Ataques de insetos matam dois homens em uma semana no RS e acendem alerta para perigos no manejo de enxames - Portal Plural
Connect with us

Destaque

Ataques de insetos matam dois homens em uma semana no RS e acendem alerta para perigos no manejo de enxames

Publicado

em

overhead shot of several bees on the hive

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

O calor e a alta umidade deste início de ano favorecem a proliferação de insetos peçonhentos, requerendo cuidados redobrados contra estes animais. A morte de dois homens por picadas na mesma semana, o primeiro por abelhas em Riozinho, no Vale do Paranhana, em 21 de janeiro, e o segundo por vespas em Soledade, no Planalto Médio, na última sexta-feira, acendeu o alerta para a presença destes animais.

O Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS) tem dados alarmantes sobre as chamadas remoções de fontes de perigo: em 2024, houve 8.157 ocorrências em todo o Estado, ou mais de 22 por dia, e, em 2025, até o último dia 23, já são 1.077. Ou seja, mais de 46 por dia, mais do que o dobro do ano passado, e quase duas por hora desde 1º de janeiro. Apenas em Porto Alegre, foram 177 nos primeiros 23 dias do ano, e 1.254 em todo o ano passado.

Porém, ao fazer uma pesquisa do termo “averiguação e manejo de insetos” na rede social X, antigo Twitter, há dezenas de registros do CBMRS em diversos municípios. De acordo com o Ministério da Saúde, acidentes com peçonhas “são um desafio significativo para a saúde pública no Brasil”. O Rio Grande do Sul tem 64 municípios com hospitais de referência para atendimento a este tipo de ocorrências (clique aqui e confira endereços e telefones).

“Todos os pacientes devem ser observados por, no mínimo, uma hora após o acidente. Reações anafiláticas geralmente surgem dentro de 15 minutos após a exposição”, comenta a médica Bruna Telles Scola, do Centro de Informação Toxicológica do RS (CIT), órgão da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Conforme ela, a primeira orientação nestes casos é contatar o telefone do Centro: 0800 721 3000, que tem plantão 24 horas, e procurar atendimento clínico imediatamente. “O tratamento deve ser rápido e efetivo, mantendo funções vitais do paciente, pois não é possível neutralizar o veneno inoculado”. Casos mais graves podem requerer assistência respiratória, alerta a médica.

Testes conduzidos pelo Instituto Butantan e Instituto Vital Brazil buscam desenvolver o soro antiapílico, que, caso aprovado, poderá ser uma esperança contra ataques de abelhas africanizadas (Apis mellifera), não por acaso, chamadas de “abelhas assassinas”. A ideia é que o soro possa ser utilizado quando há dezenas de picadas, ou seja, no momento em que é atacado por um enxame, quando ocorre o efeito tóxico do veneno, cujos principais alvos são os rins.

Os estudos passaram pelas fases 1 e 2, sem efeitos adversos graves. A fase 3 deve durar cinco anos, e, caso aprovado, haverá o pedido de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De 2018 a 2022, o Ministério da Saúde registrou cerca de 100 mil casos no país de acidentes por abelhas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), dos quais 303 foram fatais.

Confira medidas de prevenção contra insetos peçonhentos ou venenosos

  • Evitar a aproximação de enxames/colmeias de abelhas.
  • Evitar fazer barulho, sons causados por máquinas, corte de árvores e outros sons podem deixar os insetos mais agressivos
  • Pedir auxílio para os Bombeiros e/ou apicultores para retirada segura dos insetos.

Fonte: Correio do Povo

Compartilhe

Destaque

Atletas de Santa Rosa se destacam na Primeira Edição da Maratona de Torres

Publicado

em

portal plural atletas de santa rosa se destacam na primeira edição da maratona de torres

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

No último domingo, 16 de março, foi realizada a primeira edição da Maratona de Torres, com provas nas distâncias de 42km, 21km, 10km e 5km. A competição atraiu atletas de todo o Brasil, e entre os destaques da prova de 5km participaram os jovens corredores de Santa Rosa, Sofia Emanueli Seimetz e Pietro Gabriel de Lima da Silva, representantes da ANR/ADIDAS e alunos da EMEF Paul Harris.

Sofia, com apenas 12 anos, brilhou ao conquistar o 3° lugar geral feminino, completando a prova com um tempo impressionante de 21 minutos e 40 segundos. Uma jovem atleta, que vem se destacando no atletismo, mostrou grande potencial e já é considerada uma das promessas do esporte em sua faixa etária.

Já Pietro Gabriel, também de Santa Rosa, mesmo com desafios durante a prova, mas não se deixou abater. O atleta, que disputou a categoria até 24 anos, teve uma lesão no pé, provocada pelo tênis, o que comprometeu parte do seu desempenho. Mesmo com a dor, Pietro mostrou garra e conquistou o 1° lugar em sua categoria.

Ambos os atletas são treinados pelo professor Álvaro Miguel Perini, que também participou da competição na prova de 21km. O treinador acompanhou os jovens com muita entusiasmo e apoio, celebrando as conquistas e incentivando-os a seguir firmes nos treinamentos.

