

É uma ferramenta da gestão de pessoas que tem por objetivo averiguar o desempenho tanto individual, quanto em grupo de profissionais dentro de uma determinada empresa. É na verdade uma espécie de diagnóstico, pelo qual se identifica o comportamento de um colaborador durante um período de tempo, analisando suas características profissionais, seus conhecimentos, sua relação com os colegas de trabalho, sua atitude perante as adversidades, e muito mais.

Na realização frequente de avaliações de desempenho, é possível o empregador acompanhar o crescimento profissional e pessoal de todos os profissionais, visando a um melhor desempenho de suas funções no ambiente de trabalho. Poder justificar inúmeras ações como rescisões de contratos, promoções de colaboradores, reajustes salariais, realocações profissionais, necessidades de treinamentos específicos. Essas são algumas das vantagens que são possíveis de mensurar claramente com avaliações contínuas.

Ainda hoje, na maioria das empresas, é o achismo que prevalece em decisões importantes quando se trata de funcionários. Não renovar o contrato de experiência de uma pessoa simplesmente por achar que ela não desempenhou um bom papel é insuficiente. Ainda para muitos, demitir é melhor do que conversar, instruir, treinar, realocar, ajudar. Não é justo achar que foi feita uma contratação errada se não foram oferecidas condições para que fossem desempenhadas todas as funções necessárias do cargo/função. Avaliar cotidianamente diagnostica a necessidade de dialogar constantemente para dizer o que é preciso melhorar antes de demitir.

O objetivo principal da avaliação de desempenho é identificar e trabalhar as diferenças de desempenho entre os funcionários da organização, prezando sempre pela interação constante entre avaliador e avaliado.

1 Comment

1 Comment

  1. Avatar

    VANESSA HOLZLECHNER

    março 25, 2020 at 8:20 pm

    Excelente conteúdo de relevância, parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maurício Anchieta

As duas verdades do conhecimento

Maurício Anchieta

Publicado

em



Primeira VERDADE

Ninguém seria maluco de dizer um dia que conhecimento não é importante, que ele não garante melhores condições para se obter uma carreira de sucesso profissional, ou que o conhecimento não difere as pessoas comuns das demais pessoas.

Não imagino nenhum pai ou mãe dizendo que seu filho não deve estudar para tirar excelentes notas para passar de ano sem exames e assim ingressar na universidade pública de preferência – e cursar o curso tão sonhado pelo filho.

Todos pensam que a maioria das pessoas estudiosas com conhecimentos vastos sobre assuntos específicos e também diversificados, terão um futuro brilhante, sendo dono de uma grande empresa ou passando num concurso público e ganhando muito dinheiro.

Sem dúvida, conhecimento é o bem mais valioso que o ser humano pode ter. Toda escola sente orgulho de ter formado estudantes inteligentíssimos.

Segunda VERDADE

Quando penso em conhecimento, não me restrinjo aos papiros, à leitura de obras consagradas nem a autores renomados. Para mim, conhecimento pode ser também definido como a arte de ajudar as pessoas a conseguirem alcançar os seus objetivos na vida. Ser um servidor na essência da palavra é ser inteligente.

Sei que o dicionário define uma pessoa com conhecimento como aquela que mantém relação com as pessoas, o seu trato com elas. Ter competência e sabedoria completa uma definição ampla de conhecimento.

Escola e faculdade nos proporcionam conhecimento? Sim, com certeza. A vida, essa do dia a dia, com as inúmeras ações que realizamos, acertando, errando, construindo e descontruindo, nos proporciona conhecimento? Sim, ainda mais.

Para ambos os casos, meu amigo leitor, minha amiga leitora, tenho a mesma dica para dividir com todos que conheço. Independentemente do que faça em sua vida, de você ter sido um grande estudante ou não, não se esqueça de uma coisa: o seu futuro não depende só disso. Para você alcançar todas as metas em sua vida, para prosperar e ter a aceitação de grande parte das pessoas que convivem com você, mais do que entender de assuntos técnicos, deverá entender de pessoas. Ok? ENTENDER DE PESSOAS!

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×