Destaque
Assembleia Legislativa aprova programa de escolas cívico-militares no RS

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira, o projeto que autoriza o governo a instituir o Programa Estadual de Escolas Cívico-Militares no RS. Em uma sessão tensa, com galerias tomadas por apoiadores do modelo e professores contrários à medida, além de um debate intenso de parlamentares no campo ideológico, o placar foi de 30 votos favoráveis e 14 contrários.
O deputado Delegado Zucco (Republicanos), proponente do texto como líder de sua bancada, comemorou a aprovação, que cria, conforme ele, um modelo nos moldes do que acontece em outros estados como Paraná, Mato Grosso, Goiás e São Paulo. Neste último, o projeto foi encaminhado ao parlamento pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Zucco entende que a revogação do programa em âmbito nacional pelo atual governo federal, em julho do ano passado, deixou as escolas que ainda seguem o modelo “órfãs de uma legislação”, que passará a ser dada, caso o governador Eduardo Leite (PSDB) sancione, por essa medida.
O parlamentar diz que não haverá uma obrigatoriedade à adesão de escolas estaduais e municipais, mas aquelas que quiserem participar seguirão essas diretrizes com “ampla consulta à comunidade”, por meio de consulta pública.
Para o ingresso no programa, as escolas deverão, preferencialmente, atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, apresentar baixos índices de fluxo escolar e baixos índices de rendimento escolar.
Segundo Zucco, hoje o RS tem 26 escolas estaduais e 60 municipais que adotam o modelo. “Os municípios aderiram muito ao programa e uma novidade é que o projeto permite a utilização de guardas municipais do modelo cívico-militar”, explica o autor do texto.
Os agentes das guardas municipais se somam a brigadianos e militares da reserva, que podem atuar como monitores.
Oposição à medida
Parlamentares contrários ao projeto definiram o projeto como ilegal. Foi o caso de Sofia Cavedon (PT), que citou que o modelo não está previsto na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, além disso, relembrou que o Tribunal de Justiça do RS acatou ação movida pelo Cpers-Sindicato e suspendeu a instalação.
“Não tem base legal para esse modelo. Educação é educação, ação militar é ação militar, elas não devem estar juntas”, disse a deputada. Ela ressaltou que a escola pública precisa de “pluralidade, liberdade e democracia”.
Esse entendimento foi consonante com o do Cpers, que tinha representantes nas galerias com cartazes contendo os dizeres “Não ao PL 334/2023” e “Escola não é caserna”.
Na visão dos sindicalistas, as escolas cívico-militares são “reconhecidas por adotarem um modelo autoritário e disciplinador, em que militares têm influência direta sobre o ambiente educacional”.
Fonte: SB News.
Destaque
Atletas de Santa Rosa se destacam na Primeira Edição da Maratona de Torres

No último domingo, 16 de março, foi realizada a primeira edição da Maratona de Torres, com provas nas distâncias de 42km, 21km, 10km e 5km. A competição atraiu atletas de todo o Brasil, e entre os destaques da prova de 5km participaram os jovens corredores de Santa Rosa, Sofia Emanueli Seimetz e Pietro Gabriel de Lima da Silva, representantes da ANR/ADIDAS e alunos da EMEF Paul Harris.
Sofia, com apenas 12 anos, brilhou ao conquistar o 3° lugar geral feminino, completando a prova com um tempo impressionante de 21 minutos e 40 segundos. Uma jovem atleta, que vem se destacando no atletismo, mostrou grande potencial e já é considerada uma das promessas do esporte em sua faixa etária.
Já Pietro Gabriel, também de Santa Rosa, mesmo com desafios durante a prova, mas não se deixou abater. O atleta, que disputou a categoria até 24 anos, teve uma lesão no pé, provocada pelo tênis, o que comprometeu parte do seu desempenho. Mesmo com a dor, Pietro mostrou garra e conquistou o 1° lugar em sua categoria.
Ambos os atletas são treinados pelo professor Álvaro Miguel Perini, que também participou da competição na prova de 21km. O treinador acompanhou os jovens com muita entusiasmo e apoio, celebrando as conquistas e incentivando-os a seguir firmes nos treinamentos.
A próxima disputa dos atletas de Santa Rosa será neste sábado, 22 de março, em Lajeado, com a participação no Troféu ANR de Atletismo , onde a expectativa é que continue a brilhar e representando sua cidade com muito talento e dedicação.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Inter empata Gre-Nal, fecha campanha invicta e conquista o Gauchão após nove anos