A próxima disputa dos atletas de Santa Rosa será neste sábado, 22 de março, em Lajeado, com a participação no Troféu ANR de Atletismo , onde a expectativa é que continue a brilhar e representando sua cidade com muito talento e dedicação.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Inter empata Gre-Nal, fecha campanha invicta e conquista o Gauchão após nove anos

Publicado

em

portal plural inter empata gre nal, fecha campanha invicta e conquista o gauchão após nove anos

FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

O Internacional conquistou o Gauchão Superbet 2025 de forma invicta. O título foi confirmado após o empate em 1 a 1 com o Grêmio na tarde deste domingo (16), pelo jogo de vota da final, disputado no Estádio Beira-Rio. Enner Valencia marcou para o Colorado, enquanto Wagner Leonardo anotou para o Tricolor. Como havia vencido o jogo de ida por 2 a 0, o empate garantiu a taça para o Alvirrubro.

Foi a 46ª conquista Estadual na história do Inter, que segue como o maior vencedor da competição. Além disso, o clube volta a vencer o título do Gauchão após nove anos. A equipe colorada encerra sua participação com uma campanha de nove vitórias e três empates. Além disso, o Inter fecha o Campeonato Gaúcho com o melhor ataque e a melhor defesa do torneio. Foram 24 gols marcados e apenas seis sofridos.

O jogo:

Precisando reverter o placar agregado, o Grêmio tentou sair mais para o jogo, enquanto o Inter buscava encaixar a marcação e aproveitar os contra-ataques. A primeira oportunidade de gol foi da equipe colorada. Aos 16 minutos, Alan Patrick cobrou escanteio e Carbonero cabeceou com perigo pela linha de fundo. O Tricolor respondeu aos 30. Cristian Oliveira arrematou de fora da área e mandou à direita da meta. Aos 49, o Colorado quase abriu o marcador. Alan Patrick cobrou falta, Victor Gabriel cabeceou e Tiago Volpi fez grande defesa. No rebote, Vitão cabeceou sobre o gol.

Na segunda etapa, a rede finalmente balançou. E quem marcou primeiro foi o Internacional. Aos 10 minutos, Enner Valencia cobrou falta da intermediária e acertou o ângulo de Tiago Volpi, abrindo o placar. O Grêmio não se abateu e respondeu aos 16. Lucas Esteves cobrou falta da direita e Wagner Leonardo cabeceou para empatar o jogo. Após o empate, o Tricolor foi em busca da virada. Aos 35, Braithwaite recebeu lançamento, invadiu a área, chutou e Anthoni salvou o Colorado. No final, uma confusão entre os jogadores paralisou o duelo por alguns instantes e terminou com as expulsões de Aguirre pelo lado do Inter e Dodi no Grêmio. Apesar da postura ofensiva da equipe gremista, o Colorado se defendeu bem, conseguiu administrar a vantagem e garantir a 46ª conquista de Gauchão da sua história.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Moradores cobram explicação sobre obra de asfalto inacabada em Santa Rosa

Publicado

em

portal plural asfalto inacabado

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

Moradores do bairro São Francisco procuraram a reportagem para denunciar o abandono de uma obra de pavimentação na Rua Francisco Dani. Segundo os populares, a Prefeitura havia anunciado que três ruas seriam asfaltadas, mas na Francisco Dani apenas um pequeno trecho recebeu a melhoria, enquanto o restante ficou inacabado e em condições precárias.

“Gostaria da ajuda de vocês com uma reportagem na minha rua. No fim do ano saiu a informação que três ruas seriam contempladas com asfalto, mas das três, a Francisco Dani do bairro São Francisco fizeram uma quadra apenas, deixaram pó de pedra no calçamento, levantando poeira, cortaram galhos e nem se deram o capricho de recolher”, é um dos relatos enviados para a Central de Jornalismo do Portal Plural.

Além do asfalto incompleto, os moradores enfrentam poeira constante e o acúmulo de galhos deixados pela equipe responsável pela obra. Os denunciantes enviaram fotos e vídeos mostrando a situação da via e classificou a situação como “relaxamento” e “descaso com o pagador de impostos”.

Um dos populares afirmou que esse problema não se restringe apenas à sua rua, mas que tem ocorrido em outros pontos da cidade, gerando indignação entre a população. “Fiquei sabendo que andam fazendo isso em outras ruas da cidade e o povo está reclamando também. O único jeito de sermos ouvidos é através de vocês”, desabafou.

A informação que a obra havia sido contemplada foi enviada pela Prefeitura Municipal no dia 26/12/2024, a obra deveria contemplar as ruas: Conde de Porto Alegre, Papagaios e Francisco Dani. Seriam investidos 940 mil reais, e a solicitação foi feita pelo vereador Maicon Zamboni. O problema é que a Rua Francisco Dani, segundo os moradores, ficou pela metade, enquanto outras novas obras de asfaltamento estão sendo realizadas em demais pontos da cidade.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×