O Internacional conquistou o Gauchão Superbet 2025 de forma invicta. O título foi confirmado após o empate em 1 a 1 com o Grêmio na tarde deste domingo (16), pelo jogo de vota da final, disputado no Estádio Beira-Rio. Enner Valencia marcou para o Colorado, enquanto Wagner Leonardo anotou para o Tricolor. Como havia vencido o jogo de ida por 2 a 0, o empate garantiu a taça para o Alvirrubro.
Foi a 46ª conquista Estadual na história do Inter, que segue como o maior vencedor da competição. Além disso, o clube volta a vencer o título do Gauchão após nove anos. A equipe colorada encerra sua participação com uma campanha de nove vitórias e três empates. Além disso, o Inter fecha o Campeonato Gaúcho com o melhor ataque e a melhor defesa do torneio. Foram 24 gols marcados e apenas seis sofridos.
O jogo:
Precisando reverter o placar agregado, o Grêmio tentou sair mais para o jogo, enquanto o Inter buscava encaixar a marcação e aproveitar os contra-ataques. A primeira oportunidade de gol foi da equipe colorada. Aos 16 minutos, Alan Patrick cobrou escanteio e Carbonero cabeceou com perigo pela linha de fundo. O Tricolor respondeu aos 30. Cristian Oliveira arrematou de fora da área e mandou à direita da meta. Aos 49, o Colorado quase abriu o marcador. Alan Patrick cobrou falta, Victor Gabriel cabeceou e Tiago Volpi fez grande defesa. No rebote, Vitão cabeceou sobre o gol.
Na segunda etapa, a rede finalmente balançou. E quem marcou primeiro foi o Internacional. Aos 10 minutos, Enner Valencia cobrou falta da intermediária e acertou o ângulo de Tiago Volpi, abrindo o placar. O Grêmio não se abateu e respondeu aos 16. Lucas Esteves cobrou falta da direita e Wagner Leonardo cabeceou para empatar o jogo. Após o empate, o Tricolor foi em busca da virada. Aos 35, Braithwaite recebeu lançamento, invadiu a área, chutou e Anthoni salvou o Colorado. No final, uma confusão entre os jogadores paralisou o duelo por alguns instantes e terminou com as expulsões de Aguirre pelo lado do Inter e Dodi no Grêmio. Apesar da postura ofensiva da equipe gremista, o Colorado se defendeu bem, conseguiu administrar a vantagem e garantir a 46ª conquista de Gauchão da sua história.
Destaque
Moradores cobram explicação sobre obra de asfalto inacabada em Santa Rosa

Moradores do bairro São Francisco procuraram a reportagem para denunciar o abandono de uma obra de pavimentação na Rua Francisco Dani. Segundo os populares, a Prefeitura havia anunciado que três ruas seriam asfaltadas, mas na Francisco Dani apenas um pequeno trecho recebeu a melhoria, enquanto o restante ficou inacabado e em condições precárias.
“Gostaria da ajuda de vocês com uma reportagem na minha rua. No fim do ano saiu a informação que três ruas seriam contempladas com asfalto, mas das três, a Francisco Dani do bairro São Francisco fizeram uma quadra apenas, deixaram pó de pedra no calçamento, levantando poeira, cortaram galhos e nem se deram o capricho de recolher”, é um dos relatos enviados para a Central de Jornalismo do Portal Plural.
Além do asfalto incompleto, os moradores enfrentam poeira constante e o acúmulo de galhos deixados pela equipe responsável pela obra. Os denunciantes enviaram fotos e vídeos mostrando a situação da via e classificou a situação como “relaxamento” e “descaso com o pagador de impostos”.
Um dos populares afirmou que esse problema não se restringe apenas à sua rua, mas que tem ocorrido em outros pontos da cidade, gerando indignação entre a população. “Fiquei sabendo que andam fazendo isso em outras ruas da cidade e o povo está reclamando também. O único jeito de sermos ouvidos é através de vocês”, desabafou.
A informação que a obra havia sido contemplada foi enviada pela Prefeitura Municipal no dia 26/12/2024, a obra deveria contemplar as ruas: Conde de Porto Alegre, Papagaios e Francisco Dani. Seriam investidos 940 mil reais, e a solicitação foi feita pelo vereador Maicon Zamboni. O problema é que a Rua Francisco Dani, segundo os moradores, ficou pela metade, enquanto outras novas obras de asfaltamento estão sendo realizadas em demais pontos da cidade.
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM